Confira os 8 melhores bairros para morar em São Paulo

Segurança, boa infraestrutura de trânsito e comércio de vizinhança estão entre os fatores mais valorizados

pelos paulistanos na hora de escolher uma casa ou apartamento com finalidade de moradia. Mas você sabe quais são os melhores bairros para morar em SP?

A resposta, claro, depende de alguns critérios bastante pessoais. De nada adianta, por exemplo, residir em um bom bairro se é necessário atravessar a cidade inteira todos os dias para ir ao trabalho, enfrentando o trânsito de uma das metrópoles mais congestionadas do mundo.

Por essa razão, listaremos alguns dos melhores bairros da capital paulista. Quer saber quais são e por quais razões foram selecionados? Confira!

Por que escolher um dos melhores bairros para morar em SP?

As razões, como dissemos, podem ser pessoais: proximidade do trabalho, presença de parques e áreas verdes, infraestrutura local, entre outras. No entanto, um dos principais requisitos dos paulistanos, hoje, é a segurança. Assim, vale a pena consultar os dados de segurança divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SP-SSP) antes de escolher o bairro ideal.

Além disso, outros requisitos podem ser diferenciais relevantes. Por exemplo, a presença de infraestrutura de transporte público nas proximidades. Isso reduz trânsito e engarrafamentos, além de ser uma opção para os dias em que você precisar sair sem carro. Na verdade, os mais de 1.520 km² da cidade abrigam mais de 50 bairros.

Assim, analisar várias características é importante na hora da escolha. Imóveis localizados perto de áreas verdes, shoppings centers ou em locais com forte presença de outros empreendimentos de alto padrão tendem a ser mais valorizados. Se, no futuro, você se mudar e quiser vender ou alugar seu imóvel, certamente o investimento terá melhor retorno.

Além disso, se você tem crianças em idade escolar, a proximidade de boas instituições de ensino é um diferencial. Ao contrário, se sua preferência é por um local com boa vida noturna, vale a pena considerar alguns dos bairros mais boêmios da capital paulista.

Afinal, quais são os 8 melhores bairros?

Depois de considerar todas as características relevantes para você e sua família, vale a pena conhecer a nossa lista dos bairros que oferecem maior qualidade de vida. A boa notícia é que alguns deles reúnem todos os aspectos que citamos — segurança, infraestrutura, áreas verdes e vida noturna, por exemplo. Confira!

1. Vila Nova Conceição

Entre os bairros de Moema e Vila Olímpia, vizinha do Parque do Ibirapuera, a Vila Nova Conceição é um dos locais mais valorizados da capital paulista.

Com forte presença de imóveis de alto padrão, o bairro tem ruas arborizadas e seguras, boas opções de gastronomia (inclusive a famosa casa do Eataly), além de hospitais, escolas, casas de shows e facilidade de acesso a outras regiões da cidade, inclusive para o aeroporto de Congonhas.

2. Vila Mariana

Localizado em uma região estratégica da cidade, próxima às avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, que ligam as zonas Norte e Sul, a Vila Mariana é a escolha de muitos paulistanos que buscam um bairro tradicional, com comércio consolidado e boas escolas. A região também é atendida tanto pela linha verde quanto pela azul do metrô, o que facilita a mobilidade.

O bairro também está perto do Parque Ibirapuera e da Avenida Paulista, conta com boas opções de bares e restaurantes, e atrações como o Museu Lasar Segall e a Cinemateca Brasileira.

3. Jardins

A região conhecida como Jardins abriga, na verdade, quatro bairros:

  • Jardim Paulistano;
  • Jardim América;
  • Jardim Europa;
  • Jardim Paulista.

Com vários imóveis de alto padrão, a região tem ruas arborizadas e seguras, fica próxima às avenidas Paulista, Rebouças, Augusta e Faria Lima, com grande presença de empreendimentos comerciais, shoppings, cinemas e restaurantes para todos os gostos.

Além disso, é o melhor lugar da cidade para compras das grifes mais famosas, presentes na Avenida Oscar Freire. O bairro, que foi concebido em seu projeto original como uma região de muito verde, foi tombado, em 2002, pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

4. Paraíso

Mais um bairro que oferece excelente qualidade de vida aos moradores. Localizado nas proximidades da Avenida Paulista, o Paraíso concentra shoppings, cinemas, bares, teatros, bons restaurantes e pizzarias.

Aos domingos, a Paulista se transforma em uma grande área de convivência, pois é fechada à circulação dos veículos. A região é servida por linhas de metrô (azul, verde e amarela) e está localizada perto do centro antigo da cidade e de bairros mais boêmios, como a Bela Vista, com suas tradicionais cantinas italianas.

5. Itaim Bibi

Entre Moema e Brooklin, o Itaim Bibi conta com ruas arborizadas e residenciais, que convivem lado a lado com grandes prédios comerciais, os quais abrigam empresas de tecnologia, bancos de investimentos e escritórios diversos, além do comércio varejista e galerias de arte.

A região conta com intensa vida noturna, alimentada especialmente em função dos happy hours dos profissionais que trabalham nas imediações. Além disso, há várias opções gastronômicas, como o restaurante asiático Tian, o charmoso francês L’Amitié Restaurant ou o italiano Vapiano.

6. Ibirapuera

Além de toda a infraestrutura que garante a qualidade de vida dos moradores e dos imóveis de alto padrão, o ponto forte do bairro é, realmente, o parque de mesmo nome, um dos cartões postais da capital paulista.

Com 1,5 milhão de m², o parque do Ibirapuera abriga ciclovias, quadra, lago, museus e um planetário. Aos finais de semana, reúne várias aulas esportivas, com modalidades que vão da corrida à acroyoga.

É uma das regiões com mais verde de São Paulo, bem próxima das avenidas Juscelino Kubitschek e Faria Lima, com vários escritórios comerciais, shoppings e opções de gastronomia.

7. Pinheiros

Localizado em uma região nobre de São Paulo, o bairro de Pinheiros fica entre o Jardim Paulistano e a Vila Madalena, regiões charmosas, com muitos restaurantes, bares e vida noturna, além de clubes tradicionais, como A Hebraica e o Clube Pinheiros.

O bairro é cortado por grandes avenidas (inclusive pela Marginal Pinheiros) e também conta com uma estação de metrô de mesmo nome. Hospitais (como o das Clínicas) e universidades completam o pacote de facilidades locais. No entanto, os principais atrativos são as áreas verdes, como o Parque Villa-Lobos e as famosas praças Pôr do Sol e Panamericana.

8. Moema

Praticamente vizinho do Parque Ibirapuera e do aeroporto de Congonhas, o bairro de Moema é um dos mais tradicionais da capital paulista. Bares, restaurantes, padarias e todo o tipo de comércio ocupam as ruas locais, sempre planas, além do Shopping Ibirapuera, localizado na avenida de mesmo nome.

Saindo das vias de grande tráfego, os moradores podem circular nas ciclovias rodeadas de árvores e ruas com nomes de pássaros (como Canário, Rouxinol e Bem-te-vi). Uma atração à parte do bairro é a Rua Normandia, com suas construções em estilo europeu. Na época de Natal, ganha iluminação especial, neve artificial e apresentações típicas.

O que considerar ao escolher entre esses bairros?

Agora que você já conhece as características dos melhores bairros paulistanos, vale se atentar para alguns detalhes ao escolher um deles. Como mencionamos, isso depende de preferências e perfil pessoal. Você pode optar por um que esteja mais perto de seu trabalho,que ofereça meios de locomoção que melhorem a mobilidade ou ainda que tenha boa infraestrutura para sua família.

Ao procurar pelos melhores bairros para morar em SP, pesquise também as características do imóvel, de seu entorno e as facilidades oferecidas na região. Lembre-se de que ele é um bem durável e que, provavelmente, você passará muitos anos residindo no local. Por isso, é fundamental conhecer os empreendimentos da região e basear a decisão em muita pesquisa.

Gostou de nossas dicas e quer receber mais informações como essa, diretamente em seu e-mail? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!