5 ideias de paisagismo para transformar seu apartamento

Muitas pessoas pensam que morar em apartamentos significa estar longe da natureza. Essa é uma ideia equivocada, já que a maioria dos designers de interiores e arquitetos estão incluindo diversos tipos de plantas em seus projetos

Além de ser esteticamente agradável e sofisticado, colocar plantas nos apartamentos traz uma sensação de bem-estar e relaxamento

Por isso, trouxemos um conteúdo com ideias de paisagismo para o seu lar. Não deixe de continuar a leitura!

5 ideias de paisagismo para apartamentos 

Abaixo, listamos algumas ideias de paisagismo que podem ser aplicadas em qualquer área do seu lar, seja na varanda, no escritório, na sala ou em cima de algum móvel. 

Na realidade, a ideia aqui é espalhar plantas por todo o apartamento. Assim, além de trazer um toque de cor para os cômodos, a sensação de estar perto da natureza também está presente por toda a casa. 

1. Jardim de suculentas

jardim de suculentas

O jardim de suculentas é uma boa opção para quem não possui muito cuidado com as plantas, porque elas precisam ser regadas raramente e conseguem sobreviver quase que sozinhas. 

A sugestão de paisagismo neste caso é comprar suculentas variadas e plantar no mesmo vaso, trazendo a ideia de jardim para o ambiente do apartamento. Como será um vaso maior, a recomendação é colocar na sala ou na sacada.

2. Jardim vertical

jardim vertical em uma sala clean

O jardim vertical também é uma ótima ideia para dar destaque a alguma parede. Eles são práticos pois podem ter irrigação automatizada

A maioria dos projetos o coloca na varanda, mas ele também pode estar em um painel na sala ou no escritório. Apenas se lembre de escolher as plantas adequadas para a quantidade de luz do cômodo.

3. Decoração com flores

Sala clean com decoração de plantas

A decoração com flores pode ser feita de duas maneiras: com flores compradas em ramos ou com plantas que florescem.

A primeira opção seria mais para momentos de celebração e para enfeitar a casa para algum evento especial, pois essas flores compradas em ramos não possuem raiz e morrem em alguns dias ou semanas. 

Já com as plantas que florescem, deve-se tomar um certo cuidado, pois nem todas florescem o ano todo. Muitos gostam da orquídea, por exemplo, o único problema é que, na maior parte do ano, ela fica apenas com galhos. 

Por isso, fique atento àquelas que dão flores o ano todo, como a lavanda, a begônia, a oxalis e diversas outras. Vá a uma floricultura de confiança e pergunte ao colaborador quais plantas possuem essas características e você não vai se arrepender. 

4. Blocos de concreto

Cozinha com ar mais rústico em blocos de concreto e elementos de madeira

Uma ideia muito moderna e com o estilo mais industrial são os blocos de concreto. Coloque alguns juntos e, nos buracos, coloque terra e faça uma composição de plantas que fique harmoniosa. 

Nesse caso, opte por plantas sem floração para manter o estilo industrial. Essa é uma ótima opção para as varandas.

5. Vasos de barro

Ambiente clean com decoração de plantas e vasos de barro

Os vasos de barro são milenares e completamente atemporais. Eles dão uma característica mais rústica ao ambiente, mas ainda ficam muito charmosos quando é feita uma composição harmoniosa. 

Neste caso, opte por diversos tipos de planta com diferentes colorações e coloque em vasos de barro de tamanhos variados. 

Essas composições com vaso de barro trazem ao ambiente uma cara de effortless chic, ou seja chique sem tentar. 

Benefícios em ter um ambiente decorado com plantas 

O paisagismo em apartamento não é apenas decorativo, ele traz diversos benefícios à saúde e ao nosso dia a dia corrido. 

Ao cuidar das plantas, você sente mais contato com a natureza, causando diversas sensações de relaxamento. 

Diminuição da dor e ansiedade

De acordo com um estudo publicado pela Sociedade Americana de Ciências da Horticultura, as pessoas que cultivam plantas possuem menor pressão arterial, frequência cardíaca regulada, índices menores de ansiedade e fadiga

Os motivos ainda não foram descobertos, mas estima-se que o contato com a natureza faz com que as pessoas fiquem menos estressadas e, consequentemente, adquirem melhor condições de saúde. 

Por isso, se alguém na sua casa está passando por problemas de ansiedade, presenteie-o com uma planta. Isso pode não curar todos os sintomas e causas, mas vai com certeza ajudar a esquecer das dificuldades que ele está passando.

Purificação do ar

Um estudo feito pela NASA indicou que alguns tipos de planta conseguem absorver do ambiente alguns compostos prejudiciais à saúde, como formaldeído, amônia e tolueno.

As espécies que possuem a maior capacidade de fazer isso são:

  • crisântemo;
  • lírio-da-paz;
  • hera. 

Ajudam a relaxar

Cuidar de plantas e a proximidade da natureza são algumas das terapias mais indicadas pelos psicólogos a fim de reduzir o estresse. 

Além disso, neurocientistas indicam que o contato com as plantas faz com que os neurônios tenham uma “injeção de carga”, causando uma grande melhora em todo o funcionamento do cérebro.

Se você quer ficar ainda mais relaxado, opte pelas plantas de cor roxa, como a lavanda, por exemplo. Ela possui propriedades tranquilizantes que ajudam a diminuir a adrenalina no nosso cérebro. 

Atuam como umidificadores naturais

Algumas plantas, como a samambaia, ao transpirar, soltam gotículas de água que  umidificam o ambiente. Uma ideia de paisagismo simples é espalhar samambaias penduradas pela casa. Elas trazem charme e bem-estar.

Montar um jardim dentro de casa possui diversos benefícios que vão além dos motivos estéticos. 

Além disso, as ideias de paisagismo que citamos anteriormente são tendências de decoração de 2022. Por que não aliar o bonito ao agradável e começar o seu miniquintal?

Agora que você já sabe tudo sobre paisagismo em apartamento, que tal olhar o portfólio da R. Yazbek? Nós possuímos diversos apartamentos de alto padrão na região de São Paulo que vão combinar muito com o seu jardim supersofisticado!