O que caracteriza uma alteração de fachada?

Quer fazer uma alteração de fachada no seu imóvel mas ainda possui algumas dúvidas? Fique tranquilo, a R.YAZBEK vai te ajudar nessa.

Preparamos um conteúdo imperdível para tornar sua reforma: 

  • mais agilizada; 
  • segura;
  • certeira

Garantindo que tudo saia como o planejado. Tenha uma ótima leitura!

O que caracteriza uma alteração de fachada?

A fachada é tudo que pode ser visto do lado externo do seu imóvel ou condomínio, como:

  • paredes; 
  • sacadas; 
  • esquadrias;
  • espaços comuns e outras.

Desse modo, tudo aquilo que em conjunto age para tornar o condomínio que você reside ainda mais atrativo, estiloso e diferenciado, é considerado fachada. 

Quando falamos em alteração de fachada, essa prática vai agir para que algum desses elementos citados anteriormente sejam transformados ou alterados.

Portanto, é considerada alteração de fachada quando são feitas reformas de elementos na parte externa do seu condomínio.

Por exemplo, se você quer fechar sua sacada com vidro, será uma alteração de fachada. Agora consertar rachaduras nas paredes externas, não é. 

Saiba melhor a seguir o que é permitido nessas alterações. 

Entenda o que é ou não é permitido

Antes de iniciar sua alteração de fachada é preciso conhecer o que a legislação diz sobre. Segundo o Código Civil, art. 1336, é citado que é dever do condomínio 

“não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas.”

Portanto, toda e qualquer alteração deve passar pelo condomínio e pelos proprietários dos imóveis, através de assembleia interna. 

Desse modo, é preciso realizar diálogo com o responsável para que não ocorram multas ou infrações, estabelecidas na Lei do Condomínio nº 4.591/64.

Saiba o que é permitido a seguir, lembrando que essas reformas não devem comprometer a estrutura do condomínio, sempre acompanhada de laudo técnico. 

 

Instalações de segurança

É permitido que sejam feitas alterações na fachada, como o uso de telas de proteção. Garantindo assim,  a segurança de crianças e animais. 

Contudo, é preciso ver as normas do condomínio para saber quais são os tipos de telas aceitas, suas cores ou modelos. 

A questão de segurança é muito valorizada nos condomínios que autorizam a instalação sem precisar de uma autorização prévia. 

 

Alterações estéticas

Se o seu objetivo é personalizar seu imóvel, ele pode ser feito sem influenciar a estética externa do condomínio.

Esse é um dos pontos primordiais estabelecidos em Lei, garantindo que o condomínio tenha um padrão e caso esse seja alterado, pode influenciar em diferentes fatores.

Portanto, garantir que a estética do condomínio seja mantida pode valorizar seu imóvel, além de evitar problemas e multas.

 

Convenção dos condomínios

É importante saber ao certo o que a Convenção do Condomínio diz sobre alteração de fachada, oferecendo todas as regras a serem seguidas pelos moradores.

O documento será aliado da sua reforma, pois é através de assembleia realizada com os moradores, que será autorizado ou não. 

Se nessa assembleia foi autorizada a reforma, a ata da reunião precisa ser feita e registrada na Convenção, garantindo o sucesso e tranquilidade para sua obra. 

Saiba melhor agora, por que existem esses delimitadores para quem deseja realizar uma alteração de fachada. 

Por que existem essas regras?

O ponto principal para a existência dessas regras no momento de realizar uma alteração de fachada, diz respeito a uma padronização dos imóveis.

Um condomínio que: 

  • tenha harmonia em sua fachada;
  • seja bem apresentado.

tem grandes chances de ser valorizado no mercado, em consequência disso, valoriza seu imóvel.

Essa estrutura do condomínio é pensada por responsáveis no momento da construção, através do plano de controle técnico, portanto alterá-la pode ser danoso ao imóvel. 

Essa engenharia de valor, precisa ser pensada em todas as etapas de construção de um imóvel, para garantir que ele seja valorizado ao decorrer dos anos. 

Assim, se você quer alterar e valorizar o seu imóvel, ele precisa levar em consideração os benefícios que pode trazer para todo o condomínio, garantindo a boa convivência com os moradores.

Logo, uma alteração de fachada precisa ser feita respeitando toda a legislação.

Afinal, reformar é sempre uma tarefa que pode transformar seu imóvel, e isso precisa ser feito da melhor maneira possível.

E se você quer encontrar um imóvel perfeito para você e sua família, conheça o portfólio da R.YAZBEK, que atua há mais de 25 anos no mercado imobiliário de alto padrão. Clique aqui e escolha o seu!