Apartamento decorado: descubra agora como decorar o seu!

Quer que seu lar tenha espaços planejados, layout funcional e acabamentos de qualidade? Saiba que essas são características fundamentais quando se fala em apartamento decorado.

Os detalhes externos, como bairro, localização privilegiada e vizinhança, não devem ser sua única preocupação. Ao adquirir um novo imóvel você precisa pensar no potencial da construção e no desenvolvimento de projetos interiores.

Saber como decorar o ambiente garante que você consiga explorar o potencial de cada espaço equilibrando as combinações. Esses diferenciais são relevantes para seu bem-estar? Então continue a leitura deste artigo.

Nas próximas linhas traremos informações sobre apartamento decorado e personalizado. Também mostraremos as principais tendências do assunto e responderemos a algumas perguntas que possam surgir enquanto você procura pelo estilo certo.

Boa leitura!

Como é um apartamento decorado e personalizado?

Um apartamento decorado será sempre aquele que os arquitetos mostrarão aos futuros moradores as opções de aproveitamento do espaço. Já o personalizado é a possibilidade de customização de alguns pontos ainda na planta da construção.

A personalização de imóveis é um trabalho realizado desde as fases iniciais do planejamento. Seu propósito é garantir a entrega no prazo estipulado e com todos os detalhes solicitados pelo proprietário.

Em geral, é permitido ao cliente adaptar desde o arranjo dos cômodos até os modelos dos acabamentos. Isso significa que você poderá definir a configuração e o tamanho dos ambientes, a disposição da mobília, os revestimentos de cada área, os acessórios, entre outros aspectos.

Antes, a prática mais comum era investir na sua residência e após a entrega iniciar a reforma focada em decoração. O problema é que o tempo necessário para adequar toda a residência e deixá-la como você deseja pode ser bastante longo.

Portanto, a existência deste procedimento está associada com despertar no cliente o desejo de aproveitar o máximo de espaço possível. Apesar de não ser possível comprar uma casa com os detalhes mostrados, a personalização surgiu como alternativa de garantir a eficiência na construção e decoração.

Quais são as tendências para decoração de apartamento?

O que é considerado essencial para uma pessoa pode ser dispensável para outra, e vice-versa. O mesmo ocorre no universo da decoração, principalmente quando o foco é o local de moradia. Sendo assim, é fundamental considerar seus gostos e necessidades ao personalizar um imóvel.

Uma dica para deixar os ambientes com a cara dos donos sem ignorar o bom gosto é acompanhar as novidades na área da arquitetura e do design. Muitas tendências podem ser aproveitadas de maneira ousada ou discreta, seja para atualizar a composição, seja para valorizar o espaço.

Veja exemplos de soluções em alta para incluir em um apartamento decorado:

Design biofílico

Um apartamento decorado com design biofílico aproxima os moradores da sensação de morar em uma casa. Logo, traz ao ambiente detalhes da natureza e proporciona um espaço confortável que contribui para o bem-estar.

A inserção do verde nas decorações, com o uso de plantas, flores e folhagens, tem sido tendência, principalmente quando se pensa em sustentabilidade.

Móveis arredondados

Em 2022 os móveis com detalhes arredondados voltaram a compor o catálogo de tendências em decorações. O sucesso que fez garantiu que ele permanecesse entre as opções para 2023.

Enquanto proporcionam personalidade ao espaço, eles também conferem segurança para as pessoas. A dica ainda é perfeita para quem quer fazer a decoração de apartamento pequeno por dar a sensação de espaço maior ao cômodo.

Casa inteligente

A tecnologia trouxe muitas mudanças para nossos lares, entre elas a possibilidade de automatizar algumas funções. Uma casa inteligente permite criar ambientes perfeitos apenas controlando a iluminação e as cortinas.

Além de oferecer conforto e praticidade, essa tendência, que durará muitos anos, ainda traz segurança e economia.

Iluminação pontual

A iluminação tem um papel essencial na personalização de um ambiente. Considere pontos de luz para as paredes e transmita a sensação de preenchimento daqueles espaços. Você também pode projetar em quadros, estantes, móveis e outros.

Ambientes integrados

Os ambientes integrados têm ganhado cada vez mais espaço entre as escolhas de apartamentos. Você tem a possibilidade de criar decorações criativas e otimizar os espaços de convivência.

Por exemplo, a unificação da sala e cozinha garante um local agradável e de fácil socialização. Assim, quando alguém estiver cozinhando ainda poderá conversar com quem está em outro cômodo.

Cores e texturas

Quem acompanha as tendências de decoração sabe que a Pantone faz a divulgação da cor do ano. Em 2023 a previsão é que a cor Viva Magenta 18-1750 será a mais vista ao longo dos meses.

Na sequência, o que também está ganhando espaço entre os projetos é a textura canelada.

Fotos de apartamentos decorados modernos para você se inspirar!

O que está achando das dicas para deixar seu apartamento decorado e elegante? Abaixo, separamos algumas fotos de decorações modernas para você se inspirar.

1. Que tal utilizar a ideia de móveis arredondados com o design biofílico em um espaço para conversa e reflexão?

design-biofilico
2. Ter um espaço para relaxar e estar em contato com a natureza deixa seu lar ainda mais acolhedor.

espaço para relaxar
3. Sala integrada com a cozinha, além de aproveitar mais da ventilação e iluminação natural, torna o ambiente mais sociável

sala integrada com cozinha

4. Prateleiras e nichos aumentam a dinamicidade do espaço, principalmente dos pequenos.

prateleiras e nichos
5. Tente usar luminárias pendentes como luz de cabeceira.

luminárias pendentes

Por que é importante visitar apartamentos decorados?

Nem sempre é fácil escolher um estilo específico para aplicar na própria residência. Afinal, você pode gostar de vários elementos que pertencem a temas distintos. Nesses casos, o ideal é buscar referências que possam servir de inspiração ou que apontem a proposta perfeita para o seu projeto.

Uma ótima forma de começar é pesquisar imagens de ambientes na internet, como as que mostramos acima, e salvar aquelas que mais lhe agradam. Assim, terá certeza sobre suas escolhas antes de investir em um apartamento decorado. 

Em todo caso, é importante visitar algumas unidades de seu interesse para visualizar diferentes composições e ter noção de como ficará o projeto após a finalização. Essa experiência deve ser feita em diversos momentos para que você tenha cada vez mais ideias e consiga aproveitá-las no seu imóvel.

No momento da visita você terá a oportunidade ideal para eliminar todos os questionamentos sobre a decoração. Ademais, o apartamento decorado te aproxima de bons contatos com os profissionais e fornecedores responsáveis.

Quais itens observar em um apartamento decorado?

Visitar um empreendimento possibilita a observação de detalhes que nem sempre aparecem nas fotografias do anúncio. Então, faça valer cada segundo quando frequentar as instalações de um imóvel decorado. Pense que é o momento ideal para identificar os principais pontos positivos e negativos, considerando:

• Tamanho e quantidade de cômodos;

• Disponibilidade da mobília e divisão dos espaços;

• Planejamento das áreas de circulação (corredores);

• Condição dos acabamentos;

• Vista proporcionada pelas janelas e varandas;

• Se o orçamento investido no projeto é viável.

Procure frequentar todas as áreas sem pressa, a fim de explorar as características do apartamento ao máximo. Caso ache necessário, faça uma nova visita ao lugar e esclareça as principais dúvidas que ainda tiver.

Por que contratar um profissional da área?

Na hora de planejar cada cômodo da residência, exclusividade é um diferencial e tanto. Para isso, muitas pessoas investem em soluções que possam acrescentar um toque pessoal ao projeto. Para as melhores ideias serem aplicadas corretamente, outro passo crucial é contar com a ajuda de um profissional.

Um arquiteto, designer ou decorador faz toda a diferença na composição de espaços autênticos. Além de acompanhar as tendências e ter conhecimento técnico, um especialista na área consegue considerar o perfil dos moradores para adequar a decoração ao estilo de vida dessas pessoas.

Contratar um profissional também permite fazer a personalização total do imóvel, ou seja, deixar todos os ambientes com a aparência desejada. Neste trabalho, cada item é pensado para agradar ao cliente, sempre considerando aspectos como segurança, conforto e bem-estar.

Ficou claro que alternativas não faltam para quem pretende ter espaços devidamente decorados e adequados à rotina dos proprietários. A melhor opção, no entanto, é contar com empresas que entendam do assunto, principalmente quando se trata de personalização.

A Incorporadora R.Yazbek atua no segmento de empreendimentos imobiliários de alto padrão e acompanha as principais tendências do mercado. 

Por ser perfeccionista nos detalhes e valorizar a individualidade de cada cliente, é a parceira ideal para entregar o apartamento decorado do jeito que você sempre sonhou.

Quer saber como podemos ajudar? Entre em contato conosco e comece a planejar cada parte do seu imóvel!