4 dicas para quem quer ter uma adega em apartamento!

Verdadeiros amantes de vinhos não abrem mão de ter uma boa garrafa sempre por perto, certo?

Se você é uma dessas pessoas, continue a leitura! No blog de hoje, vamos falar sobre como montar uma adega em apartamento para armazenar as garrafas e manter sua qualidade.

Adega no apartamento: Por que ter uma?

Não precisa ser especialista em vinhos para saber que as condições do ambiente podem influenciar no sabor da bebida. A iluminação, a temperatura e a umidade são alguns dos principais fatores que podem alterar as propriedades do vinho de forma definitiva.

Ambientes muito úmidos, por exemplo, podem contribuir para a proliferação de fungos nas rolhas das garrafas, o que compromete a qualidade da bebida.

Por isso, ter uma adega em apartamento é uma forma de manter um ambiente controlado para armazenar as garrafas corretamente e preservar as suas características originais, como sabor e aroma.

Além disso, uma adega no apartamento pode se tornar também o destaque da decoração de um imóvel, principalmente para quem tem uma coleção de garrafas com diferentes rótulos e histórias.

Dicas para montar uma adega

Confira algumas dicas práticas para montar uma adega em apartamento: 

Tenha um local adequado

Se engana quem pensa que é preciso ter um grande espaço para montar uma adega. Também é possível ter uma adega em apartamento pequeno desde que o local tenha um espaço adequado.

Se a coleção for grande e houver espaço suficiente, a adega pode ser todo um cômodo ou estar posicionada em uma parede da sala de jantar. Por outro lado, caso seja necessário uma versão mais compacta, ela pode ser instalada no canto de uma varanda gourmet, por exemplo.

O mais importante é que o espaço não receba iluminação solar ou artificial direta, pois isto pode interferir no sabor do vinho.

Cuidado com a umidade e temperatura

Como vimos, a umidade em excesso pode comprometer a rolha das garrafas. Por outro lado, se o ambiente estiver muito seco, a rolha pode rachar e permitir a entrada de ar dentro da garrafa.

Dessa forma, o ideal é armazenar as garrafas sempre na posição horizontal. Assim, as rolhas ficam umedecidas na medida certa.

Além disso, a variação de temperatura pode acelerar o processo de envelhecimento do vinho — mas não da maneira certa. Por isso, posicione sua adega para apartamento em um ambiente com temperatura controlada, de preferência entre 12 e 16º C.

Saiba quais são os materiais certos

Não é à toa que a maioria das adegas são construídas em madeira. Isto acontece porque o material contribui para que a temperatura da garrafa não fique fria ou quente demais.

Entretanto, é preciso utilizar madeiras de boa qualidade para alcançar esse resultado. Algumas das principais opções para isso são:

  • mogno;
  • carvalho;
  • pinheiro;
  • peroba;
  • cedro.

Organização

Por fim, outra dica valiosa para uma adega em apartamento é manter a organização. Vale a pena, por exemplo, posicionar as suas garrafas preferidas no espaço de mais fácil acesso para facilitar na hora de pegar.

Além disso, definir critérios para classificação e organização dos rótulos também pode contribuir para que você encontre o que deseja com mais facilidade. Algumas possibilidades para organização das garrafas são:

  • pela data: mais novos e mais antigos;
  • pela tipo da uva: merlot, chardonnay, etc;
  • pelo país de origem: Portugal, França, Itália, etc;
  • pelo tipo do vinho: rosé, tinto, branco ou espumante.

Tipos de Adega

Conheça os principais tipos de adega:

Adega climatizada termoelétrica

Adegas climatizadas termelétricas têm uma placa de cerâmica em seu interior para realizar a troca de calor com o ambiente externo. Ou seja, elas tiram o ar quente de dentro e mantêm a temperatura sempre mais baixa.

Com isso, é possível manter os níveis ideais de temperatura e umidade e preservar as características do vinho. Este é o modelo ideal para regiões com temperaturas médias, nem muito quentes, nem muito frias.

Adega climatizada com compressor

As adegas climatizadas com compressor são visualmente parecidas com as termoelétricas. Entretanto, este modelo é mais moderno e não só realiza a troca de ar, como também resfria o interior do espaço.

Apesar de consumir mais energia, já que seu sistema consegue determinar a temperatura ideal para cada ponto da adega, este é o modelo mais eficiente e o ideal para regiões muito quentes.

Adega passiva

A adega passiva é o modelo mais simples, sem tecnologias de refrigeração. Geralmente, a mais conhecida é a cave francesa, que lembra uma caverna. 

Para uma adega em apartamento, o ideal é que ela seja feita em um cômodo específico, protegida da luz e das grandes oscilações de temperatura.

Que tal investir em um imóvel pronto para receber a sua nova adega? Conheça a R. Yazbek, construtora e incorporadora com mais de 25 anos de experiência e encontre o seu imóvel dos sonhos!