Condomínio com área de lazer: 6 motivos para optar por ele!

A praticidade e a segurança estão entre os principais atrativos da moradia em condomínio, mas as vantagens vão além para quem investe em um imóvel de alto padrão.

Esse tipo de empreendimento costuma ter diferenciais de peso, como é o caso da área de lazer completa.

Muitas pessoas têm buscado unidades que ofereçam espaços privativos para garantir a diversão e o descanso de toda a família. Se você também considera essa possibilidade, precisa ficar por dentro de todos os benefícios que tal escolha pode proporcionar.

Que tal começar com o nosso artigo? Faça a leitura e confira 6 bons motivos para procurar uma área de lazer equipada com os melhores recursos!

1. Maior envolvimento social

Edifícios comuns não são os melhores locais para quem valoriza a socialização. Afinal, não contam com áreas próprias para o encontro de pessoas e para a realização de atividades recreativas. Inclusive, é normal que o contato entre vizinhos fique limitado a conversas rápidas nos corredores.

Portanto, se você quer desfrutar da privacidade dos condomínios, mas faz questão de interagir com os demais moradores ou conhecê-los melhor, deve investir em um apartamento com área de lazer. Assim, encontrará espaços adequados para o convívio social de grupos de todas as idades.

Ter credibilidade entre os condôminos e poder confiar nas pessoas que moram no mesmo imóvel tende a ser útil em diversos momentos. Você pode, por exemplo, ficar tranquilo ao deixar seu pet aos cuidados de um morador e retribuir esse favor em caso de necessidade.

Quem tem filhos pequenos também sente a diferença, visto que muitos prédios contêm área de lazer infantil. Ela costuma incluir playground, sala de artes, brinquedoteca e outros ambientes nos quais as crianças podem brincar, interagir e fazer amizades livremente.

2. Valorização do imóvel

Esse benefício é garantido em curto e em longo prazo, já que todo diferencial consegue tornar um apartamento mais atrativo no mercado. As áreas de lazer garantem maior rentabilidade para quem deseja disponibilizar o imóvel para locação e um bom retorno de investimento em caso de venda.

Isso significa que, ao adquirir uma unidade localizada em um empreendimento completo, você terá um alto valor agregado ao patrimônio. Como os condomínios com excelente estrutura são os mais desejados, não enfrentará dificuldade para negociar o bem com possíveis interessados.

Por outro lado, se o objetivo for manter o imóvel em seu nome ou passá-lo para alguém da família, você terá a certeza de que ele terá maior liquidez no mercado imobiliário. O investimento compensa muito se considerarmos o conforto que esse tipo de projeto proporciona ao longo de anos.

3. Melhora da rotina em família

Passar mais tempo com entes queridos é o desejo de muitas pessoas. O problema é que a rotina moderna nem sempre permite liberar espaço na agenda, o que prejudica o convívio familiar. Nesses casos, a saída pode estar na prática de atividades conjuntas dentro do local de moradia.

Se o condomínio tem área de lazer com playground, por exemplo, muitos pais não precisarão se deslocar até praças e clubes localizados em outros bairros da cidade. Em outras palavras, evitarão a perda de minutos no trânsito e, de quebra, terão a possibilidade de aproveitar cada segundo ao lado dos filhos.

Os adultos e idosos também têm diversão garantida, afinal, muitos espaços de lazer combinam quadras esportivas, academia, área de piscina, salão de festas e trechos arborizados. A variedade é benéfica porque permite agradar públicos com todos os gostos e preferências.

Encontrar lugares adequados para relaxar e praticar exercícios no próprio condomínio incentiva a manutenção de uma vida mais equilibrada. Com o tempo, é possível que você passe a sentir impactos positivos na saúde física e mental, além de uma melhora no bem-estar.

4. Mais espaço para as visitas

Uma das sensações mais satisfatórias é receber os amigos e familiares com o máximo de conforto, em um lugar onde todos possam se sentir à vontade. Felizmente, um condomínio com estrutura completa permite que todo morador alcance esse objetivo ao recepcionar suas visitas.

Já pensou quão agradável seria chamar uma turma para curtir a área de lazer com piscina ou o quiosque com churrasqueira em dias de verão? Ou, quem sabe, planejar uma festa ou um jantar especial no espaço gourmet do prédio? São muitas as possibilidades para aproveitar a companhia de terceiros em grande estilo.

É importante lembrar que os tipos e a quantidade de ambientes recreativos variam de um empreendimento para outro. Logo, procure pesquisar diferentes unidades, explorar seus diferenciais e filtrar as melhores alternativas, sempre considerando as necessidades e as preferências da família.

5. Diminuição de gastos

Outro ponto favorável de fazer diversas atividades no conforto do lar é a economia que resulta dessa prática. Afinal, ao priorizar programas que possam ser realizados dentro do condomínio, você evita frequentar o trânsito e, ainda, pagar por serviços relacionados ao entretenimento.

Assim, em vez de custear a mensalidade em academias ou clubes distantes, prefira se exercitar no espaço disponível no prédio. Outro exemplo é tirar proveito de áreas maiores, como a quadra esportiva na área de lazer, para manter o corpo em movimento, fazer alongamentos e praticar esportes em grupo.

Valores com combustível, táxi, Uber e transporte público também serão menores, já que você não sentirá a necessidade de visitar parques e praças com tanta frequência. Essa economia com passeios externos pode servir de incentivo para a família investir no que realmente importa.

6. Preço acessível

Muitas pessoas acreditam que é preciso pagar caro para morar em um condomínio com espaço de lazer. Embora esse seja um diferencial em vários empreendimentos, saiba que o preço para ter seu próprio exemplar pode ser mais baixo do que você imagina.

O motivo é simples: boa parte dos edifícios equipados com estrutura completa apresentam mais unidades residenciais. Tal condição permite que os custos mensais da taxa condominial sejam divididos entre vários proprietários, diminuindo, assim, o valor pago por cada morador.

Vale considerar, ainda, que o uso simultâneo de diferentes ambientes — como piscina, playground, salão para eventos etc. — por fora sai mais caro em longo prazo. Ou seja, compensa mais investir em um apartamento personalizado com tudo o que você deseja.

E então, ficou com vontade de desfrutar de todos os benefícios que um imóvel com área de lazer proporciona? Não deixe de conversar com seus familiares para avaliar as características de diversas unidades, a fim de encontrar aquela que trará satisfação e mais qualidade de vida.

Se você quer acessar os próximos conteúdos assim que forem publicados, assine a nossa newsletter!