Prédio com academia: as vantagens e como avaliar

Ter tempo para cuidar da saúde física e mental pode ser considerado um privilégio na sociedade moderna. Nesse cenário, uma estratégia que tem funcionado para muitas pessoas é buscar mais qualidade de vida no próprio local de moradia.

Imóveis com área de lazer são ótimos exemplos de locais que promovem o bem-estar. Afinal, quem habita um prédio com academia e espaços completos consegue ter acesso facilitado a diversas atividades recreativas.

Quer saber mais sobre os benefícios de comprar um apartamento que tenha esse diferencial? Fique conosco e descubra!

O que está incluso em um prédio com academia?

Muitos edifícios residenciais contam com áreas exclusivas para o lazer dos moradores. São espaços dedicados à diversão e ao descanso de diferentes públicos, o que inclui desde crianças até idosos.

Piscinas internas e externas, salão de festas, playground, quadras esportivas e salas de ginástica são bons exemplos de ambientes utilizados nos momentos de folga dos condôminos.

Logo, em um prédio com academia, você encontra as instalações e os equipamentos necessários para praticar uma série de exercícios físicos — musculação, corrida, pedalada, dança, alongamento etc.

A configuração do local é praticamente a mesma dos estabelecimentos tradicionais. O que varia é o tamanho, a quantidade de aparelhos e as regras de uso do espaço fitness (relacionadas a horários e à presença de visitantes).

Isso significa que todos os seus treinos podem ser realizados na academia do prédio. Trata-se de uma boa saída quando faltar tempo para frequentar parques urbanos, praças e clubes privados da cidade.

Quais são as vantagens desse tipo de imóvel?

Os ganhos para a saúde são apenas parte dos benefícios de morar em um apartamento com academia. Para muitas pessoas, poder encontrar um espaço fitness a poucos passos de casa é uma forma bastante eficaz de otimizar a rotina.

Veja abaixo as principais vantagens.

Horários flexíveis

O período de uso da academia varia de um condomínio para outro, já que os dias e horários são estabelecidos pelos moradores e pelo síndico. Ainda assim, é provável que esse ambiente permaneça acessível durante boa parte do dia — em alguns empreendimentos ele funciona 24 horas.

Esse é um ponto favorável para todos os proprietários, que podem planejar seus programas de exercícios conforme a agenda de compromissos. É possível, inclusive, montar um cronograma de atividades para cumprir em horários mais oportunos, quando há menos pessoas no local.

Mais comodidade

O simples fato de não precisar encarar o trânsito para movimentar o corpo já atrai pessoas para esse tipo de empreendimento. Quem mora em um prédio com academia não precisa se preocupar em sair de casa com bolsa, roupa extra, tênis esportivo, equipamentos e outros recursos.

Assim que estiver no imóvel, basta ter a motivação necessária para começar a praticar as atividades que você mais gosta. Isso porque o espaço fitness estará bem próximo do seu apartamento, demandando apenas alguns minutos para cumprir todo o trajeto.

Socialização

Essa é uma condição determinante na escolha entre casa ou apartamento com área de lazer. Para muitas pessoas, a possibilidade de interagir com os vizinhos é benéfica por levar à construção de novas amizades. Além disso, evita a temida sensação de isolamento, comum entre indivíduos que moram sozinhos.

A socialização é garantida quando há academia no prédio. Isso porque os frequentadores passam a interagir durante os exercícios, trocar ideias sobre treinos, compartilhar hábitos saudáveis e ajudar quem precisa de suporte para determinada atividade.

Corte de gastos

A academia em condomínio também permite reduzir ou cortar despesas com mensalidades de outros estabelecimentos. Afinal, não há necessidade de continuar pagando por serviços que podem ser desfrutados no próprio edifício.

Um empreendimento completo e de alto padrão costuma ser equipado com os melhores recursos. Isso significa que você poderá praticar diversas modalidades no mesmo local, sem custos adicionais (como taxas de adesão e renovação de matrícula).

O dinheiro também é poupado no deslocamento para outras academias, que passa a ser menos frequente ou até inexistente. Ou seja, você terá menos gastos com transporte via táxi ou ônibus e com combustível (veículo próprio).

Economia de tempo

Os minutos que seriam dedicados no trajeto até uma academia externa poderão ser bem aproveitados. Se você fizer a conta de quanto tempo gasta todos os dias para ter acesso ao lazer, pode se surpreender e sentir que tem desperdiçado bons momentos.

O tempo de sobra pode ser dedicado à família e aos amigos, à prática de hobbies e à obtenção de novos aprendizados. Tal condição é fundamental para o aumento da qualidade de vida, já que permitirá cuidar mais de si e das pessoas que você ama.

Como avaliar um prédio com academia?

Empreendimentos mais novos já vêm com espaços fitness por considerarem esse projeto nas fases iniciais da obra. Construções mais antigas, no entanto, podem receber reformas para adaptar suas áreas e oferecer mais um diferencial aos moradores.

Independentemente do tipo de edifício, é importante avaliar alguns aspectos antes de investir em uma de suas unidades. Em se tratando de prédio com academia, você precisa considerar itens como conforto, qualidade e segurança.

Os principais detalhes foram listados abaixo.

Instruções e regras de uso

Cada condomínio tem suas normas, por isso informe-se sobre os horários, dias e práticas permitidas no espaço fitness. É provável que esses detalhes — assim como as regras relacionadas à limpeza e à organização da academia — fiquem todos registrados no regulamento interno.

Cabe destacar que a contratação de um profissional de Educação Física é facultativa. Portanto, verifique se o condomínio conta com um professor para ministrar aulas e orientar exercícios. Caso contrário, você precisará buscar esse serviço por conta própria.

Instalações e acabamentos

A presença de academia no prédio demanda ambientes com metragem adequada para acomodar as pessoas e todos os equipamentos. Portanto, verifique se as salas são organizadas, se contam com armários e se abrigam suportes adequados para manter cada item em seu devido lugar.

Os acabamentos também merecem atenção, já que interferem na segurança dos usuários. Preferencialmente, os pisos devem apresentar revestimentos com camada antiderrapante. Quanto às paredes, é interessante que tenham materiais que ajudem a absorver ruídos.

Equipamentos e aparelhos

Ao avaliar uma academia em condomínio, observe a condição dos equipamentos, aparelhos e acessórios. Eles devem ser fornecidos por empresas especializadas, na quantidade adequada para o público ao qual se destinam.

A variedade de recursos é importante em um espaço fitness, principalmente se o seu objetivo é utilizá-lo com frequência. Por isso, verifique se o local conta com esteiras, elípticos e bicicletas, bons conjuntos de pesos livres (anilhas, halteres, barras etc.), colchonetes e bancos.

Faça a avaliação com paciência e você estará pronto para selecionar o imóvel ideal. Vale lembrar que um prédio com academia também tem o benefício de ser mais atrativo no mercado, valorizando o seu patrimônio e mantendo-o em destaque.

Agora que você já sabe o que ganha e como avaliar esse tipo de empreendimento, entenda mais sobre a exclusividade que um apartamento personalizado pode proporcionar!

Confira 6 dicas para escolher o melhor apartamento para famíliaPowered by Rock Convert
Logo