Saiba como o local que você mora pode influenciar na sua qualidade de vida

A escolha do lugar onde você mora afeta diretamente a sua qualidade de vida e o bem-estar de sua família. No entanto, o conceito de morar bem inclui muito mais do que um imóvel confortável. Questões como segurança, localização e infraestrutura fazem toda a diferença.

A proximidade de parques ou áreas verdes, a facilidade de mobilidade urbana e a infraestrutura de serviços do bairro certamente são tão importantes quanto a área do imóvel, sua decoração e a existência de opcionais, como piscinas, playground, academia, entre outros.

Se você quer melhorar a sua qualidade de vida e oferecer mais conforto à sua família, confira o nosso post entenda como a escolha do lugar onde morar faz toda a diferença!

O que é considerado qualidade de vida?

A busca por qualidade de vida costuma ser um dos principais objetivos de quem procura um imóvel para morar. As motivações são as mais diversas, desde a necessidade de passar menos tempo no trânsito e, com isso, reduzir o estresse, até o interesse em encontrar um condomínio com um bom leque de serviços, o que simplifica o dia a dia.

Ou seja, a ideia de viver com mais qualidade está intimamente ligada à escolha do lugar para morar. Afinal, é em casa que convivemos com a família, temos momentos de lazer, reunimos os amigos e relaxamos. Assim, a moradia precisa ser harmoniosa e adequada às necessidades de cada família.

Se você tem filhos pequenos, por exemplo, é importante residir em um condomínio com área verde, playground e opções de lazer voltadas ao público infantil. Além disso, escolas no bairro e facilidade de acesso a opções de entretenimento para crianças, como parques, praças ou mesmo shoppings, são diferenciais importantes.

Por outro lado, solteiros ou casais sem filhos podem preferir residir em locais mais tranquilos, com oferta de serviços de conveniência, como lavanderias, bares e restaurantes, próximos ao local de trabalho ou estudo.

Da mesma forma, pessoas com mais idade costumam gostar de ruas tranquilas, arborizadas e planas, em bairros residenciais, com pouca vida noturna.

Como o local onde moramos impacta na nossa qualidade de vida?

O conceito de qualidade de vida, relacionado ao local de moradia, depende muito do perfil de cada indivíduo ou família. De qualquer maneira, alguns critérios fazem a diferença em qualquer circunstância. Confira os principais elementos para uma boa escolha.

Características da região

Escolher o bairro ideal não é uma tarefa fácil. No entanto, vale a pena conferir alguns detalhes!

Localização

Escolher um bairro que seja próximo a vias de grande circulação, que interligam as várias regiões da cidade, faz muita diferença para reduzir o seu tempo em congestionamentos. Além disso, a existência de terminais de ônibus ou estações de metrô na região também contribui para reduzir os problemas de mobilidade urbana.

Vizinhança

Observe a vizinhança antes de decidir mudar. Por exemplo, mesmo que você aprecie a vida noturna, residir em local com grande quantidade de bares e casas noturnas pode trazer problemas de segurança, ruídos fora de hora e trânsito. Da mesma forma, escolher uma área com viés mais comercial pode trazer as mesmas dificuldades, no período diurno.

Serviços e áreas verdes

Vale a pena verificar se existem supermercados, padarias, feiras livres, shoppings centers e outros pontos comerciais próximos, além de hospitais e postos de saúde, o que simplifica o seu dia a dia e reduz a necessidade de deslocamentos para outros bairros.

Para quem tem filhos em idade escolar, a presença de escolas, centros de idiomas e outras atividades pedagógicas são relevantes. Já aqueles que gostam de praticar exercícios físicos, passear com crianças ao ar livre ou têm animais de estimação, um parque próximo é um bom diferencial.

Infraestrutura urbana

Ruas planas, arborizadas e com boa infraestrutura (calçadas em condições adequadas, vias asfaltadas e com boa manutenção, coleta de resíduos eficiente, entre outros) fazem toda a diferença. Por isso, analise todas as ruas na região do imóvel. Além disso, observe se o bairro conta com melhorias destinadas a promover maior segurança.

Detalhes do imóvel

A localização faz muita diferença para a qualidade de vida, mas o projeto do imóvel é determinante para garantir conforto. Veja alguns aspectos que você não pode deixar de observar:

  • segurança garantida por tecnologias, como guarita com controle de acesso, sistema de monitoramento, entre outros;
  • uso de acabamentos de qualidade;
  • possibilidade de personalização do imóvel;
  • projeto que inclua sistemas para maior eficiência energética (priorizando iluminação natural, reuso de água ou uso de energia solar, por exemplo);
  • revestimento que promova maior conforto térmico e acústico;
  • área de lazer diversificada, com opções para diferentes faixas etárias.

Solidez da incorporadora

Ao adquirir um imóvel, é fundamental conferir mais detalhes sobre a obra e o histórico da incorporadora. Esse aspecto é especialmente relevante quando se trata de imóveis na planta. Isso garante não apenas a segurança com o prazo de entrega, mas também a qualidade do empreendimento.

Ao visitar um apartamento decorado, por exemplo, muitas vezes o consumidor não tem uma visão exata de como será a área de lazer do empreendimento ou como serão dispostas as vagas de estacionamento.

A consequência disso é que, no futuro, alguns problemas podem afetar a qualidade de vida do morador. Imagine, por exemplo, adquirir um apartamento muito próximo de um salão de festas, sem o revestimento acústico adequado? Ou precisar, todos os dias, fazer inúmeras manobras para entrar e sair de casa, pois a garagem é demasiadamente pequena?

Ao adquirir um imóvel de uma incorporadora sólida e com boa reputação no mercado, o risco de insatisfação com tais problemas é bem menor.

O que fazer para morar bem?

Como você percebeu, a escolha adequada da região e do imóvel onde morar é determinante para garantir o seu bem-estar Assim, é importante avaliar o que faz diferença em seu estilo de vida e buscar alternativas de acordo com tais necessidades.

No entanto, avalie também que um imóvel é um bem durável. Ou seja, ao escolher um lugar para morar, é importante analisar também quais serão as suas necessidades futuras. Você planeja se casar, ter filhos ou adotar um pet, por exemplo? Todas essas possibilidades devem ser consideradas.

É importante analisar também a região, verificando o potencial de valorização imobiliária do bairro. Assim, vale checar se existem projetos de melhoria locais, como construção de novas estações de metrô, shoppings centers, centros comerciais, entre outros.

As características do imóvel escolhido também fazem muita diferença. Além de definir entre uma casa ou apartamento, é necessário avaliar a área interna, a possibilidade de personalização do projeto, os materiais utilizados na construção, entre outros.

Apenas para ilustrar, alguns elementos da construção, como o revestimento acústico, fazem grande diferença para a sua qualidade de vida. Afinal, como relaxar em um local com excesso de ruídos?

Em resumo, a escolha do bairro, o estilo da moradia e o tipo de construção influenciam diretamente na qualidade de vida dos moradores. Assim, é fundamental pesquisar com cuidado e analisar todos os critérios citados, para garantir o bem-estar de sua família. Morar bem faz toda a diferença para uma vida tranquila e feliz.

Percebeu a importância de escolher o imóvel certo? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e informe isso aos seus amigos!

Confira 6 dicas para escolher o melhor apartamento para famíliaPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Logo