Aprenda a melhorar o isolamento acústico em apartamento apenas com a decoração

Não é segredo que os barulhos de vizinhos estão entre as principais reclamações dos moradores de prédios. Por isso, o isolamento acústico em apartamentos é um investimento fundamental para a qualidade de vida dos moradores.Com o isolamento social causado pela pandemia, as pessoas passaram a ficar cada vez mais tempo dentro de casa, principalmente desempenhando tarefas que demandam atenção e concentração, como o estudo remoto ou o trabalho em home office. 

Neste cenário, barulhos de vizinhos, ruídos externos ou mesmo ecos se tornaram desafios ainda maiores para a produtividade e bem-estar. Entretanto, é possível investir no conforto acústico do seu imóvel com dicas simples e práticas.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, listamos estratégias que vão te ajudar a melhorar o isolamento acústico em apartamentos apenas com a decoração. Boa leitura!

Como melhorar o isolamento acústico em apartamento?

O som pode passar através das paredes ou entrar em ambientes a partir de pequenas frestas ou superfícies finas, como os vidros da janela. Por isso, é fundamental estar atento ao isolamento acústico em apartamento desde o momento da construção de um imóvel.

No caso das janelas, por exemplo, pode-se investir em vidros de camada dupla ou tripla, que formam as chamadas janelas acústicas, evitando a passagem de som interna e externamente. 

Além disso, a escolha de revestimentos também faz toda a diferença. Alguns materiais, como cerâmica e porcelanato, contribuem para ecoar os ruídos. Por outro lado, madeira, vinílicos ou laminados podem atuar como mantas acústicas.

Escolher um apartamento mais alto também é uma dica válida, já que haverá menos barulho em torno dos ambientes. 

Mas, caso o imóvel já tenha sido adquirido, existem outras maneiras de melhorar o isolamento acústico em apartamento sem a necessidade de grandes reformas, como veremos a seguir.

Decoração como aliada no isolamento acústico: o que você pode usar?

Para quem mora em apartamentos alugados ou não deseja realizar grandes alterações no imóvel, investir em alguns itens decorativos pode ser a solução para melhorar o isolamento acústico.

Isto porque a decoração, além de contribuir visualmente para tornar os ambientes mais agradáveis, também pode ajudar a formar barreiras que impeçam a passagem de sons entre os cômodos.

Listamos quatro itens simples que podem contribuir para o conforto acústico do seu apartamento sem precisar de reformas.

Cortinas

É comum usarmos as cortinas apenas com o objetivo de regular a entrada de luz nos espaços. Entretanto, elas também podem ser grandes aliadas para reduzir a acústica de ambientes internos e externos.

Para isso, basta investir em tecidos pesados, como o veludo grosso, ou combinar duas cortinas, como uma tecido e outra de rolô. 

Além disso, é necessário também que a cortina cubra a parede acima e abaixo da janela e que tenha tecido suficiente para não ficar esticada quando for fechada. Assim, é possível abafar o ruído que passa pelas brechas da janela.

Estantes

Outro recurso de decoração que também pode contribuir para o isolamento acústico em apartamentos é o uso de estantes. Isto porque estes móveis aumentam a espessura da camada que separa os ambientes, contribuindo para evitar que os ruídos atravessem.

O efeito pode ser ainda maior se os espaços da estante forem preenchidos com livros ou outros objetos. Afinal, quanto maior for a barreira, maior será a dificuldade para que o som passe.

O mesmo princípio se aplica ao tamanho do móvel. Dessa forma, o ideal é que a estante possa cobrir a maior parte possível da parede.

Dica: o Pinterest tem diversas referências de perfis de decoração para se inspirar. Que tal acompanhar um para aprender como decorar a sua estante?

Portas maciças

Uma das principais formas de propagação do som é o ar. Portanto, as portas, por si só, formam uma barreira que dificulta a passagem de barulhos de um cômodo para o outro, já que reduzem a circulação de ar entre os ambientes.

Entretanto, este efeito é ainda maior quando a porta é feita de madeira maciça. Isto acontece porque este material é considerado um isolante acústico natural, o que potencializa o efeito da porta.

É possível abafar ainda mais o som se a porta for anti ruído. Nestes casos, além da madeira maciça, são colocados também chumbo e lã de rocha para isolar o ambiente.

Tapetes e carpetes

Mesmo as decorações minimalistas prezam por um bom tapete. E a boa notícia é que, além de contribuir para a estética de um espaço, este item também pode ser um dos principais isolantes acústicos em apartamentos.

Assim como as estantes, tapetes e carpetes contribuem para aumentar a barreira entre os cômodos. Dessa forma, eles fazem com que a onda sonora perca força e se disperse antes de conseguir atravessar.

Além disso, investir nesses itens também ajuda a reduzir a incidência de eco e abafar os barulhos de pisadas de salto alto ou cadeiras se arrastando no andar de cima.

Importância de um bom isolamento residencial

Se engana quem pensa que investir no isolamento acústico em apartamentos é um luxo exclusivo dos imóveis de alto padrão. Na verdade, o excesso de ruídos no dia a dia está diretamente relacionado à qualidade de vida das pessoas.

Nesse sentido, conviver diariamente com barulhos indesejados dentro de casa pode deixar de ser apenas um incômodo e causar problemas mais sérios aos moradores, como estresse, insônia e irritabilidade.

Por outro lado, quando investimos em espaços com conforto acústico, podemos notar melhoras significativas na concentração, na produtividade e, principalmente, no bem-estar e na satisfação das pessoas que frequentam o espaço.

Além disso, com o isolamento acústico em apartamentos, é possível desempenhar suas atividades sem que os vizinhos possam escutar o que você faz dentro da sua casa, o que garante mais privacidade para você e sua família.

Na R. Yazbek, entregamos mais do que imóveis, entregamos conforto e qualidade de vida em cada empreendimento. Conheça nossas opções disponíveis e encontre o seu próximo apartamento dos sonhos!