Como tornar a iluminação de apartamento peça chave do seu décor?

Segundo uma pesquisa apresentada no artigo do site Estadão, a boa incidência solar pode valorizar em 10% o preço de um imóvel.Esse é um dos motivos que torna a iluminação de apartamento um dos fatores mais importantes de um projeto de construção. Outra razão é a possibilidade de utilizar a luz na decoração dos ambientes internos.

Neste artigo, falaremos mais sobre a importância da iluminação para apartamento. Além disso, mostraremos tipos de luminosidade e como valorizam o design de interiores. Confira os próximos tópicos!

Iluminação de apartamento: Qual a importância?

Um dos grandes benefícios da iluminação de apartamento é a sensação de bem-estar. Existe até uma área da arquitetura chamada human centric lighting (iluminação centrada no ser humano) que estuda os impactos da luminosidade no ser humano.

Quando os ambientes tem uma boa incidência de luz, geram efeitos benéficos no organismo humano. Um deles é o estímulo da produção de serotonina (conhecido como hormônio da felicidade). Outro é o aumento da produtividade no trabalho e em várias atividades do dia.

A finalidade é inserir a intensidade adequada de luz nos ambientes. Dessa forma, os moradores do imóvel sentem os benefícios da luminosidade desde o momento em que acordam até a hora de dormir.

Iluminação natural

A iluminação natural vinda com a luz do sol é importante para evitar o excesso de umidade nos ambientes. Sendo assim, o imóvel não apresentará fungos que prejudicam a saúde dos moradores. Além disso, a luz solar também tem um impacto positivo no design e na decoração interna.

Por exemplo, a iluminação natural valoriza paredes, jardins e até objetos. A forma como a luz solar será usada na decoração dependerá muito da posição do apartamento em relação ao sol. Se a face do imóvel for para o norte, haverá maior insolação diária e, portanto, maiores possibilidades de uso decorativo.

Outro aspecto positivo da iluminação natural é a economia de energia elétrica. Quanto mais luz solar, menor será a necessidade de ligar lâmpadas artificiais e aquecedores. Sem falar que a diminuição do gasto energético contribui também para a sustentabilidade.

Dicas de iluminação para o seu lar!

Não é necessário ser arquiteto ou designer de interiores para utilizar a iluminação da decoração do apartamento. A seguir, daremos algumas dicas simples e valiosas para deixar os ambientes mais bonitos e luminosos.

Iluminação Difusa

Quer gerar um ambiente intimista no quarto ou na sala? Opte por luz difusa. Esse tipo de iluminação possui um filtro (geralmente de vidro ou acrílico) que retém cerca de 20% da intensidade da luz. Para dar mais charme e sensação de conforto, é indicado utilizar a luz amarela em arandelas ou luminárias em vidro leitoso e tecido branco.

 

Iluminação Direta

O que acha de dar um destaque especial para objetos e paredes? Isso é possível por meio da iluminação direta. Com a ajuda de spots, abajures ou luminárias, se consegue direcionar a intensidade da luz para itens decorativos, espaços para estudos, plantas e revestimentos.

Iluminação Indireta

A contrário da luz direta, a indireta é refletida em superfícies que espalham o fluxo luminoso para diversos pontos do ambiente. Um exemplo são as fitas LED instaladas em sancas. Quando postas em paredes e tetos, geram uma boa claridade, mas sem provocar desconforto visual. Na verdade, o cômodo fica aconchegante e relaxante.

A importância do design de interiores na iluminação

O projeto luminotécnico é um dos pilares do design de interiores. Durante a fase de elaboração do projeto, são analisadas as particularidades de cada cômodo, o tipo de decoração e a incidência de luz natural durante o dia.

Além disso, é levado em consideração os efeitos da luz artificial nos ambientes. Dessa forma, o apartamento obtém a integração da luz com a decoração dos ambientes. Todos esses aspectos andam de mão dadas com os desejos, necessidades e estilo de vida dos moradores.

Tais cuidados são seguidos nos projetos de design de interiores dos imóveis construídos pela R. Yazbek. O nosso objetivo é entregar personalização para os que adquirem uma de nossas residências. Sendo assim, os clientes não compram apenas um apartamento, mas uma experiência de bem viver.

Gostou das dicas de iluminação de apartamento? Quer encontrar um imóvel com projeto luminotécnico de qualidade e bom gosto? Então, acesse o site da R. Yazbek e ache um perfeito para chamar de seu!