A importância do acabamento de obra em imóveis de alto padrão

Quer realizar uma reforma em seu imóvel e garantir que o resultado seja o melhor possível? Então, precisa estar atento ao acabamento da obra.

Os detalhes podem fazer toda a diferença no momento de vender um imóvel, portanto atentar-se a eles é um ponto importante.

Qual a importância de um bom acabamento de obra em imóveis de alto padrão?

Imóveis de alto padrão passam por diversos processos para garantir a qualidade da obra desde o momento de sua construção, como por meio do Plano de Controle Tecnológico e do uso da Engenharia de Valor

Entretanto, este cuidado não deve parar por aí. O acabamento de obra também precisa ser feito da melhor maneira possível, garantindo que o resultado final seja satisfatório.

Além disso, ele influencia diretamente na valorização do imóvel, bem como na qualidade de vida dos moradores.

Portanto, é necessário não apenas focar nos produtos de ótima qualidade, mas também nos bons profissionais envolvidos na reforma. 

Assim, procure realizar os seguintes passos para que o acabamento seja aliado ao sucesso da reforma e, também, na valorização:

  • Criar um cronograma respeitando todas as etapas;
  • Contratar bons profissionais, reconhecidos no mercado;
  • Optar por construtoras especializadas e com credibilidade;
  • Investir em ótimos materiais. 

A partir disso, a qualidade do acabamento de obra vai oferecer benefícios a curto, médio e longo prazo para seu imóvel e para a vida dos moradores.

Entenda as etapas de acabamento de uma obra

Para que o acabamento de obra seja surpreendente e entregue o melhor resultado, é necessário reconhecer suas etapas.

Ao seguir elas à risca, respeitando o cronograma e o investimento inicial, será possível agregar valor ao seu imóvel.

Vale destacar que o acabamento está em diferentes etapas, nos pequenos detalhes, que podem facilitar a decisão pela compra ou aluguel de um imóvel.

Acompanhe a seguir quais são eles e garanta que a reforma seja aliada à valorização do seu imóvel. 

1. Revestimentos

Os revestimentos são utilizados para cobrir as partes de alvenaria de uma obra, desse modo são utilizados azulejos, pastilhas diversas, cerâmicas e até porcelanatos.

Hoje, no mercado, existem diferentes materiais, com texturas e cores diversas para serem utilizadas no revestimento.

A R. Yazbek, por exemplo, oferece o serviço de personalização de imóvel durante a construção do empreendimento para clientes que compraram o imóvel na planta. 

Assim, é possível personalizar os revestimentos de acordo com as necessidades e preferências dos futuros moradores, um processo acompanhado por profissionais da área de decoração e arquitetura para garantir o padrão de qualidade, a qualidade dos fornecedores e a segurança do projeto.

Homem aplicando placas de um piso vinílico no chão.

2. Pintura

A pintura é outra etapa importante durante o acabamento de obra, já que ela pode oferecer diferentes técnicas, bem como cores para trazer harmonia aos ambientes.

Seja na parte interna ou externa do seu imóvel, os detalhes da pintura podem valorizar seu imóvel, além de garantir maior atração no momento da venda. 

Isso se dá pelo fato que as cores produzem sentidos e significados para as pessoas, podendo assim facilitar no momento da negociação.

Portanto, procure, antes de realizar uma pintura:

  • Assegurar que as paredes estejam em perfeito estado;
  • Conhecer melhor as cores e seus significados;
  • Dialogar com o profissional sobre técnicas a serem utilizadas;
  • Garantir que a pintura seja feita respeitando o planejamento.

A partir disso, será possível ter bons resultados no acabamento de obra e encantar compradores ou moradores interessados em alugar. 

Homem com pincel passando tinta na parede.

3. Instalações

As instalações podem garantir melhor aproveitamento dos espaços, segurança para os moradores e praticidade no dia a dia.

E isso é um ponto alto no acabamento de obra, já que o mercado imobiliário de alto padrão preocupa-se em entregar tudo nos mínimos detalhes.

Portanto, as instalações podem ser feitas de diferentes maneiras, seja na parte hidráulica, elétrica ou ainda dos móveis e eletrodomésticos.

Por exemplo, uma cozinha planejada, com as instalações que favorecem a disposição dos eletrodomésticos e facilitam seu uso, tem tudo para valorizar o imóvel.

Dessa maneira, procure atentar-se para:

  • Contratação de profissionais especializados;
  • Uso de materiais de cabeamento e hidráulica de alta qualidade e tecnologia;
  • Instalação de tomadas e canos em pontos estratégicos;
  • Valorização dos espaços e usabilidade dos mesmos
  • Instalações que respeitam o projeto arquitetônico.

Homem instalando luminárias pendentes no teto.

Agora, é só partir para a etapa final de decoração e transformar os ambientes com o auxílio de um ótimo profissional. 

4.Detalhes Finais

Os detalhes finais vão de acordo com o processo todo realizado até aqui, desde o revestimento, passando pela pintura, chegando nas instalações. 

São esses detalhes que podem fazer toda a diferença para o acabamento de obra, já que eles podem valorizar ou apagar esses detalhes.

Contudo, é preciso destacar que os detalhes finais só terão sucesso se as etapas anteriores forem pensadas em conjunto.

Por exemplo, se o revestimento da cozinha não for pensado para móveis suspensos e balcões, as chances deles não se conectarem é grande.

Portanto, procure realizar os detalhes finais levando em consideração:

  • Onde estão as instalações hidráulicas e elétricas;
  • Quais sãos as cores dos ambientes;
  • As texturas e tipos de materiais utilizados.

 

Com isso, as chances de ter um acabamento de obra impecável são ainda maiores e vai facilitar a decisão de outros moradores e compradores de onde morar

Conheça agora algumas dicas dos melhores acabamentos de obra:

Dicas dos melhores acabamentos para você utilizar

Para que seu acabamento de obra surpreenda, é preciso decidir pelos melhores materiais disponíveis no mercado, sempre levando em consideração a opinião de um profissional.

Desse modo, separamos alguns mais utilizados no mercado imobiliário de alto padrão, que com certeza vai trazer sofisticação, requinte e bem-estar para você. 

Eles são:

  • Mármore: ótimo para utilizar em pias, bancadas, pisos, detalhes de parede, elevadores, áreas externas, banheiros e cozinhas;
  •  Madeiras nobres: oferecem maior durabilidade e sofisticação, como a sucupira, angelim, nogal e outras;
  • Porcelanato: perfeito para criar ambientes versáteis e de fácil limpeza, além de ser um material nobre e muito refinado, com diferentes cores;
  • Metais: metais nobres, como a prata, nunca saem de moda, além de oferecerem requinte, garantem a diferença nos ambientes. 

Dois homens trabalhando juntos na aplicação de pisos vinílicos no chão de um apartamento.

Aproveite para adicionar elementos diferenciados para seu acabamento de obra, garantindo que o resultado final seja aquilo que você esperava.

E se você quer conquistar um imóvel perfeito, com o melhor acabamento do mercado, conheça agora mesmo os empreendimentos da R.Yazbek. Clique aqui e escolha o seu!