Insper e R. Yazbek: um projeto de alta tecnologia no segmento educacional

Desenvolver projetos especiais com grandes desafios de engenharia e utilizando tecnologia de ponta nos processos construtivos e de gestão são características do trabalho da Construtora R. Yazbek.

Orgulhosa de seu pioneirismo e de seu compromisso com os clientes, a R. Yazbek foi escolhida para construir a nova unidade do Insper, instituição que é referência em educação e geração de conhecimento no Brasil.

Esse foi um grande desafio, tanto pelo grau de exigência e complexidade do projeto, quanto por contemplar a construção de um “prédio inteligente”, de última geração. Foram utilizadas as tecnologias mais inovadoras existentes em complexos educacionais do mundo, sempre oferecendo segurança, transparência e satisfação para o cliente, que são características essências do trabalho desenvolvido pela R.Yazbek.

Se você quer saber mais sobre esse empreendimento, continue acompanhando o texto até o final. Boa leitura!

Atuação da R. Yazbek

Presente no mercado brasileiro há 25 anos, a Construtora e Incorporadora R. Yazbek é conhecida por sua atuação em projetos de excelência para segmento educacional, empreendimentos residenciais de alto padrão e corporativos, centros comerciais e empreendimentos imobiliários mistos de grande porte. Além disso, a R. Yazbek conta com estrutura e conhecimento para desenvolver hospitais e indústrias.

Prezando sempre pela pontualidade, inovação, conhecimento técnico aprofundado, transparência e compromisso com o cliente, a R.Yazbek foi a Construtora escolhida pelo Insper, conceituada instituição de ensino paulistana, para desenvolver o projeto de sua nova unidade de ensino em São Paulo, na Vila Olimpia.

Esse projeto da Construtora R.Yazbek no segmento educacional foi mais um sucesso, como explicaremos mais adiante.

Empreendimento do Insper

Instituição educacional reconhecida nacional e mundialmente pelos cursos de administração, economia, engenharias de tecnologia e direito, o Insper é considerado a melhor universidade de economia e administração do Brasil, com 77 parcerias internacionais e em 25 organizações estudantis.

Por isso, o desenvolvimento desse empreendimento pela R.Yazbek se mostrou desafiador desde o começo. Pensado a partir de demandas dos próprios alunos do Insper e desenvolvido para oferecer o que há de mais avançado e tecnológico no segmento educacional, no Brasil e no mundo, foi necessária uma gestão metódica da obra para que todas essas exigências fossem atendidas, a fim de não só alcançar como superar as expectativas da Instituição e de seus alunos.

Muitos dos equipamentos implementados pela R. Yazbek no projeto nunca haviam sido utilizados no Brasil, o que fortaleceu o pioneirismo, a inovação e o comprometimento com a excelência.

Além disso, vale destacar a agilidade com que o projeto foi desenvolvido e entregue ao cliente, já que havia uma necessidade muito forte por parte dos alunos.

Características da edificação

O projeto do novo prédio do Insper está situado em um terreno de aproximadamente 3.500 metros quadrados. No entanto, são mais de 15 mil metros quadrados de área construída, em uma torre com 6 pavimentos.

O projeto trouxe para o Brasil o que há de mais avançado em tecnologia educacional e dispõe de:

  • 8 laboratórios de altíssima tecnologia;
  • 15 salas de aula multimodulares;
  • diversas salas e grandes áreas destinadas a estudo em grupo e individual;
  • espaços monitorados por sensores com transmissão das variáveis do ambiente e de sua utilização, garantindo maior sustentabilidade na operação;
  • central de automação para controlar a conectividade e operação de multimídia de todo o prédio;
  • sistemas em central de controle inteligente;
  • estacionamento em 3 subsolos amplos;
  • espaços de convívio para os alunos, como rooftop projetado para momentos de descompressão e relaxamento;
  • coworking

Etapas de construção

Por se tratar de um projeto complexo, foi necessária a utilização de diversos equipamentos e tecnologias inovadoras. O empreendimento do Insper foi desenvolvido em duas fases distintas: Core & Shell e Fitting Out. Saiba mais a seguir.

Core & Shell

Nesta primeira fase, a equipe da R. Yazbek voltou-se para a construção e entrega da parte estrutural, bem como das vedações e instalações do prédio, como instalações hidráulicas e elétricas, além das fachadas e a caixilharia de alto desempenho térmico, lumínico e acústico.

Fitting Out

Já na segunda fase, as responsabilidades da equipe foram desenvolver e entregar o acabamento do prédio, de acordo com os projetos específicos de cada área e também com os sistemas tecnológicos previstos.

Sistemas de automação instalados

Marcado pela inovação e visando o conceito de prédio inteligente, o projeto do Insper executado pela Construtora R.Yazbek trouxe diversos sistemas de automação de alta tecnologia, desenvolvidos para oferecer o que há de mais avançado no segmento.

Entre eles é possível destacar:

  • sistemas de segurança em PSIM, plataforma caracterizada pelo dinamismo na tomada de decisões, propiciada por uma interface única de usuário;
  • central de suporte e monitoramento, visando reduzir interrupções entre os locais do prédio;
  • automação e multimídia com sistemas como SDAI e acessos Free Flow;
  • desenvolvimento e implementação de rede automatizada nas salas de aula, incluindo painel de controle, transmissão sem fio, sensores de presença, câmeras, som ambiente e projetos interativos e a laser.
  • Sistema DALI para luminárias, que permite controlar e comandar todos os dispositivos dimerizáveis, possibilitando a criação de um sistema de iluminação flexível, de custo vantajoso e controle descentralizado.

Processo de entrega

O processo de entrega foi marcado pela tranquilidade e realizado de acordo com as predeterminações do cliente. Essa etapa pôde ser concluída de forma segura e bem-sucedida, permitindo que o instituto iniciasse as aulas e atividades na data planejada.

Foram muitos os desafios tecnológicos — algumas soluções, inclusive, foram utilizadas com pioneirismo no Brasil, o que trouxe um grande ganho de expertise para a R.Yazbek. Por isso, o projeto do Insper merece destaque dentro do portfólio da Construtora.

O projeto também marcou a Construtora R. Yazbek pela satisfação daqueles que esperavam o resultado final, tanto contratante quanto cliente final (alunos). Todos ficaram encantados com a nova unidade e expressaram sua satisfação com a obra do novo prédio do Insper.

Como você viu, a R. Yazbek não poupou esforços para entregar para o Insper um projeto inovador e que superasse todas as expectativas. Então, o que acha de contar com essa Construtora de alto nível em sua próxima obra?

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e garanta um alto nível em seu próximo empreendimento!