Entenda a importância do estudo de viabilidade técnica

Se você está envolvido com a gestão de obras e preza por um estudo de viabilidade técnica de qualidade, continue a leitura deste artigo.

Todo mundo que lida com investimentos sabe que, antes de tomar uma decisão, é necessário fazer muitos cálculos e estudos.

Afinal, dessa forma as chances de obter lucro e sucesso aumentam consideravelmente. Em se tratando de investimentos em grandes obras, a situação não é diferente. E é nesse ponto que entra o estudo de viabilidade técnica.

Ao assumir um projeto, é essencial que a gerenciadora de obras tenha em mente qual será o custo real de aquisição de terreno (considerando taxas e impostos, por exemplo) e a situação do fluxo de caixa (claro, com toda a previsão de retorno em forma de lucro). Esses pontos são fundamentais para colher bons frutos.

A seguir, vamos entender a importância dessa análise para o cliente final e como a R.Yazbek pode auxiliar em seu empreendimento. Boa leitura!

O que é o estudo de viabilidade técnica?

Estudo de viabilidade técnica é a análise conduzida em etapa anterior à realização de toda e qualquer obra, com o objetivo de avaliar se determinado projeto é viável, considerando-se custos, riscos e as possibilidades de retorno financeiro.

No primeiro momento, o estudo de viabilidade técnica deve ser realizado a fim de os avaliadores determinarem se o escopo do projeto pode ser realizado. Eles analisarão elementos como localização, entorno, condições do solo, restrições ambientais e geotécnicas que precisam ser considerados.

Na prática, o estudo de viabilidade deve avaliar as receitas do projeto e deduzir as suas possíveis despesas. Dessa forma, consegue-se descobrir se ele será ou não vantajoso para os investidores.

Qual a diferença para o estudo de viabilidade econômica? 

O estudo de viabilidade econômica é a última etapa a ser estudada e possui o objetivo de analisar o lucro do projeto, verificando a ligação do mercado com o empreendimento.

Assim, esse estudo visa a compreender se o empreendimento é viável economicamente. Ele engloba diversas análises a partir do mercado, tentando entender se é possível colocar o projeto em prática. Dessa forma, ele precisa ser realizado antes da execução de qualquer plano de uma organização.

Esse estudo é de suma importância, porque evita que a incorporadora perca dinheiro com o investimento e que a venda dos imóveis não traga o dinheiro esperado, por exemplo. Existem muitos casos em que, na teoria, o empreendimento parece ser superlucrativo, mas, na prática, não é bem assim.

O estudo de viabilidade econômica procura analisar a aplicabilidade do negócio e é possível ter uma projeção do seu comportamento diante do mercado.

Que aspectos são considerados em um estudo de viabilidade técnica?

Para chegar à conclusão de que o desenvolvimento de um projeto é realmente viável, uma série de estudos é necessária. Aqui destacamos a análise para aquisição do terreno e o desenvolvimento do fluxo de caixa. Confira!

 

Análise para aquisição do terreno

Vamos tomar como exemplo o ramo de empreendimentos imobiliários. Para dar início a uma grande obra, o ponto de partida é a escolha do terreno, visto que na construção civil a matéria-prima de todo o projeto é justamente o local de desenvolvimento da obra.

Mas apenas encontrar um local aparentemente ideal para construir um prédio residencial ou condomínio não é suficiente. É necessário realizar outros estudos de viabilidade técnica para entender se realmente aquela será a melhor opção de lugar para construir o novo empreendimento. 

Assim, o estudo do terreno analisa se o local escolhido é de fato o mais adequado para o desenvolvimento do projeto. Alguns pontos a serem examinados são a compatibilidade com o modelo do projeto em relação à topografia, localização e preço.

Pesquisa de mercado

Um dos principais pontos da análise para aquisição de terreno é a pesquisa de mercado. É dessa forma que ficará claro quais serão as expectativas de venda, em razão da demanda, do momento econômico, etc.

Essa parte do estudo de viabilidade técnica também é responsável por revelar os preços praticados na região em que se pretende lançar um novo empreendimento. Por isso, é fundamental ter uma estimativa de lucro e de receita após a obra ser concluída.

Contabilização de despesas

Ao fazer a viabilidade técnica de um projeto para aquisição do terreno, é necessário levantar todas as despesas que terão impacto sobre o empreendimento. Algumas delas são:

  • custo do terreno;
  • custos da construção;
  • taxas municipais (como outorga onerosa);
  • impostos pagos sobre a receita;
  • investimentos em marketing e divulgação do empreendimento, entre outros.

Com todas essas informações em mãos, a análise para aquisição do terreno é concluída. Nesse momento, já com o cenário das receitas e despesas, pode-se passar à próxima etapa do estudo de viabilidade técnica, ou seja, ao fluxo de caixa.

Fluxo de caixa

A elaboração de um documento de fluxo de caixa é fundamental em todo o estudo de viabilidade de construção. É essa análise que dimensiona todo o planejamento da obra e os recursos necessários para colocar o empreendimento em prática.

O fluxo de caixa também é essencial para as tomadas de decisão. O principal indicador que o mercado utiliza para isso é a chamada TIR (Taxa Interna de Retorno), que é a remuneração do capital no investimento, ou seja, o rendimento do dinheiro investido no negócio.

Qual é a importância do estudo de viabilidade técnica para o cliente final?

Como vimos, um bom estudo de viabilidade técnica contempla todas as despesas necessárias para desenvolver um projeto, com o objetivo de colocar no mercado um empreendimento de sucesso.

Esse processo tem um componente de custo, porque duas das principais despesas do estudo de viabilidade são:

  • o custo inicial do terreno – um gasto importante e que equivale em torno de 20% a 30% do negócio; 
  • e o custo de construção, tão importante quanto o custo do terreno.

Mas qual é o impacto disso para o consumidor final? A principal resposta para essa pergunta é o preço justo

Um empreendimento realizado de forma embasada resulta em economia e foco no cliente. Consequentemente, chega-se a um valor de comercialização alinhado ao que o público espera.

Outro fator relevante é que um estudo de viabilidade bem concebido indica que o empreendimento tem saúde financeira, fator que deixa o cliente seguro e confortável, porque ele sabe que a construção será realizada sem nenhum problema que possa interferir na entrega.

De que forma a R. Yazbek pode auxiliar um empreendimento?

É provável que você saiba que a R. Yazbek é referência na construção de apartamentos de alto padrão. Somos uma incorporadora e construtora que atua em vários segmentos, sempre com a premissa de incluir detalhes específicos em suas construções.

Portanto, ao realizar excelentes estudos de viabilidade, sempre com o auxílio de memorial descritivo e de especificações técnicas, conseguimos determinar com eficiência o preço que o mercado pratica.

Utilizamos premissas conservadoras para chegar a um valor de venda adequado e condizente com a realidade do mercado. 

Lembre-se que o estudo de viabilidade técnica é um instrumento fundamental para que todos os gastos e receitas previstos para determinado empreendimento estejam corretos. 

Gostou de saber mais sobre o assunto e como a R.Yazbek atua em grandes obras? Então, consulte nosso portfólio e veja como podemos te ajudar.