Estudo de viabilidade técnica: confira a importância para o cliente final

Todo mundo que lida com investimentos sabe que, antes de tomar uma decisão, é necessário fazer muitos cálculos e estudos.

Afinal, dessa forma as chances de obter lucro e sucesso aumentam consideravelmente. Em se tratando de investimentos em grandes obras, a situação não é diferente. E é nesse ponto que entra o estudo de viabilidade técnica.

Ao assumir um projeto, é essencial que a gerenciadora de obras tenha em mente qual será o custo real de aquisição de terreno (considerando taxas e impostos, por exemplo) e a situação do fluxo de caixa (claro, com toda previsão de retorno em forma de lucro). Esses pontos são fundamentais para colher bons frutos.

Se você está envolvido com a gestão de obras e preza por um estudo de viabilidade técnica de qualidade, continue a leitura deste artigo. A seguir, vamos entender a importância dessa análise para o cliente final e como a R.Yazbek pode auxiliar em seu empreendimento. Boa leitura!

O que é o estudo de viabilidade técnica?

Estudo de viabilidade técnica é a análise conduzida em etapa anterior à realização de toda e qualquer obra com o objetivo de avaliar se determinado projeto é viável, considerando-se custos, riscos e as possibilidades de retorno financeiro.

Na prática, o estudo de viabilidade deve analisar as receitas do projeto e deduzir as suas possíveis despesas. Dessa forma, consegue-se descobrir se ele será ou não vantajoso para os investidores.

Que aspectos são considerados em um estudo de viabilidade técnica?

Para se chegar à conclusão de que o desenvolvimento de um projeto é realmente viável, uma série de estudos são necessários. Aqui, destacamos a análise para aquisição do terreno e o desenvolvimento do fluxo de caixa. Confira!

Análise para aquisição do terreno

Vamos tomar como exemplo o ramo de empreendimentos imobiliários. Para se dar início a uma grande obra, o ponto de partida é a escolha do terreno, visto que na construção civil a matéria-prima de todo projeto é justamente o local de desenvolvimento da obra.

Mas apenas encontrar um local aparentemente ideal para construir um prédio residencial ou condomínio não é suficiente. É necessário realizar outros estudos para entender se realmente aquela será a melhor opção de lugar para construir o novo empreendimento.

Pesquisa de mercado

Um dos principais pontos da análise para aquisição de terreno é a pesquisa de mercado. É dessa forma que ficará claro quais serão as expectativas de venda, em razão da demanda, do momento econômico etc.

Essa parte do estudo também é responsável por revelar os preços praticados na região em que se pretende lançar um novo empreendimento. Por isso, é fundamental para se ter uma estimativa de lucro e de receita após a obra ser concluída.

Contabilização de despesas

Ao fazer a análise para aquisição do terreno, é necessário levantar todas as despesas que terão impacto sobre o empreendimento. Algumas delas são:

  • custo do terreno;
  • custos da construção;
  • taxas municipais (como outorga onerosa);
  • impostos pagos sobre a receita;
  • investimentos em marketing e divulgação do empreendimento; entre outros.

Com todas essas informações em mãos, a análise para aquisição do terreno é concluída. Nesse momento, já com o cenário das receitas e despesas, pode-se passar à próxima etapa do estudo de viabilidade técnica, ou seja, ao fluxo de caixa.

Fluxo de caixa

A elaboração de um completo documento de fluxo de caixa é fundamental em todo estudo de viabilidade técnica. É essa análise que dimensiona todo o planejamento da obra e os recursos necessários para colocar o empreendimento em prática.

O fluxo de caixa também é essencial para as tomadas de decisão. O principal indicador que o mercado utiliza para isso é a chamada TIR (Taxa Interna de Retorno), que é a remuneração do capital no investimento, ou seja, o rendimento do dinheiro investido no negócio.

Qual é a importância do estudo de viabilidade técnica para o cliente final?

Como vimos, um bom estudo de viabilidade técnica contempla todas as despesas necessárias para desenvolver um empreendimento (desde a aquisição do terreno ao lançamento ao consumidor final), com o objetivo de colocar no mercado um empreendimento de sucesso.

Esse processo tem um componente de custo, porque duas das principais despesas do estudo de viabilidade são o custo inicial do terreno — um gasto importante e que equivale em torno de 20% a 30% do negócio — e o custo de construção, tão importante quanto o custo do terreno.

Mas qual é o impacto disso para o consumidor final? A principal resposta para essa pergunta é o preço justo. Um empreendimento realizado de forma embasada resulta em economia e foco no cliente. Consequentemente, chega-se a um valor de comercialização alinhado ao que o público espera.

Outro fator relevante é que um estudo de viabilidade bem concebido indica que o empreendimento tem saúde financeira, fator que deixa o cliente seguro e confortável. Isso porque ele sabe que a construção será realizada sem nenhum problema que possa interferir na entrega.

De que forma a R. Yazbek pode auxiliar um empreendimento?

É provável que você saiba que a R. Yazbek é referência na construção de apartamentos de alto e altíssimo padrão. No entanto, muitas pessoas ainda não descobriram que essa incorporadora e construtora atua em vários segmentos, sempre com a premissa de incluir detalhes específicos em suas construções.

A R. Yazbek utiliza premissas conservadoras para chegar a um valor de venda adequado e condizente com a realidade do mercado. Ao realizar excelentes estudos de viabilidade, sempre com o auxílio de memorial descritivo e de especificações técnicas, a empresa consegue determinar com eficiência preço que o mercado pratica.

Como vimos, o estudo de viabilidade técnica é um instrumento fundamental para que uma obra seja executada de maneira acertada, uma vez que considera todos os gastos e receitas previstos para determinado empreendimento. Além disso, esse estudo tem grande impacto para o consumidor final, uma vez que o empreendimento passa a ser comercializado com preço justo para seu público.

Gostou de saber mais sobre o assunto e como a R.Yazbek atua em grandes obras? Então, inscreva-se em nossa newsletter e receba os próximos conteúdos gratuitamente em sua caixa de e-mail!

Logo