Descubra como é morar na zona sul de São Paulo

A capital paulista é o destino de muitos que procuram oportunidades com salários maiores para melhorar a qualidade de vida. Na busca pelos melhores bairros, a zona sul de São Paulo se destaca por conta dos seus empreendimentos de luxo.

Quando novos habitantes ficam em dúvida por questões de segurança, mobilidade urbana, lazer e outros fatores, os holofotes sempre recaem sobre essa área. Localização dos bairros nobres – essa é a indicação para quem quer morar em uma região estratégica e de fácil deslocamento.

Quer saber mais sobre os bairros da zona sul de São Paulo e como é morar em SP? Continue a leitura e conheça os benefícios da região em um guia completo.

Quais são os benefícios de morar na zona sul de São Paulo?

Morar nos bairros da zona sul de São Paulo possui infinitas vantagens, a começar pelo melhor Índice de Desenvolvimento Humano. Na sequência, é possível apontar a melhor mobilidade urbana e diversas oportunidades de emprego, pois abriga muitos estabelecimentos comerciais. 

Conheça melhor os benefícios abaixo:

Vias e avenidas

A zona sul conta com importantes avenidas, como a Bandeirantes e a Avenida Washington Luís. Elas passam por toda a área e vão até o centro, chegando também ao aeroporto de Congonhas. Esse deslocamento facilita muito o transporte de carros.

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um dos pontos mais fortes da região sul de São Paulo. Ela possui grande diversidade de destinos de transportes públicos, como ônibus, metrô e CPTM.

Inclusive, diversas pessoas que habitam a região já venderam seus veículos para andar apenas de transporte público, pois este possui alta qualidade e, muitas vezes, é possível chegar aos lugares mais rápido do que indo de carro. 

Lazer

A zona sul de SP conta com diversas opções de lazer para todos os gostos. O Parque Ibirapuera fica localizado nessa região e conta com diversas atrações como: museus, lugares para praticar esportes, tomar água de coco, apreciar os lagos e muito mais! 

Além disso, os bairros da zona sul têm uma ampla gama de restaurantes, bares e casas noturnas para quem prefere agitação.

Saúde

Para quem se preocupa em estar amparado com bons hospitais e clínicas, a zona sul conta com locais de referência como HCor, o Hospital São Paulo e o Instituto Dante Pazzanese.

Educação

Preocupa-se com a educação dos seus filhos? Saiba que a região sul de São Paulo conta com 38% das escolas top 100 da cidade

Ou seja, possui uma ampla gama de escolas com a qualidade que sua família merece, como o Colégio Bandeirantes, Colégio Dante Alighieri, Escola Lourenço Castanho, Escola Móbile, entre outras.

Leia também: Saiba por que a construtora R. Yazbek entrega mais que empreendimentos imobiliários!

O que fazer na zona sul SP?

As opções de lazer para quem deseja morar na zona sul são bem amplas, passando por gastronomia, cultura e esportes. 

Separamos nove lugares incríveis que podem servir como incentivo na escolha entre os bairros paulistanos. Confira detalhes sobre cada um abaixo:

Parque Ibirapuera

Um dos lugares mais famosos de SP, seu destaque não está apenas nas atrações, e sim no 1,6 milhão de metros quadrados. Perfeito para caminhadas, corridas e passeios, o parque abriga outras atrações como: Pavilhão da Bienal, Obelisco, ginásio, Planetário, auditório, etc.

Museu de Arte Contemporânea

Instalada dentro do Ibirapuera, essa obra de Oscar Niemeyer é um espaço para eventos e exposições. O Museu de Arte Contemporânea pode ser visto como um dos principais núcleos artísticos da cidade.

Museu de Arte Moderna (MAM)

O MAM também fica localizado no Parque Ibirapuera e abriga mais de 5 mil obras de pintores mundialmente conhecidos. 

Ademais, o museu também conta com galerias, ateliês, biblioteca, auditório e até mesmo uma loja para quem deseja adquirir réplicas.

Museu Afro Brasil

Com a ideia de cobrir um hiato de quase 400 anos de história, este museu se propõe a ser um centro cultural. Logo, as manifestações artísticas presentes possuem diversas formas de linguagem, como cinema, fotografia, música, dança e teatro.

Jardim Botânico

Para quem procura um contato mais íntimo com a natureza, o Jardim Botânico é o atrativo certo. Além de um museu e de vários jardins, também há espaço dedicado para piqueniques e caminhadas

Centro Cultural de São Paulo

O espaço do CCSP possui uma programação cultural intensa e diversificada. Lá estão sediados a a discoteca Oneyda Alvarenga, um conjunto de bibliotecas e muito mais.

Cinemateca

Essa instituição está, desde 1940, cuidando da produção audiovisual do Brasil com atividades para difundir e restaurar seu acervo. Além de filmes, a Cinemateca também conta com livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Shoppings

Lugares recheados de opções para comprar é o que não falta nos bairros da zona sul de São Paulo. São aproximadamente seis shoppings espalhados pela região para você escolher.

Entre eles podemos citar Cidade Jardim, Iguatemi, JK Iguatemi, Pátio Paulista, Cidade São Paulo, Ibirapuera, Metrô Santa Cruz e Morumbi.

Restaurantes/cafeterias

A gastronomia também merece destaque por causa da grande oferta de variações culinárias. Desde o popular fast-food até o mais requintado dos pratos, você encontra entre as opções de restaurantes e cafeterias.

Vale lembrar que alguns estabelecimentos possuem pratos criados por chefs renomados. Alguns exemplos são o Ambrosio Cozinha Afetiva, Eataly Brasil, Burguer Table, Restaurante Ohka e a Casa Condessa Bistrô.

Principais bairros da região

A zona sul de São Paulo é uma região que conta com um conglomerado de bairros de todos os tipos e gostos. 

Abaixo, listamos os principais e as suas vantagens

Vila Nova Conceição

A Vila Nova Conceição se destaca pelas melhores escolas e instituições de ensino. Por isso, é um ótimo lugar para famílias com filhos.

Além disso, conta com uma ótima gastronomia, com destaque para Attimo, Kosmô, Muza, Frutaria, Le Pain Quotidien. Entre outras diversas opções de restaurantes de todos os tipos e uma mercearia com produtos importados. 

Para quem prefere atividades ao ar livre, há a Praça Pereira Coutinho e a Praça Cidade de Milão. Ambas possuem brinquedos para as crianças e locais para praticar esportes, como patins e bicicleta. 

Jardins

A região dos Jardins é um dos locais mais conhecidos e que concentra a melhor infraestrutura da cidade de São Paulo. A gastronomia é um dos seus pontos fortes, o bairro conta com diversos restaurantes renomados de todas as culinárias do mundo. 

Nós recomendamos o Tordesilhas, que serve deliciosos pratos brasileiros e já ganhou o prêmio do Guia Comer & Beber 2019, da revista Veja São Paulo

Porém, se você prefere gastronomia contemporânea, o bairro possui o restaurante D.O.M. Ele possui estrelas do Guia Michelin e pessoas do mundo inteiro vêm experimentar suas delícias.  

Quem mora no bairro tem tudo o que precisa por perto. Pode andar ou dirigir pela cidade e usufruir dos mais variados serviços com muita qualidade. As ruas são arborizadas, há muitos comércios e grande valorização de imóveis

Vila Mariana

A Vila Mariana é um dos bairros mais seguros e está perto dos locais mais cobiçados e movimentados da cidade, como a Avenida Paulista e a Avenida 23 de Maio. 

Além disso, o bairro conta com diversos pontos de lazer, como a Cinemateca, o Museu Cine Segall e a Rua Joaquim Távora. Lá você encontra gastronomia de todos os tipos e diversos bares descolados e autorais. 

Para quem quer sempre estar seguro e com boas organizações por perto, o bairro dispõe de ótimos hospitais, escolas e universidades reconhecidos no país inteiro

Vila Congonhas

Morar na Vila Congonhas é um sonho para aqueles que amam viajar ou para quem tem de se deslocar muito da cidade a trabalho. 

O bairro conta com uma ótima infraestrutura, com diversos comércios e opções de lazer, além de estar valorizando muito com o passar do tempo

Vila Clementino

A Vila Clementino é conhecida por sua vasta opção de gastronomia e ótima mobilidade urbana. Possui fácil acesso às grandes avenidas, como a Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes e também a Avenida Vinte e Três de Maio. 

Para quem se interessa por lazer e cultura, o bairro dispõe do Teatro Popular João Caetano, Casa Modernista e MAC. 

Além disso, o bairro conta com uma das melhores instituições de ensino do país, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Também é lar  do Colégio Marista Arquidiocesano, da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e do Centro Universitário de Belas Artes.

Ibirapuera

Os bairros na região do Ibirapuera encantam seus moradores pela grande qualidade de vida, potência em mobilidade e as melhores escolas. Um exemplo é a Escola Móbile, ETAPA, Liceu Pasteur, Colégio Lumen Vitae, Colégio São Luís, Colégio Bandeirantes, entre outros.

Para famílias com filhos e pets, é uma grande vantagem estar próximas ao Parque Ibirapuera por sua vasta opção de atividades ao ar livre e riqueza cultural.

Faça um investimento na zona sul de São Paulo

Agora que você já sabe que a zona sul de São Paulo é a melhor região para morar ou investir, que tal olhar o portfólio da R. Yazbek

Somos uma incorporadora que constrói empreendimentos de alto padrão e possuímos mais de 25 anos de história. Mas, além de metros quadrados, construímos sonhos e histórias daqueles que encontram seu novo lar.