As 6 principais vantagens de morar no bairro Vila Mariana (SP)

O bairro Vila Mariana tem uma localização estratégica e privilegiada na cidade de São Paulo. Ele está localizado na Zona Sul, a apenas 6,2 km da região central, e oferece fácil acesso às principais avenidas e ao metrô, o que permite o deslocamento a diferentes pontos da cidade de forma simples e rápida.

O bairro é considerado nobre e completo, pois além de ter o perfil residencial, é rico em comércios e infraestrutura. Ele tem tudo o que é necessário para viver bem, como diversas opções gastronômicas, excelentes escolas e universidades, além de locais para passear e se divertir com a família.

A seguir, mostramos as principais características e a infraestrutura do bairro Vila Mariana e explicamos por que esse é o local ideal para morar em São Paulo. Continue a leitura para saber mais!

1. Próximo de tudo que você precisa

A localização privilegiada do bairro é um dos seus principais atrativos. A Vila Mariana fica próxima dos principais polos e centros comerciais de São Paulo, como a Avenida Paulista. Além disso, há fácil acesso ao metrô, que permite mobilidade a qualquer parte da cidade com rapidez e conforto. A área que compreende os bairros da Vila Mariana é coberta por 5 estações de metrô, são elas:

  • Ana Rosa, Paraíso, Vila Mariana e Santa Cruz, que pertencem à linha azul;
  • Chácara Klabin, que pertence às linhas verde e lilás.

Além do metrô, o bairro também conta com 3 terminais de ônibus: Vila Mariana, Santa Cruz e Ana Rosa. Portanto, há inúmeras alternativas de mobilidade urbana espalhadas pelo bairro.

2. Acesso às principais vias

Em uma cidade grande como São Paulo, é essencial morar em um local que ofereça diversas alternativas de trajeto. Além disso, a localização Centro-sul do bairro o coloca em uma posição estratégica, pois permite o acesso às importantes vias da região.

Por meio das avenidas Rubem Berta e 23 de Maio (Corredor Norte/Sul), por exemplo, é possível acessar tanto a região Sul, quanto ir em direção à Zona Norte da cidade. Outras avenidas importantes no bairro são a Sena Madureira, Domingos de Moraes e República do Líbano.

Além, disso, é possível acessar outras avenidas, como Ibirapuera, Brasil e Brigadeiro Luís Antônio. Se o destino for a Zona Leste, é possível utilizar a Rua Vergueiro, Av. Lins de Vasconcelos, além da Av. Doutor Ricardo Jafet.

3. Melhores pontos gastronômicos

O bairro Vila Mariana oferece uma ampla variedade gastronômica. Há bares e restaurantes que servem os mais variados cardápios. Para quem gosta de comida italiana, por exemplo, o Pasta Nostra Restaurante, localizado na Rua Joaquim Távora, oferece massas artesanais com molhos encorpados, risotos e carnes com o tempero italiano.

Para quem prefere um churrasco, o Quintal do Espeto, localizado na mesma rua, é uma excelente alternativa. O restaurante também oferece o espaço da criança, para que elas se divirtam à vontade enquanto os adultos se distraem.

Já para os amantes de pizza, tem a Pizzaria Carlitos, localizada na Rua Jorge Chamas. Presente no bairro há mais de 30 anos, o restaurante conta com um amplo salão e oferece um cardápio com mais de 60 sabores.

4. Momentos de entretenimento

O bairro Vila Mariana também tem muito a oferecer quando o assunto é lazer e entretenimento. Confira, a seguir, algumas dessas opções.

Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é uma extensa área verde, com cerca de 158 hectares, que oferecem diversas opções de lazer. É considerado o pulmão da cidade de São Paulo e um de seus principais cartões-postais. Lá as pessoas podem para praticar esportes, caminhar, andar de bicicleta ou skate, além de ser um excelente local para relaxar e descansar a mente da correria diária.

O parque também oferece áreas voltadas para a cultura, pois há o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, também conhecido como Pavilhão da Bienal de São Paulo. O local funciona para a apresentação de exposição de arte e inúmeros eventos ligados à literatura, arte e muito mais.

Casa Modernista

Outro local para um passeio cultural é a Casa Modernista, localizada na Rua Santa Cruz. Trata-se de uma casa histórica, pois foi o primeiro imóvel construído no país com arquitetura moderna. Por isso, foi tombado pelo patrimônio público e hoje é um dos locais em que funciona o Museu da Cidade de São Paulo, destinado a exposições culturais.

Parque da Aclimação

Os bairros próximos à Vila Mariana também têm muito a oferecer. O Parque da Aclimação, é uma área verde com 112 mil m² e foi a sede do primeiro Zoológico da cidade, criado em 1882.

Hoje, o local é destinado à prática de esportes, inclusive com um campo de futebol e quadras de vôlei e basquete. Também há um parquinho para as crianças se divertirem, além de poderem observar as diversas espécies de pássaros que vivem lá.

5. Saúde e educação de qualidade

Ao avaliar um local para morar, fatores como saúde e educação devem ser muito bem observados. É importante ter uma boa escola próxima para levar os filhos, bem como contar com bons hospitais e clínicas para os casos de necessidade médica. O bairro Vila Mariana oferece essa infraestrutura completa. Existem excelentes escolas no bairro, entre elas:

  • Colégio Bandeirantes;
  • Colégio Benjamin Constant;
  • Colégio Marista Arquidiocesano;
  • Curso e Colégio Poliedro;
  • Colégio Madre Cabrini.

Além dos colégios, o bairro também conta com excelentes faculdades, entre elas:

  • Faculdade e Escola Técnica SENAI — Anchieta;
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing — ESPM;
  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas — FMU.

Já com relação à saúde, no bairro Vila Mariana existem diversas clínicas, consultórios e laboratórios médicos. Além disso, a região concentra alguns dos principais hospitais da cidade, entre eles:

  • Hospital do Servidor Público Estadual;
  • Hospital Santa Cruz;
  • Hospital do Rim;
  • Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

6. Menores índices de criminalidade da cidade

A preocupação com a segurança é outro fator importante na escolha do local para morar. A Vila Mariana é considerada um bairro seguro e tem baixos índices de criminalidade. De acordo com dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2019 a região não teve nenhum registro de crimes violentos, como latrocínios e homicídios.

Como vimos, o bairro Vila Mariana tem uma localização privilegiada, oferece infraestrutura completa, diversas opções de lazer e entretenimento, além de contar com excelentes hospitais e escolas na região. Essas são características positivas e essenciais para garantir uma excelente qualidade de vida, segurança e conforto aos seus moradores.

Gostou de conhecer os benefícios da Vila Mariana? Então, assine a nossa newsletter e receba as nossas atualizações de conteúdo direto na sua caixa de e-mail!