Casa ou apartamento? Veja quais são as principais diferenças

Todo mundo que decidiu comprar ou investir em um novo imóvel já deve ter se perguntado, “afinal, qual é melhor, casa ou apartamento?” Para ter a resposta é preciso analisar diversos fatores que impactam diretamente o dia a dia da família.

Existem diferenças consideráveis entre os tipos de moradias e cada uma possui prós e contras. Desse modo, o primeiro passo é identificar alguns pontos de prioridade, por exemplo:

• Vocês gostariam de morar perto do centro?

• Gostam de espaço e áreas externas?

• Áreas de lazer são importantes para a família?

• Permissão para animais de estimação é importante?

• E o sistema de segurança é um fator decisivo?

São diversos questionamentos, não é mesmo? Pensando nisso, desenvolvemos esse conteúdo completo para esclarecermos as principais dúvidas sobre casa x apartamento. Nosso propósito é te deixar informado para tomar a melhor decisão, por isso, continue a leitura do post.

Como saber escolher entre casa ou apartamento?

Independentemente de ser apartamento ou casa, é indicado que você conheça o espaço e descubra se ele atende às suas necessidades. Cada pessoa ou grupo familiar possui suas próprias especificidades que devem ser consideradas durante a escolha.

Assim, existem prioridades que interferem diretamente em seu estilo de vida, como custo benefício, localização, segurança, áreas de lazer e comodidade.

Há um conceito na sociedade de que casas são feitas para acomodar famílias grandes, com várias pessoas residindo juntas. Por outro lado, os apartamentos estão associados com a primeira opção de imóvel para jovens e casais.

Contudo, essa não é uma regra exata e o apartamento vem se tornando a preferência de muitas famílias. Principalmente aqueles com renda mensal acima de R$ 15 mil, segundo a revista Casa e Jardim, representam 50% da pesquisa.

Portanto, a escolha deve ser bem pensada e baseada nos interesses individuais e coletivos. Na sequência, vamos apontar as vantagens e desvantagens para considerar na hora de comprar apartamento ou casa.

Vantagens e desvantagens de cada um

Para esclarecer de vez sobre qual é melhor, casa ou apartamento, separamos as principais vantagens e desvantagens de cada um. Abaixo, você vai encontrar informações sobre os tipos de moradia que mais oferecem qualidade de vida para seus moradores.

Após analisar todos os prós e contras, finalmente será possível identificar aquele que mais combina com sua família, considerando:

• Área de lazer;

• Comodidade;

• Regras de convivência;

• Segurança;

• Manutenção;

• Acessibilidade.

Área de lazer

Antigamente, para ter um bom espaço ao ar livre, era necessário morar em uma casa com quintal espaçoso. Essa, sem dúvida, é uma excelente opção. No entanto, quando pensamos em uma grande metrópole, como São Paulo, não podemos esquecer da comodidade de morar no centro da cidade.

Desse modo, hoje, quem quer morar em uma casa espaçosa precisa se deslocar para locais mais afastados. Contudo, esse deslocamento tende a comprometer a rotina da família em relação ao trabalho, escola, academia, etc. 

Também se faz necessária a menção aos esforços e custos aplicados na manutenção de jardins e demais espaços de lazer. Da mesma forma, piscina e sauna requerem atenção constante para o funcionamento correto. 

Por outro lado, já é possível encontrar edifícios com áreas de lazer de alto nível, o que garante mais comodidade. Empreendimentos com esse tipo de funcionalidade contam com espaços para:

• Receber convidados;

• Área de churrasqueira;

• Salão de festas;

• Locais para prática de atividade física;

• Piscinas exuberantes;

• Playgrounds variados. 

Em alguns condomínios de alto padrão são oferecidas aulas de Pilates e Yoga, além de SPA completo e salão de beleza. Ter esses lugares à disposição no condomínio é ótimo para quem quer otimizar a rotina e ter várias comodidades de maneira segura. E, ainda, sem se preocupar com manutenções.

Ainda, mesmo que você escolha um apartamento sem tantas opções de lazer, a boa localização garantirá o acesso ao entretenimento. Para isso, é só apostar em empreendimentos acomodados em regiões privilegiadas.

Comodidade

A possibilidade de usufruir de um espaço maior é, com certeza, uma das principais vantagens de morar em casa, porque você tem liberdade para construir quantos cômodos desejar, reformar, ampliar a cozinha, entre outros.

Além disso, você pode decorar o imóvel como quiser, sem as limitações que os apartamentos impõem. Porém, existem incorporadoras que oferecem serviços de personalização de apartamentos, que podem ser reformados para ficar exatamente como deseja o comprador.

Vale ressaltar que, em uma casa, o morador se torna responsável por toda a administração, desde a manutenção das áreas externas até o cuidado com todo o sistema de segurança. 

Já imaginou se descuidar por apenas alguns dias e ser surpreendido com a ação de algum criminoso? Quando pensamos em qualidade de vida, a segurança da família é de grande importância, não podendo haver descuidos.

Nos condomínios, as tarefas que envolvem administração e manutenção das áreas comuns ficam sob responsabilidade dos funcionários, de reparos à  limpeza. Essas ações tornam a rotina dos moradores mais simples e com menos gastos, pois o valor está incluso na taxa de condomínio.

Regras de convivência

Uma das características que mais separam casas e apartamentos são as regras de convivência e privacidade

Em uma casa é o proprietário quem define as normas em relação a animais de estimação, festas, etc. Já no apartamento, existem combinados que devem ser seguidos para um convívio harmonioso. Ou seja, morar em casa traz mais liberdade e independência para os moradores.

Por outro lado, em um edifício, fica mais fácil resolver os conflitos e exigir o respeito às regras. Isso por conta da presença do síndico e da administradora do condomínio, os quais são fundamentais em um momento de impasse. 

Desentendimentos entre vizinhos podem acontecer em qualquer tipo de moradia. Porém, em condomínios, a possibilidade de multas e advertências leva a um maior respeito às regras.

Em vizinhanças de casas, as regras de convivência na maioria das vezes se baseiam no bom senso. O que nem sempre traz bons resultados, pois quando não há acordos, os problemas chegam à judicialização. 

Segurança

A segurança também é algo que difere muito casas e apartamentos, pois a maioria dos edifícios conta com sistemas de proteção. Começando com portaria que fiscaliza entradas e saídas, câmeras e portões reforçados, trazendo sossego para os moradores.

Nos casos dos condomínios de alto padrão, é possível contar ainda com acesso mediante cartão magnético ou digital. Esses itens impedem, por exemplo, que pessoas desconhecidas batam diretamente à sua porta, porque precisam ser autorizadas antes.

Para quem mora sozinho e passa boa parte do dia fora, comprar um apartamento é a opção que mais oferece segurança. Isso se deve ao fato de que as casas são mais suscetíveis a ataques e invasões de ladrões.

Ainda que seja feito um grande investimento em sistemas de segurança, uma residência vazia sempre é um alvo mais fácil. Sem contar nas abordagens que podem ser feitas quando um morador chega em casa à noite.

Manutenção

Em uma casa as tarefas demandadas são mais trabalhosas, pois o morador deve arcar com tudo. No entanto, é possível determinar seu próprio jeito de organizar as atividades, ou contratar um serviço especializado.

Em um prédio, todas as manutenções estão inclusas no valor cobrado pelo condomínio, ou seja, o morador só precisa manter as contas em dia. Desse modo, a rotina se torna mais prática, sem responsabilidades externas ao seu apartamento. 

Portanto, em relação à manutenção, as casas possuem custos mais elevados e precisam de dedicação exclusiva do morador. Já apartamentos incluem em suas taxas condominiais empresas terceirizadas para gás, água, luz, jardineiro, limpeza, segurança, etc.

Acessibilidade

Estamos acostumados a ver centros rodeados por prédios, e isso garante a acessibilidade como uma grande vantagem. A localização privilegiada situa as pessoas próximas aos grandes centros urbanos com comércio, hospitais, escolas, parques, etc. E, ainda que não estejam próximos, as linhas de transporte público auxiliam nesse deslocamento.

Porém, ao se tratar de prédios mais antigos, esses podem não ter acessibilidade em sua infraestrutura, como ausência de elevador. Nesse cenário, casas podem ser mais fáceis de adaptar ao ambiente acessível. Mas às vezes, por diversos fatores, é melhor procurar por novos empreendimentos que já tenham acessibilidade.

As incorporadoras de alto padrão procuram tornar seus projetos perfeitos para todos que buscam conforto em seu lar. Os edifícios estão a cada dia mais tecnológicos e são desenvolvidos para atender às necessidades dos moradores. Desde elevadores, rampas, a proximidade com o centro, opções de cultura, lazer e comércio.

Realmente, decidir entre casa ou apartamento não é uma tarefa fácil. É necessário conhecer as características de cada um e analisar bem o melhor para a realidade da família. 

Pondere se fatores como segurança e convivência são importantes e combinam com as suas expectativas. Vale lembrar que essa decisão deve considerar o que os moradores desejam e planejam para o futuro.

Se após esse conteúdo ainda tiver outras dúvidas, conheça o portfólio da R. Yazbek com os principais empreendimentos de alto padrão. Com mais de 25 anos, a incorporadora dedica seu empenho para a construção de sonhos, realização, laços e confiança.

Encontre o imóvel que está procurando e invista no seu novo lar com a R. Yazbek!