Cores do ano de 2022: descubra como inserir no seu projeto de decoração

A Very Peri foi eleita oficialmente pela Pantone como a cor de 2022. O tom representa a transformação e é um mix de azul com violeta. Mas, você sabe como inserir essa cor no seu projeto de decoração de forma harmônica?

Ao contrário do que muitos pensam, as cores não servem apenas para tornar um ambiente visualmente mais agradável. Elas têm influência direta nas nossas emoções e no nosso bem-estar. Por isso, é preciso estratégia para decorar um ambiente colorido.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos falar sobre a cor Pantone 2022, outras tendências de cores e as formas de combiná-las com a decoração da sua casa.

Quais são as tendências de cor para 2022?

Sem dúvida, a Very Peri é uma das fortes tendências de cores para este ano, mas não é a única. O cenário geral da decoração pede mais conforto, bem-estar mental e relação com a natureza, e as cores devem refletir esta proposta.

A seguir, listamos 3 ideias de tendências de cores para 2022 para explorar no seu projeto de decoração. Confira!

Cores que remetem a conforto 

Quando o assunto é decoração, todos os itens utilizados no projeto têm influência direta na qualidade de vida das pessoas que vão frequentar o espaço. Os móveis, o layout e, principalmente, as cores para ambientes internos: tudo influencia.

Por isso, seguindo a mudança de hábitos trazida pela Covid-19 de valorizar mais o tempo em casa, a aposta para a cor de 2022 está em tons que remetam ao conforto e à sensação de acolhimento.

Nesse sentido, algumas das principais tendências de cores para este ano são os tons suaves, como o verde, o lilás ou o azul. Além disso, os tons neutros, como o bege, são atemporais e cabem bem nesta proposta.

Cores da natureza

Outra herança que a pandemia vai deixar para o décor é a busca por elementos da natureza. Assim, uma aposta certeira para a cor de 2022 é escolher um tom natural ou terroso para paredes, estofados, tapetes e cortinas.

Uma das principais opções para seguir esta tendência é o verde. A cor, que está diretamente associada à natureza, também remete à sensação de calma e tranquilidade.

As cores terrosas, como os tons de laranja e marrons, também vêm ganhando destaque por lembrarem tons presentes na natureza. 

Um exemplo é a cor Transparent Yellow, que remete à tons como o da areia, da palha e da madeira. Não à toa, a cor foi nomeada pela Pantone como uma das tendências para cor do ano de 2022. 

Dourado

Outra cor que tem espaço garantido neste ano é o dourado. Em contrapartida aos tons anteriores, que remetem à simplicidade, a cor transmite refinamento, elegância e luxo. Por isso, esta pode ser uma combinação interessante para a decoração.

Neste sentido, o segredo é não exagerar na aposta. Para manter o equilíbrio e a harmonia dos espaços, prefira investir no dourado apenas em detalhes decorativos, como as luminárias.

Como utilizar cores no seu apartamento?

Usar cores na decoração é uma maneira de trazer uma nova proposta para o ambiente de forma instantânea, deixando-o mais convidativo e aconchegante.

Entretanto, este ainda pode ser um grande desafio para quem não está acostumado a compor ambientes mais coloridos.

Por isso, preparamos 5 dicas para apostar na cor do ano de 2022 sem medo de errar. Confira!

Objetos de decoração

Se você tem um estilo mais minimalista ou não quer fazer grandes reformas, uma boa maneira de colocar a cor de 2022 na decoração é investir em objetos decorativos.

Esta dica funciona bem principalmente se as paredes do ambiente tiverem tons neutros. Nestes casos, é possível adotar pontos de cor nas capas de almofada ou em itens de enfeite mais criativos.

Por outro lado, caso as paredes já sejam coloridas, é preciso ter moderação para não trazer a sensação de sufocamento e confusão para o espaço.

As sensações de cada cor

De acordo com a psicologia das cores, cada tonalidade pode provocar determinada sensação ou emoção. Por isso, outra maneira de investir nas tendências de cores para 2022 é analisar a proposta de cada ambiente.

Cores quentes e vibrantes, como o amarelo, são ideais para espaços de descontração, como a sala de estar. Por outro lado, cores frias, como o azul, passam a sensação de tranquilidade, por isso, podem ser usadas nos quartos.

Cores complementares

Se você pretende combinar mais de uma cor no ambiente, é importante ter cuidado para não causar poluição visual. Uma maneira de guiar a escolha destas cores é analisar as suas disposições no círculo cromático.

Cores complementares são as que estão em lados opostos no círculo. Ou seja, é a combinação de uma cor quente e uma cor fria, como o amarelo e o roxo ou o laranja e o azul. 

Apesar de ousada, esta combinação traz um efeito mais inovador e cheio de energia. Dessa forma, esta pode ser uma boa combinação para espaços de convivência, como salas e varandas.

Cores correspondentes

Outra forma de combinar as tonalidades do círculo cromático é apostar em cores correspondentes, ou seja, as que estão lado a lado no círculo.

Neste caso, é possível usar diferentes tons da mesma cor, como azuis claros e escuros, para trazer a ideia de tom sobre tom. Outra alternativa é escolher cores próximas e que tragam a sensação de continuidade, como vermelho, laranja e amarelo.

Estas escolhas tendem a tornar o ambiente mais harmônico e agradável para a permanência. Para isso, a dica é usar o tom mais claro como dominante e os demais para compor nos detalhes.

Portas coloridas

Para os mais ousados, uma maneira de dar destaque para a cor de 2022 na decoração é investir em uma porta colorida.

Esta porta pode compor uma cor única com a parede, combinar com as demais cores do ambiente ou ser totalmente oposta, trazendo a sensação de contraste. 

Além disso, também é possível trazer tons de cor apenas para o contorno, o que já contribui para trazer o destaque.

 

A influência das cores na nossa casa

Como vimos, o uso das cores na decoração não é um recurso que garante apenas um ambiente mais bonito. Elas podem despertar emoções e transmitir diferentes vibrações energéticas para o espaço.

No geral, cores quentes são mais estimulantes e tornam os ambientes mais descontraídos. Por outro lado, cores frias são mais tranquilizantes e tornam os ambientes mais relaxantes.

O mesmo vale para as tonalidades: tons fortes remetem à energia; tons suaves remetem ao relaxamento. 

Dessa forma, é preciso ter sabedoria para seguir a tendência da cor de 2022 sem tornar o ambiente visualmente estressante ou bagunçado. Assim, ela poderá somar para criar uma atmosfera receptiva e agradável a todos.

 

Você está preparado para grandes mudanças? Então, que tal apostar nesta nova decoração em um apartamento novo que transmita toda a sua personalidade? Conheça a R. Yazbek e venha encontrar o seu imóvel dos sonhos!