Home office: como criar uma rotina para trabalhar em casa?

A necessidade de quarentena, para conter a disseminação do coronavírus, afetou profundamente a rotina de todas as pessoas. Diversas atividades — comércios, indústrias, escolas, faculdades, entre outras — foram paralisadas temporariamente e os profissionais precisaram se reinventar para manter seus negócios funcionando. Para muitos, o home office tem sido a melhor estratégia.

Afinal, várias atividades corporativas podem ser feitas sem que o profissional precise ir até o local de trabalho. De professores que preparam aulas online a executivos que conduzem reuniões por meio de videoconferência, todos precisaram criar alternativas para dar continuidade ao trabalho.

No entanto, na prática, isso nem sempre é tão simples. Será que a sua residência e os seus familiares estão preparados para essa nova rotina de trabalhar em casa? Confira as dicas para superar esse desafio!

Quais as vantagens do home office?

Com o coronavírus, o trabalho remoto se tornou a opção mais viável para muitas pessoas. Porém, não é de hoje que essa modalidade de trabalho vem ganhando adeptos. Conforme pesquisa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), divulgada em 2018, a adoção de home office pelas empresas, na ocasião, já havia crescido 22% em relação a 2016.

Na época da pesquisa, bem antes da pandemia atual, 45% das 300 empresas participantes já praticavam home office e 15% estavam avaliando a sua implementação. No entanto, para muitas pessoas, trabalhar em casa ainda é uma novidade, que exige adaptação.

Porém, apesar dos desafios, existem também diversas vantagens no home office. Além disso, vale destacar que uma necessidade pontual (a quarentena) pode se transformar em uma mudança de cultura por parte das empresas, que passarão a entender o teletrabalho como uma maneira de valorizar os profissionais e aumentar a sua produtividade.

Confira os benefícios de apostar nessa modalidade de trabalho!

Horário mais flexível

Você sente que sua produtividade aumenta à noite, mas normalmente precisa chegar bem cedo ao escritório? Com o trabalho remoto, é mais fácil ajustar as suas atividades e a sua rotina corporativa aos seus horários.

Além disso, é possível trabalhar a partir de qualquer local, o que facilita o planejamento de viagens e opções de lazer.

Maior convivência com a família

Buscar seus filhos na escola, ajudar em suas tarefas e almoçar em casa durante a semana são ações simples que contribuem para aumentar os vínculos familiares.

Menor tempo perdido no trânsito

Essa, sem dúvida, é uma das grandes vantagens do trabalho remoto. Com exceção de compromissos pontuais, não será necessário enfrentar congestionamentos todos os dias para chegar ao escritório.

Maior qualidade de vida

O tempo que antes era gasto em engarrafamentos pode se transformar em horas de lazer, em oportunidade de fazer um curso ou mesmo em uma brecha na agenda para praticar atividades físicas.

Além disso, em casa, é possível planejar melhor a rotina e a alimentação, adotando um estilo de vida mais saudável. Depois da fase da quarentena, quem está em home office consegue até tirar alguns minutos do dia para relaxar em um parque próximo de casa.

Redução de despesas

Não é somente a empresa que reduz seus custos ao manter os profissionais em home office. Quem fica em casa economiza com transporte, alimentação e até em vestuário.

Como adaptar o ambiente e a rotina para trabalhar em casa?

Apesar dos inegáveis benefícios, para quem precisou começar a trabalhar em casa agora, em função dos decretos que recomendam o isolamento social, o home office pode ser um grande desafio. Afinal, a necessidade surgiu de forma repentina e, muito provavelmente, não houve tempo de preparar uma estrutura adequada.

No entanto, com algumas pequenas mudanças, é possível organizar um espaço harmonioso para o trabalho e conciliar a rotina com os familiares. Acompanhe as nossas dicas para home office!

Converse com a sua família

Comece explicando para a sua família que, para manter sua rotina de trabalho, é preciso que todos respeitem seu horário e compromissos.

Para quem tem crianças em casa, isso pode ser um pouco mais complicado. Nesse caso, vale negociar com seu companheiro(a) um horário para que cada um fique com os filhos, enquanto o outro realiza suas tarefas.

Aproveite também o tempo ganho com o fato de não precisar se deslocar até o escritório para brincar e dar atenção exclusiva às crianças. Escolha o melhor horário e programe-se para isso, desligando o celular, a televisão e outras distrações. Assim, será mais fácil que eles entendam que existe a hora de trabalhar e o momento de se divertir.

Além disso, comece a ensinar às crianças que elas podem se distrair sozinhas. Providencie alguns objetos com os quais elas possam se entreter, como massinha, papel e giz de cera, brinquedos diversos, em local de fácil acesso.

Para os maiores, valem jogos, livros e gibis. Em alguns horários, libere o uso do tablet ou televisão — sempre com moderação. Morar em um local com área de lazer para entretenimento das crianças também ajuda, especialmente se você tem intenção de manter o home office após o fim da quarentena.

Organize a rotina

Não é por que você está em casa que, necessariamente, precisa ficar o tempo inteiro focado no trabalho. Claro que sempre existirão exceções, que devem ser, de fato, entendidas como situações excepcionais, que demandam maior dedicação. No dia a dia, procure organizar a sua rotina, fazendo pausas para descanso e refeições em horários adequados.

Mantenha o foco

No horário dedicado ao trabalho, desligue o WhatsApp e as redes sociais, focando no que precisa ser executado, sem distrações. Assim, sua produtividade aumenta.

Crie um espaço de trabalho

Escolha um local da casa adequado, no qual seja possível, por exemplo, ter tranquilidade e concentração para participar de uma reunião online, fazer telefonemas ou interagir com outras pessoas. Nada pior do que atender um cliente com som de TV alto e crianças brincando ao fundo, não é?

Nesse momento, com a quarentena, todos tendem a compreender melhor tais situações, mas, no dia a dia do home office, elas podem comprometer sua imagem e seus resultados.

Além da privacidade, escolha uma cadeira confortável, uma mesa ou escrivaninha, iluminação adequada, além de ferramentas de comunicação. São elas:

  • internet com boa velocidade;
  • computador ou notebook, com câmera e microfone, que permitam a realização de reuniões online;
  • aplicativos específicos para realização de videochamadas, calls e integração de equipes — algumas sugestões, caso você ainda não tenha familiaridade com apps do tipo, são o Zoom, o Hangouts (para Android ou iOS) ou o Skype, para reuniões e chamadas, e o Trello, para a organização de seu trabalho junto aos demais colaboradores;
  • vale a pena também investir em apps de gestão de tempo, como o Evernote, o RescueTime e o Todoist — o cronômetro do celular também pode ser o seu aliado!

Além das sugestões, a principal dica para desempenhar com sucesso suas atividades em home office é a disciplina. Claro que ninguém precisa acordar religiosamente no mesmo horário todos os dias e vestir terno e gravata (ou salto alto, para as mulheres). Entretanto, a organização da rotina de trabalho e o comprometimento com as metas corporativas fazem toda a diferença.

Gostou do artigo e quer ter acesso a outros conteúdos relevantes como este? Então assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail diversas outras dicas para organizar sua rotina e adequar a sua casa!