Tendências de decoração 2023: veja 10 novidades para aplicar no seu apartamento

Conquistar um apartamento de alto padrão é o grande sonho de boa parte dos brasileiros. E, para deixar o imóvel ainda mais parecido com o que foi desejado, é importante ficar atento às tendências de decoração.

Elas podem deixar o ambiente mais funcional e acolhedor, ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas do visual. As ideias de personalização deixam o ambiente confortável e mais próximo do perfil dos moradores.

Se você ainda não sabe por onde começar a decorar o seu apartamento, continue a leitura! Neste artigo vamos apresentar as decorações que estarão em alta em 2023 para você se inspirar!

Tendências de decoração 2023: o que esperar?

O cenário pós-pandemia de covid-19 mostrou a força do home office, pois muitas empresas permaneceram nessa modalidade. Diante disso, as pessoas passaram a ficar cada vez mais dentro de casa.

Assim, surgiu um grande desafio: a maioria dos espaços não era funcional nem agradável para permanência durante longos períodos. Dessa forma, a decoração se tornou mais importante do que nunca e a expectativa é que esta realidade continue.

Logo, é interessante apostar em algumas tendências para design de interiores em 2023. Por exemplo, decorações confortáveis aliadas com elementos naturais estarão em alta no próximo ano. 

As possibilidades de configuração para o apartamento vão desde ambientes integrados até a versatilidade dos móveis e as cores ganham grande destaque na hora de personalizar seu lar.

Segundo publicação no site Pantone, a cor de 2023 é Viva Magenta, que vibra com força e energia. Já empresas como WGSN e Coloro apostam na Digital Lavander e em outras como: Luscious Red, Sundial, Tranquil Blue e Verdigris.

Todas são cores que transmitem conforto e tranquilidade, associadas com o bem-estar das pessoas.

Quais são as tendências de decoração residencial para 2023?

Em 2022, funcionalidade e conforto guiavam a tendência em decoração, contudo, para 2023 adicionamos ao conjunto a palavra sustentável.

Pensando nisso, listamos dez ideias que já estão ganhando espaço e que estarão em alta no ano que vem.

Decoração Comfy

O conforto se tornou essencial para a decoração de uma casa, desde o uso de cores leves ao contato com a natureza. Aqui importa que a pessoa possa descansar em um ambiente totalmente tranquilo e cômodo.

A ideia da decoração comfy é tornar o espaço agradável e seguro em todos os momentos, para que você se sinta abraçado ao chegar em casa. Para alcançar isso, é preciso móveis multifuncionais e a adoção do conceito aberto e inteligente.

Integração da casa

Os ambientes integrados têm se tornado uma tendência cada vez mais em alta. Além de esteticamente agradáveis, eles também ajudam a aproveitar áreas que não estejam sendo utilizadas e trazem a sensação de amplitude para o ambiente.

Uma opção comum nos novos apartamentos projetados sob o viés da arquitetura e design de interiores é a cozinha integrada com a sala de estar ou de jantar. No geral, a integração desses ambientes sugere espaços mais descontraídos, dinâmicos e com mais interação entre as pessoas.

Cozinha moderna com móveis em tons de madeira, uma mesa de jantar no centro e cadeiras com design despojado.

As salas integradas com varandas gourmets também estão entre as principais tendências de decoração para 2023. Além de otimizar e ampliar o espaço, elas também garantem mais iluminação natural e ventilação para a casa.

Outra maneira de tornar os ambientes mais integrados é o conceito de casa inteligente. Trata-se da integração de sistemas e equipamentos de diversos ambientes para proporcionar mais conforto e praticidade aos moradores.

É o que acontece, por exemplo, com o uso das assistentes virtuais. Com esse recurso, é possível realizar tarefas como ligar as luzes, preparar o café ou abrir e fechar as persianas de maneira 100% automatizada.

Versatilidade dos móveis

A busca por praticidade também vai influenciar na escolha dos móveis em 2023, afinal, o home office já se tornou definitivo para muitas empresas. Isso fará com que as pessoas busquem móveis que possam se adaptar e readaptar conforme suas necessidades.

Ou seja, serão peças fáceis de combinar e utilizar em outras situações além do uso padrão. Este é o caso, por exemplo, dos móveis híbridos, retráteis ou planejados.

É possível conciliar a necessidade de um escritório para trabalhar durante o dia e um espaço agradável para o descanso durante a noite em um mesmo ambiente. 

Estes móveis também são um grande investimento quando consideramos a tendência do mercado imobiliário em projetar imóveis menores. Assim como nos casos de residências alugadas, quando não há flexibilidade para personalização do imóvel com móveis integrados à estrutura. 

Espaço pequeno, porém, com móveis simples que deixam o ambiente agradável. Uma poltrona com almofada, mesa compacta com computador e uma cadeira.

Retrô

Vindo diretamente dos anos 1950 e 1960, o retrô entra como tendência na decoração de móveis planejados. Ao contrário da decoração vintage, que adota itens realmente antigos, o estilo retrô faz uma releitura dessas peças

Assim, objetos que tenham alguma memória afetiva ou remetem a histórias do passado ganham mais espaço na decoração.

Outra grande aplicação do estilo retrô é o uso de estampas com padrões geométricos e formas abstratas. Geralmente, elas podem estar presentes tanto nos revestimentos quanto em itens decorativos, como tapetes ou estofados.

Entretanto, é preciso ter cautela para investir neste estilo! A estampa geométrica traz muita informação para o espaço, portanto, seu uso exagerado pode contrastar com os objetivos minimalistas.

Sendo assim, para deixar o ambiente mais harmônico, opte por cores neutras nas paredes e use apenas pontos de cor na decoração para não sobrecarregar visualmente o ambiente.

Ambiente com uma cadeira e um móvel retrô, mas com um aspecto simples e bonito ao mesmo tempo.

Design biofílico

Comentamos sobre o sustentável e é aqui que ele entra, com o design biofílico, uma forma de aproximar as pessoas da natureza. O conceito pode ser associado com jardins verticais, paredes verdes, jardins de inverno ou qualquer espaço com plantas. 

Um ponto interessante dessa tendência está associado com o aproveitamento de luz e ventilação naturais. Alguns elementos naturais continuam fortes em 2023, como flores, folhas e cores neutras.

Cores neutras e naturais

Com uma valorização maior do natural e do meio ambiente, as cores neutras e naturais ganham destaque no próximo ano. É possível começar pelos móveis, optando pela versão em madeira sustentável e seguindo para os pisos e painéis.

O uso desses tons mais terrosos transmite ao ambiente mais aconchego em um estilo rústico, clássico, contemporâneo ou industrial.

Iluminação

Aqui trazemos mais uma vez a ideia do natural focando em aberturas maiores que permitem a incidência de luz e ventilação. Imóveis com áreas integradas ou abertas proporcionam um aproveitamento maior dos recursos naturais.

São exemplos as janelas grandes, portas de vidro e projetos que favorecem a luz solar e deixam um aspecto mais saudável, arejado e confortável para os moradores.

Formas dinâmicas

A retomada pelo retrô é vista em móveis que possuem formas dinâmicas como as peças em curva ou arredondadas. Você vai ver muito essa tendência em: cadeiras, ilhas de cozinha, luminárias e espelhos.

Essas ideias estão tendo bastante procura para compor halls de entrada, banheiros, salas e quartos. O formato dos móveis confere ao lugar uma sensação de acolhimento, aconchego e relaxamento.

Dourado e tons quentes

Uma cor que está sempre presente entre as tendências é o dourado, e ele é uma das apostas para decorações em 2023.

O tom dourado deixa o ambiente com a característica de luxuoso e sofisticado. Principalmente quando seu uso é leve ou moderado, sem exageros, apenas compondo torneiras, cubas, acabamentos, metais e louças.

A combinação perfeita para o dourado são os tons quentes e fica perfeito em salas com lareiras clássicas. 

Janelas coloridas

A tendência para janelas coloridas em 2023 é grande e aparece desde a pintura de molduras até o uso de cortinas.

Desse modo, é importante que a peça e os elementos decorativos possuam certo equilíbrio e harmonia.

O imóvel com o qual você sempre sonhou está na R. Yazbek

O mais importante é que a decoração possa retratar a personalidade, os gostos e o estilo de vida dos moradores, transformando o imóvel em um verdadeiro lar.

Agora que você já conhece as principais tendências de decoração para 2023, conheça os empreendimentos da R. Yazbek e encontre o imóvel que você sempre sonhou esperando para ser decorado!