Tendências decoração 2022: Veja 3 ideias para aderir no seu apartamento

Conquistar um apartamento de alto padrão é o grande sonho de boa parte dos brasileiros. Mas, para fazer com que o imóvel se torne realmente um lar, é importante ficar atento às tendências de decoração que podem deixar o ambiente mais funcional e acolhedor.

Isto porque, ao contrário do que muitos acreditam, decorar é muito mais que deixar um ambiente apenas visualmente mais agradável. É preciso que ele transmita a personalidade dos moradores, seja confortável e, principalmente, funcional.

Se você ainda não sabe por onde começar a decorar o seu apartamento, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos falar sobre as principais tendências de decoração para 2022 e dar dicas práticas de como implementar na sua casa!

Tendências decoração 2022: o que esperar?

Seja para quem precisou adotar o modelo de trabalho em home office ou para quem esteve em ensino remoto, o fato é que a pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas passassem cada vez mais tempo dentro de casa.

Com isso, surgiu um grande desafio: a maioria dos espaços não eram funcionais nem agradáveis para permanência de longos períodos. Dessa forma, a decoração se tornou mais importante do que nunca e a expectativa é que esta realidade continue.

Assim, as tendências de decoração em 2022 devem refletir as necessidades expostas por este cenário, apostando em propostas que combinem praticidade e conforto em ambientes versáteis, multifuncionais e acolhedores.

O minimalismo, que vem em alta desde o início dos anos 2000, ainda será a base para a decoração de casas e apartamentos de alto padrão. No geral, quanto mais simples e neutro, melhor — tanto para móveis, como para cores. Mas sempre com um toque de aconchego e conforto.

Plantas na decoração, móveis em madeira natural e ampla iluminação solar também ganham mais destaque neste ano. A ideia é trazer mais conexão com a natureza e promover o bem-estar físico e mental das pessoas.

Além disso, vale lembrar que a Pantone, referência mundial em sistemas de cores, anunciou o azul floral Very Peri como a cor do ano em 2022.

A empresa indicou que o tom de azul com sub tonalidades de vermelho reflete o momento de transformação que todos estamos passando após a pandemia. Assim, esta pode ser uma boa opção para pontos de cor na decoração.

Quais são as tendências decoração residencial para 2022?

Não há como negar: a funcionalidade e o conforto realmente vão guiar as principais tendências de decoração daqui em diante. Mas como aplicar isso na prática?

Para te ajudar nesta tarefa, listamos as três principais tendências de decoração para 2022 que podem unir estes dois fatores. Confira!

1. Integração da casa

Os ambientes integrados tem se tornado uma tendência cada vez mais em alta. Além de esteticamente agradáveis, eles também ajudam a aproveitar áreas que não estejam sendo utilizadas e trazem a sensação de amplitude para o ambiente.

Uma opção comum nos novos apartamentos projetados sob o viés da arquitetura e design de interiores é a cozinha integrada com a sala de estar ou de jantar. No geral, a integração desses ambientes sugere espaços mais descontraídos, dinâmicos e com mais interação entre as pessoas.

As salas integradas com varandas gourmets também estão entre as principais tendências de decoração para 2022. Isto porque, além de otimizar a ampliar o espaço, elas também garantem mais iluminação natural e ventilação para a casa.

Outra maneira de tornar os ambientes mais integrados é o conceito de casa inteligente. Trata-se da integração de sistemas e equipamentos de diversos ambientes para proporcionar mais conforto e praticidade para os moradores.

É o que acontece, por exemplo, com o uso das assistentes virtuais. Com este recurso, é possível realizar tarefas como ligar as luzes, preparar o café ou abrir e fechar as persianas de maneira 100% automatizada.

2. Versatilidade dos móveis

A busca por praticidade também vai influenciar na escolha dos móveis neste ano. Afinal, muitas empresas vão adotar em definitivo o modelo de trabalho home office ou híbrido, o que fará com que as pessoas busquem móveis que possam se adaptar e readaptar conforme suas necessidades.

Ou seja, a tendência de decoração em 2022 para móveis será por peças que sejam fáceis de usar e combinar, além de poderem ser utilizadas em várias situações. Este é o caso, por exemplo, dos móveis híbridos, retráteis ou planejados.

É possível conciliar a necessidade de um escritório para trabalhar durante o dia e um espaço agradável e aconchegante para o descanso durante a noite em um mesmo ambiente. 

Estes móveis também são um grande investimento quando consideramos a tendência do mercado imobiliário em projetar imóveis menores. Assim como nos casos de residências alugadas, quando não há flexibilidade para personalização do imóvel com móveis integrados à estrutura. 

3. Retrô

Seguindo a linha de valorização sobre a importância do lar, o estilo retrô também é uma das grandes tendências de decoração para 2022. Este tipo de decoração se inspira em épocas passadas, como os anos de 1950 e 60.

Ao contrário da decoração vintage, que adota itens realmente antigos, o estilo retrô faz uma releitura destas peças. Assim, objetos que tenham alguma memória afetiva ou remetam a histórias do passado ganham mais espaço na decoração.

Outra grande aplicação do estilo retrô é o uso de estampas com padrões geométricos e formas abstratas. Geralmente, elas podem estar presentes tanto nos revestimentos quanto em itens decorativos, como tapetes ou estofados.

Entretanto, é preciso ter cautela para investir neste estilo! A estampa geométrica traz muita informação para o espaço, portanto, seu uso exagerado pode contrastar com os objetivos minimalistas.

Sendo assim, para deixar o ambiente mais harmônico, opte por tonalidades neutras nas paredes e use apenas pontos de cor na decoração para não sobrecarregar visualmente o ambiente.

 

A decoração começa pelos elementos de base que ocupam a maior proporção de espaço no cômodo e são mais difíceis de serem alterados, como a cor das paredes e dos móveis.

Em seguida vêm os itens decorativos, que trazem mais personalidade para o ambiente e são a melhor maneira de absorver as tendências de decoração, como objetos, quadros e pontos de cor.

De maneira geral, a regra é sempre manter o equilíbrio entre elementos de base e itens decorativos. É importante que eles tenham o mesmo estilo para que a decoração como um todo possa ser percebida de forma harmônica.

Para isso, alguns dos pontos principais a serem avaliados são a cor e o tamanho. Se os elementos de base têm tons neutros, por exemplo, é possível apostar em itens coloridos e vice-versa.

A mesma ideia de equilíbrio vale para o tamanho. Se o espaço for alto, peças na vertical podem ser mais interessantes. Mas se as paredes forem baixas, é preferível optar por objetos horizontais.

O mais importante é que a decoração possa retratar a personalidade, os gostos e o estilo de vida dos moradores, transformando o imóvel em um verdadeiro lar.

Agora que você já conhece as principais tendências de decoração para 2022, conheça os empreendimentos da R. Yazbek e encontre o imóvel que você sempre sonhou esperando para ser decorado!