Valorização de imóveis: veja como a arquitetura inteligente pode te auxiliar

A valorização de imóveis é a responsável para que as propriedades possam ser vendidas por um valor maior do que seu custo inicial. É ela também que promove os imóveis como investimentos seguros e rentáveis a longo prazo.

No entanto, essa valorização depende de uma série de fatores externos que influenciam diretamente no valor de um empreendimento no mercado imobiliário.

Uma coisa é certa: a arquitetura inteligente contribui para que um imóvel seja mais valorizado nas negociações. O conceito está relacionado à tecnologia e sustentabilidade, tendências que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Ainda assim, muitas pessoas têm receio de realizar o investimento e ter prejuízos no futuro. Se este é o seu caso, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos explicar como funciona a valorização de imóveis e como a arquitetura inteligente pode auxiliar neste processo.

O que é a valorização de imóveis?

A valorização de imóveis se dá quando o valor de mercado da propriedade aumenta em relação ao seu preço inicial. Isso pode acontecer tanto para empreendimentos comerciais quanto para residenciais.

O que influencia a valorização?

Geralmente, existem diversos motivos que podem interferir neste processo, como é o caso da condição econômica do país, a melhora na qualidade de vida do bairro ou da cidade em que o imóvel está situado, mudanças feitas em sua estrutura e as condições de oferta e demanda do mercado imobiliário, por exemplo.

Até mesmo a pandemia refletiu na valorização de imóveis. Com o isolamento e a tendência do trabalho em home office, houve um grande fluxo de moradores dos grandes centros para as áreas mais afastadas. Como consequência, os imóveis passaram por uma alta nos preços.

Outros pontos que afetam a valorização de imóveis podem ser observados. Confira abaixo:

Localização

A localização é justamente um dos principais fatores a  influenciar na valorização ou desvalorização imobiliária. Nesse sentido, são considerados fatores como:

• planejamento urbano do local;

• potencial de desenvolvimento;

• proximidade de serviços essenciais, como bancos, mercados e farmácias;

• proximidade de serviços de lazer, como restaurantes, shoppings e áreas verdes;

• condições de mobilidade no entorno e facilidade de acesso a centros comerciais.

Segurança

É inegável, também, que a segurança em torno da região onde você vive interfere na valorização de um imóvel. Pois, quanto mais conveniente, tranquilo e harmonioso for um bairro, melhor vai ser o preço dos empreendimentos. E o mesmo se aplica em casos contrários.

Não à toa, mais pessoas procuram sempre por bairros considerados seguros. Existem listas que se pautam por diferentes índices para quem deseja viver nas grandes cidades. Consequentemente, os preços do mercado imobiliário também oscilam por conta desses fatores.

Saiba mais: Confira excelentes apartamentos para comprar em São Paulo

Mercado imobiliário

O próprio mercado imobiliário tem a sua parcela de interferência na valorização de imóveis.

Pode ser, por exemplo, em razão da quantidade de investimentos em novos empreendimentos. Ou, ainda, por meio de uma só construção, mas que vai renovar toda uma região.

A chegada de um imóvel de luxo pode ser suficiente para dar uma guinada em todo o bairro. E assim por diante: o próprio mercado tende a gerar tendências, criar demandas e despertar o desejo de consumo nas pessoas.

Só é importante, como você deve imaginar, estar a par do que está acontecendo no mercado imobiliário em geral. Analise, estude e avalie os detalhes em torno de uma potencial compra para se certificar de que você vai desfrutar de um verdadeiro lar e em longo prazo, lembre-se disso.

Leia também: Saiba o que é o apartamento garden e quais são as suas vantagens

Conservação do imóvel e possibilidades de alteração

As condições do imóvel devem ser outro ponto para causar um grande impacto nesse aspecto. De maneira geral, quanto maior a metragem e mais cômodos tiver o imóvel, melhor. Mas, em um segundo momento, outros fatores também são importantes, como:

• qualidade dos acabamentos;

• incidência solar;

• vagas em garagem;

• vista agradável;

• disponibilidade de elevador, no caso de prédios;

• condições das áreas comuns, como academias e piscinas, no caso de condomínios;

• potencial de adaptação e personalização do imóvel sem grandes reformas.

Além disso, projetos arquitetônicos também podem influenciar positivamente na valorização de uma propriedade, principalmente se for um projeto de arquitetura inteligente.

Qual a média de valorização anual dos imóveis?

É difícil precisar um valor estimado, já que não há um padrão específico ou mesmo regularizado de valorização de imóveis. Ainda mais porque, como vimos, os fatores que jogam os preços para cima ou para baixo são bem distintos.

Mas o mercado em geral é altamente integrado por números. Nada foge muito de um padrão já estabelecido ou claro de aplicação. E o imobiliário não é exceção. Por isso, é preciso sempre ficar de olho em índices de mercado, como o CDI e o Ibovespa, para comparar com o momento do setor imobiliário.

Nem sempre a mudança vai ser imediata, pelo contrário. Por isso, acompanhar todos os setores (como o financeiro e o imobiliário) pode servir para encontrar boas oportunidades de compra.

Arquitetura inteligente x Valorização do imóvel: entenda a correlação

Por meio da arquitetura inteligente, temos testemunhado cada vez mais a valorização de imóveis. Mas por quê? A seguir, vamos discorrer sobre o assunto.

Novas formas e ferramentas

Novas tecnologias, métodos e ferramentas têm trazido a possibilidade de agilizar, qualificar e agregar mais eficiência às obras. E o consumidor final percebe o resultado disso. É o caso, por exemplo, do Building Information Modeling (BIM) e da Realidade Aumentada ou mesmo da Realidade Virtual.

Isso tudo influencia na mudança da forma de projetar e de construir um edifício. E, quanto mais digital, seguro, eficiente e ágil, mais valorizado será um imóvel, sem dúvidas.

Materiais e elementos construtivos

Materiais e elementos construtivos (também conhecidos como “inteligentes”) já são realidade. E permanecem em constante evolução nos canteiros de obras e planilhas de projetos.

Quer saber do que se trata isso, especificamente? Confira, a seguir, alguns exemplos para avaliar se eles podem, mesmo, impactar a valorização de imóveis:

• tintas autolimpantes. Suas composições permitem que o contato com raios solares libere substâncias capazes de eliminar microrganismos e sujeiras;

• tintas frias. Elas têm a capacidade de refletir mais a radiação solar e, com isso, causar um aquecimento menor aos edifícios;

• vidros autolimpantes. Soluções pensadas para desprender, com facilidade, parte da sujeira acumulada na parte externa dos prédios;

• hidrocerâmicas. Os produtos oferecem melhor conforto térmico, também, mas no interior das unidades. Certamente, algo diferenciado e tanto em áreas onde o calor beira o insuportável;

• concretos autorregenerativos. Eles têm a capacidade de fechar fissuras menores que apareçam na superfície do material com o auxílio de bactérias.

Veja mais: Conheça tudo a respeito da construtora R. Yazbek!

Automação e gestão predial

Por fim, podemos falar da automação e gestão predial como elemento indispensável para a valorização de imóveis. Afinal, são soluções que afetam a agilidade e eficiência da gestão com o auxílio de técnicas, metodologias e tecnologias diferenciadas.  

Algumas soluções focadas nisso são:

• geradores;

• no-breaks;

• controle automatizado de climatização de ambientes;

• sensores de presença de iluminação;

• sensores de temperatura e fumaça contra incêndios;

• monitoramento automático de vazamentos.

Entre outras possibilidades que têm, sim, contribuído para a valorização de imóveis.