Valorização de imóveis: veja como a arquitetura inteligente pode te auxiliar

A valorização de imóveis é o que faz com que as propriedades possam ser vendidas por um valor maior do que seu custo inicial. Isso também é o que faz a fama dos imóveis como investimentos seguros e rentáveis a longo prazo.No entanto, a valorização de imóveis depende de uma série de fatores externos que influenciam diretamente no valor de um empreendimento no mercado imobiliário.

Uma coisa é certa: a arquitetura inteligente contribui para que um imóvel seja mais valorizado nas negociações. Isso porque o conceito está relacionado à tecnologia e sustentabilidade, tendências que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Ainda assim, muitas pessoas têm receio de realizar o investimento e ter prejuízos no futuro. Se este é o seu caso, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos explicar como funciona a valorização de imóveis e como a arquitetura inteligente pode auxiliar este processo.

O que é a valorização de imóveis?

A valorização de imóveis é o que acontece quando o valor de mercado da propriedade aumenta em relação ao seu preço inicial. Isso pode acontecer tanto para empreendimentos comerciais quanto para residenciais.

Geralmente, existem diversos motivos que podem interferir neste processo, como é o caso da condição econômica do país, a melhora na qualidade de vida do bairro ou da cidade em que o imóvel está situado, mudanças feitas em sua estrutura e as condições de oferta e demanda do mercado imobiliário, por exemplo.

Até mesmo a pandemia pode refletir na valorização de imóveis. Com o isolamento e a tendência do trabalho em home office, houve um grande fluxo de moradores dos grandes centros para as áreas mais afastadas. Como consequência, os imóveis destas regiões passaram por uma alta nos preços.

A localização é justamente um dos principais fatores que podem influenciar na valorização ou desvalorização imobiliária. Nesse sentido, são considerados fatores como:

  • planejamento urbano do local;
  • potencial de desenvolvimento;
  • proximidade de serviços essenciais, como bancos, mercados e farmácias;
  • proximidade de serviços de lazer, como restaurantes, shoppings e áreas verdes;
  • segurança da região próxima ao imóvel;
  • condições de mobilidade no entorno e facilidade de acesso a centros comerciais.

As condições do imóvel é outro ponto que causa um grande impacto neste aspecto. De maneira geral, quanto maior a metragem e mais cômodos tiver o imóvel, melhor. Mas, em um segundo momento, outros fatores também são importantes, como:

  • qualidade dos acabamentos;
  • incidência solar;
  • vagas em garagem;
  • vista agradável;
  • disponibilidade de elevador, no caso de prédios;
  • condições das áreas comuns, como academias e piscinas, no caso de condomínios;
  • potencial de adaptação e personalização do imóvel sem grandes reformas.

Além disso, projetos arquitetônicos também podem influenciar positivamente na valorização de uma propriedade, principalmente se for um projeto de arquitetura inteligente.

Arquitetura inteligente x Valorização do imóvel: entenda a correlação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um projeto de arquitetura é muito mais do que desenhos e ambientes esteticamente bonitos. Na verdade, trata-se de guiar a construção de um imóvel que seja funcional e traga bem-estar e qualidade de vida aos moradores e seus vizinhos.

Para alcançar este objetivo, consideram-se fatores como o tamanho e topografia do terreno, a funcionalidade dos espaços, a harmonia de formas e cores, o conforto visual, térmico e acústico dos ambientes, entre outros.

A arquitetura inteligente amplia ainda mais este conceito e incorpora tecnologia e sustentabilidade aos projetos. Algumas das iniciativas deste modelo de arquitetura são:

  • sensores de presença que apagam as luzes automaticamente em espaços vazios;
  • janelas posicionadas de forma estratégica para aproveitar melhor a luz do dia;
  • ar-condicionado capaz de controlar a temperatura por meio de sensores de calor e presença.

Tudo isso gera redução de custos, de energia e mais conforto para os moradores. Além disso, projetos desenvolvidos por arquitetos impactam diretamente na valorização de imóveis, aumentando seu valor de mercado de 5% a 12%.

Uma pesquisa encomendada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), em 2015, revelou que apenas 14,60% dos brasileiros economicamente ativos já contrataram serviços de arquitetos ou engenheiros. Esta realidade contribui ainda mais para a valorização desses imóveis, já que, geralmente, eles se destacam dos que estão ao redor. 

Assim, imóveis com projetos arquitetônicos não só podem ser vendidos por valores acima da média de mercado, como também são negociados com mais facilidade e rapidez, além de se tornarem ainda mais valorizados com o tempo.

Importância de preocupar-se com esse quesito em um investimento

A esta altura, não restam dúvidas de que adquirir uma propriedade com um projeto de arquitetura inteligente é um investimento na valorização do imóvel a médio e longo prazo, certo? 

No geral, quanto mais trabalhado for o projeto, maior é o potencial de valorização do empreendimento do mercado imobiliário. Logo, será ainda mais fácil revendê-lo no futuro  com grandes margens de lucro.

Mesmo que o objetivo inicial seja morar no local, a arquitetura inteligente pode ser um grande diferencial neste cenário. Isto porque ela poderá tornar o ambiente mais sustentável, econômico e agradável para os moradores.

Entretanto, é preciso ter cautela em ambos os casos. Afinal, apenas o projeto de arquitetura pode custar até 12% do valor total da construção. Por isso, é fundamental contar com o suporte e orientação de quem é referência no assunto para evitar prejuízos.

A R.Yazbek é uma construtora e incorporadora com mais de 25 anos de atuação. Temos mais de 5.500 unidades autônomas, 80 empreendimentos imobiliários e mais de 1,2 milhão de metros quadrados de área construída.

Todos os nossos empreendimentos são baseados em um alto padrão de qualidade, segurança e sustentabilidade. Tudo isto por meio de métodos construtivos consolidados associados à tecnologia e inovação.

Agora que você já sabe como a valorização de imóveis acontece, que tal realizar um investimento no seu futuro? Conheça mais sobre a R. Yazbek e saiba como podemos te auxiliar nesta trajetória!