Você conhece as regras da personalização de imóvel?

Tendência entre as empresas que atuam no mercado de alto padrão, a personalização de imóvel é vista como um diferencial pelo público exigente. Isso porque possibilita que o cliente customize a unidade de acordo com o seu estilo de vida e suas necessidades, seja com alterações na planta, nas instalações ou nos acabamentos — tudo isso durante a construção do empreendimento.

Para falar mais sobre esse tipo de serviço e suas possibilidades, convidamos Thiago Alarcon, Gerente de Incorporação da R.Yazbek, para colaborar com a produção deste artigo. Ele contou como funciona o processo de transformação dos empreendimentos e as principais vantagens proporcionadas aos clientes.

Acompanhe e confira o resultado dessa conversa!

Como funciona a personalização de imóvel?

Para explicar esse processo, primeiro precisamos relembrar como ocorre o desenvolvimento de um produto imobiliário. Todo empreendimento imobiliário conta com o memorial descritivo padrão, no qual a incorporadora especifica os acabamentos de todas as unidades e também das as áreas comuns do empreendimento.

Piso do terraço, revestimento da cozinha, pintura de paredes, tipos de metais e modelos de portas são exemplos de itens detalhados no memorial descritivo. Essas especificações são definidas juntamente com profissionais da área de decoração e arquitetura e buscam especificar acabamentos alinhados às tendências de arquitetura.

As possibilidades de personalização

Thiago Alarcon destaca que, na grande maioria dos empreendimentos, a incorporadora oferece aos clientes algumas opções de plantas no momento da aquisição da unidade. São sugestões que possibilitam, por exemplo, ampliação de sala, integração da cozinha, entre outras modificações.

Além das diferentes plantas, existem outras duas possibilidades de customização das unidades: com kit acabamento ou personalização completa.

Quando o cliente opta pelo kit acabamento, o incorporador define (juntamente com arquitetos e decoradores) quais customizações serão feitas, sendo que geralmente é possível escolher entre 2 ou 3 tipos diferentes de kits. As modificações visam a deixar pisos, paredes, louças, metais, ar-condicionado, entre outros, alinhados com as necessidades e preferências do cliente.

Já ao escolher a personalização completa, o cliente tem a possibilidade de customizar totalmente sua unidade, seja com alterações de planta (além das diferentes opções já oferecidas), seja modificando acabamentos e instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado. Ou seja, o cliente e seu arquiteto ou decorador têm total liberdade e flexibilidade para escolher e sugerir as alterações, respeitando alguns critérios técnicos.

Os diferenciais da R.Yazbek

Thiago Alarcon esclarece que “a R.Yazbek tem em seu DNA o atendimento personalizado e completo aos clientes, e isso se reflete na qualidade do que é entregue. É por isso que, especialmente nos empreendimentos de alto padrão, permitimos não só a escolha de kit acabamento, como também a customização completa das unidades“. Ainda segundo o Gerente de Incorporação, essa personalização full (total) mantém a R.Yazbek em destaque entre as empresas do mercado imobiliário.

Mas um ponto importante no processo de personalização e escolha do Kit acabamento é o prazo para que sejam feitas todas as definições. Thiago ressalta que, quando o cliente adquire o imóvel na planta, no stand de vendas, normalmente há tempo suficiente para realizar a customização durante a construção. No entanto, a partir de determinado momento da obra, certas alterações não são mais permitidas, uma vez que podem influenciar o andamento da construção.

“Nos nossos últimos empreendimentos, conseguimos dar a possibilidade de customização de unidades aos nossos clientes e, ainda assim, foi possível entregar os empreendimentos com antecedência em relação ao prazo contratual. Pontualidade e qualidade são diferenciais dos quais não abrimos mão em nossos empreendimentos”, pontua Thiago.

O que pode e o que não pode ser personalizado?

Segundo Thiago Alarcon, todo pedido de alteração deve envolver a análise de profissionais, para que sejam encontradas as melhores soluções. “Permitimos que o cliente personalize todo o apartamento, mas isso passa por interações com nossa área técnica, uma vez que há algumas premissas técnicas que devem ser respeitadas”, esclarece.

Mas quanto a isso o cliente não precisa se preocupar. Durante o processo de personalização, a incorporadora já estabelece os prazos e premissas técnicas, para que tudo seja feito da melhor forma. A equipe técnica da R.Yazbek também fica à disposição para tirar todas as dúvidas.

O que pode ser personalizado

  • Layout — alterações gerais na planta, como ampliação de suítes e de salas e integrações entre ambientes;
  • parte elétrica — inclusão e modificação de pontos elétricos, como tomada, pontos de iluminação e adequação do quadro de energia;
  • parte hidráulica — alterações nos pontos hidráulicos (mudança de layout de banheiro);
  • ar-condicionado — alterações nos pontos de ar-condicionado;
  • instalações especiais — automação residencial, aspiração central, entre outras;
  • acabamentos — revestimento de piso, paredes, bancadas de mármores e granitos, metais, portas etc.

O que pode não pode ser personalizado

  • Fachada do prédio — a fim de resguardar a identidade arquitetônica do empreendimento;
  • alterações estruturais — estrutura de concreto (laje, vigas e pilares), bem como alterações nas prumadas hidráulicas e elétricas;
  • determinações legais — algumas mudanças podem ser limitadas por questões de legislação municipal.

Os custos envolvidos na personalização

Thiago Alarcon esclarece que a personalização de imóvel funciona em um sistema de débitos e créditos. “Quando o cliente adquire uma unidade, ele tem as especificações do memorial descritivo. Se o porcelanato do terraço custa X e ele quer utilizar um granito que custa Y, a R.Yazbek faz o débito e o crédito. Isso significa que o preço X do porcelanato é descontado e o valor Y do granito é adicionado.”

Ainda segundo o Gerente de Incorporação, nesse processo há, naturalmente, o envolvimento de taxas de administração da obra e de custos diretos e indiretos. Afinal, existe todo um cuidado e acompanhamento técnico para que as modificações sejam realizadas corretamente.

“A obra funciona como uma indústria vertical, então, precisa contar com uma equipe que compreenda a necessidade de fazer trabalhos distintos com pisos, pinturas, instalações e outros elementos. Isso é muito vantajoso para os clientes que desejam investir em imóveis personalizados“, ressalta Thiago.

O que você tem a ganhar com a personalização?

A R.Yazbek tem toda uma estrutura para oferecer atendimento individual aos clientes e aos profissionais envolvidos com os projetos. Esse cuidado visa atender aos objetivos e necessidades de cada família, por meio de ambientes exclusivos e pensados nos mínimos detalhes.

Veja abaixo as principais vantagens para quem opta pela personalização completa.

Satisfação

Cor de parede, tipo de louça, material de revestimento e outros recursos podem ser definidos em um processo de personalização de imóvel. Isso significa que você poderá usar o serviço para deixar o apartamento com a sua cara, do jeito que sempre sonhou.

A adequação ao gosto dos moradores é possível nos mais diversos graus, do básico ao integral. Thiago Alarcon oferece como exemplo a opção de variar a planta do projeto: “são modificações de layout, exclusão de banheiro, adição de escritório, junção de duas suítes para formar uma maior”.

Também há cozinha fechada (clássica) ou aberta/americana, bem como a possibilidade de ampliar cômodos, retirar paredes e integrar áreas distintas. A finalidade é sempre manter o visual e a utilidade dos espaços coerentes com os pedidos do cliente.

Outra alternativa é alterar os acabamentos de diferentes superfícies: “porta, ferragens da porta, maçaneta, torneiras, bancada, piso, iluminação etc. Absolutamente tudo é passível de personalização”, afirma Thiago. É preciso, contudo, estar atento às normas técnicas.

Comodidade

Muitas pessoas querem receber as chaves e curtir o novo apartamento sem precisar mexer em sua estrutura ou decoração. Felizmente, com um projeto personalizado, isso é possível.

Mesmo quem não tem um decorador ou arquiteto pode obter o contato de um profissional com a equipe da R.Yazbek. A empresa conta com uma lista de fornecedores para indicar o serviço a quem necessita, além de cuidar de todo o processo de execução.

Thiago diz que o cliente recebe seu apartamento completo e finalizado: “a obra civil vai estar absolutamente pronta para ele contratar a parte de marcenaria e mobiliário. Assim, evita toda a dor de cabeça da reforma, que a gente sabe que é algo que começa com um orçamento e vai mudando, o valor só cresce”.

Economia

Resolver aspectos estéticos e funcionais antes da finalização da obra é uma ótima estratégia para cortar gastos. Afinal, tudo será definido com o devido planejamento, permitindo que você aproveite o orçamento da melhor forma possível.

A personalização de imóvel na planta também tem o grande diferencial da sustentabilidade, por permitir alterações antes da entrega. Thiago destaca a redução de custos e um melhor aproveitamento dos recursos, já que “isso evita reformas que seriam feitas depois do empreendimento pronto.”

Garantia

Como é a própria incorporadora que realiza as personalizações, passa a ter o cuidado de oferecer garantia para todos os processos e itens que foram contratados. Isso é muito bom para o cliente, que não precisará se preocupar com a perda de qualidade e com possíveis custos que envolvem a refação de diferentes trabalhos.

Outro aspecto que vale a pena destacar é a tranquilidade que a equipe R.Yazbek proporciona a todos os seus clientes. Esse cuidado é garantido em todo o processo de lançamento e construção. A empresa disponibiliza o status do andamento das obras em seu site e, a partir de determinado momento da obra, permite visitas do cliente à unidade, juntamente com o arquiteto.

Durante a construção, existem também dois eventos: a visita à obra (Obra Tour) — quando os condôminos são convidados para conhecerem o andamento das obras do empreendimento — e o dia da medida — quando o cliente faz uma visita em sua unidade. Os momentos são utilizados para tirar dúvidas, trocar informações e realizar todos os procedimentos necessários. Outras visitas podem ser realizadas por meio de agendamento com a empresa.

Conseguimos responder aos principais questionamentos que você tinha sobre o processo de personalização de imóvel? O alto padrão oferecido pela R.Yazbek faz com que esse serviço seja entregue com qualidade máxima. Portanto, busque uma empresa que tem expertise na área.

Que tal conhecer melhor os nossos empreendimentos? Acesse agora o portfólio completo da R.Yazbek e confira os detalhes de cada imóvel!