O que é domótica e como ela pode facilitar seu dia a dia?

Domótica é um conceito que vem sendo muito utilizado recentemente, porque com ela podemos automatizar as funções de nossos lares. Quem não se lembra dos desenhos da infância como os Jetsons, em que a casa era toda automatizada? O conceito é mais ou menos isso, mas de uma forma um pouco mais moderna e atualizada ao século 21. Com a domótica, você pode organizar e gerenciar todos os eletrodomésticos da sua casa, desde as luzes até a máquina de café

Quer entender de onde vem essa ideia e como aplicá-la no seu lar? Continue a leitura!

O que é domótica? 

A palavra domótica vem da fusão de “domus”, que significa “casa” em latim, com robótica, ligada ao ato de realizar ações automatizadas. 

Basicamente, consiste em um sistema inteligente para casas. Ou seja, o objetivo é conseguir controlar todos os aparatos elétricos do lar por um controle, que pode ser o próprio smartphone ou um controle físico. 

Além disso, esse sistema também auxilia na segurança, no conforto e nas facilidades do dia a dia. 

Como tornar as casas inteligentes? 

Existem diversas formas de tornar a casa inteligente. Essa tecnologia nasceu nos anos 1980, mas desde então vem sendo atualizada e renovada. 

Hoje, existem diversos empreendimentos que já utilizam o smart home, principalmente os apartamentos de alto padrão. 

Alguns exemplos de como você pode aplicar essa tecnologia:

  • Iluminação: com os dispositivos inteligentes para residências, é possível automatizar a iluminação de acordo com a luz natural ou sensores de presença. Você também pode criar ambientes específicos com luzes para assistir a filmes ou reunir amigos para dançar, por exemplo;
  • Segurança: com esses dispositivos, é possível detectar vazamentos, pequenos incêndios ou invasões na sua própria casa. Além disso, é possível ver o que as câmeras estão captando e se os seus filhos estão bem por meio do seu smartphone;

 

  • Persianas e cortinas: é possível definir o horário que você deseja que as suas cortinas abram, para que o seu despertar seja mais natural, sem despertador sonoro;

 

  • Controle de temperatura: você também pode definir a temperatura que mais lhe agrada durante o dia e à noite por meio do seu celular. Em um dia de calor, por exemplo, você pode ligar o arcondicionado antes de chegar em casa para que o clima esteja ideal. 

Quais benefícios a domótica traz para os moradores? 

Existem inúmeros benefícios em aplicar a automação residencial. Eles vão desde segurança com a sua família até comodidade e conforto no dia a dia. Essa tecnologia vem para nos auxiliar nas tarefas diárias do lar. 

Afinal, quem não quer em apenas um clique transformar todo o ambiente para ver um filme ou para um jantar romântico com música, por exemplo? 

Trouxemos abaixo algumas vantagens de aplicar a domótica na sua casa.

Maior segurança

A maior vantagem das smart homes é a segurança. Para quem vive em grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, esse ponto é crucial para o bem-estar das famílias. 

Com a domótica, você pode ter acesso a todas as câmeras de segurança do seu apartamento a qualquer hora e de qualquer lugar.

Além disso, você é informado em tempo real se os alarmes de segurança estão tocando,  detectar fugas de água, alto nível de CO, vazamento de gás, fumaça de incêndio, quebra de vidros e intrusão

Com esses dispositivos, você pode acionar a polícia ou os bombeiros sem precisar estar em casa.

Maior conforto

Moça desfocada na foto, sentada no sofá lendo um livro; Logo a frente, uma mesa de centro com foco em um equipamento que faz o gerenciamento da inteligência artificial da casa.

O conforto também é uma grande vantagem da domótica, já que você consegue ter a tecnologia aliada a sua rotina automaticamente. 

É possível até deixar seu café pronto no horário que você acordar, ter a climatização perfeita para quando chegar em casa do trabalho ou até mesmo ter a sua piscina coberta sem nem precisar sair do sofá. 

Maior economia

A longo prazo, com os aparelhos inteligentes, é possível ter mais economia no bolso, porque as luzes, os arescondicionados, portões e outros aparelhos elétricos ligam e desligam automaticamente. Assim, evita-se qualquer tipo de esquecimento, auxiliando também quando você for sair por muito tempo em viagens, por exemplo. 

Maior praticidade

Como já dissemos anteriormente, você ganha muita praticidade ao ter uma casa toda smart. Já que não precisa gastar seu tempo fazendo tarefas habituais e pode focar em outras coisas mais importantes. 

Fácil controle de recursos

Mulher sorridente com tablet na mão, coordenando a iluminação através do equipamento de casa inteligente.

Outra vantagem muito importante é que esse sistema não possui um software supercomplexo de operar. 

Na realidade, são aplicativos supersimples que qualquer pessoa consegue aprender, desde as crianças até pessoas mais velhas.

Valorização do imóvel

Outra questão muito importante quando falamos de dinheiro é a valorização do imóvel. Ao vender seu apartamento, ele estará valendo muito mais se for automatizado. 

As pessoas estão buscando cada vez mais por casas que sejam práticas e confortáveis. Por isso, vale muito a pena investir no conceito de smart home.

Agora que você já sabe tudo sobre o conceito de domótica, que tal dar uma olhada no portfólio da R. Yazbek

Somos uma incorporadora que possui diversos apartamentos de alto padrão por toda a região de São Paulo e com todos os tipos de metragens quadradas.