O que é e por que ter uma cozinha em U?

Hoje, com o trabalho home office, as pessoas estão ficando mais em casa e, consequentemente, estão mais preocupadas com o aconchego e elegância do lar. Com isso, a cozinha se tornou um ambiente frequente de entretenimento e reunião dos familiares e amigos. 

Se você está decorando seu apartamento e não sabe como posicionar os móveis da cozinha de uma forma funcional e elegante, já parou para pensar nos modelos de cozinha em U? A cozinha em U é ideal para ambientes mais amplos e largos que permitam um corredor entre os armários. 

Hoje, vamos falar tudo sobre o formato de cozinha em U e como ele pode te auxiliar no dia a dia!

Por que ter uma cozinha em U?

A cozinha em U é aquela em que os armários e bancadas fazem um formato de U. Esse projeto, além de ser muito agradável esteticamente, possui um ótimo aproveitamento e distribuição da superfície de trabalho e da marcenaria.  

Além disso, a cozinha em formato de U possui uma grande superfície para apoiar eletrodomésticos. Então, se você está pensando em adquirir uma torradeira ou liquidificador bonito e não quer que eles fiquem escondidos nos armários, essa pode ser uma ótima opção. 

Alguns projetos de cozinha em U também permitem que uma parte do ambiente seja integrada com a sala de estar. Essa é uma grande vantagem para receber pessoas, porque, enquanto alguém estiver cozinhando, os familiares ou amigos estarão interagindo e conversando. 

Veja também “Decoração Pinterest: conheça os melhores perfis de arquitetura e décor

Principais modelos de cozinha em U 

A cozinha em U pode ter diversos modelos e cada um possui suas vantagens. Abaixo vamos listar os principais projetos e quais os benefícios. Assim, você pode escolher qual o ideal para seu apartamento!

Cozinha em U com bancadas grandes

bancadas-grandes

A cozinha em U com bancadas grandes é o ambiente perfeito para famílias que gostam de cozinhar. Ela possui uma enorme área de trabalho na qual mais pessoas podem cozinhar e fazer outros preparativos ao mesmo tempo. 

Além disso, para quem possui um estilo de decoração mais ousado, essa cozinha pode ser o ambiente ideal para você criar. Você pode optar por pedras diferenciadas e fazer dela o ponto central do lar. 

Cozinha em U com janela

cozinha-em-u-com-janelas

A planta de cozinha em U com janela é um prato cheio para quem gosta de decoração. A iluminação vinda da janela traz vida e ventilação para o ambiente. 

Para aproveitar ainda mais esse projeto, opte por colocar o cooktop ou a pia abaixo da janela e deixe os armários na parede lateral. Assim você não tampa a passagem de luz nem a ventilação natural. 

Cozinha americana em U

cozinha-americana-em-u

A cozinha americana em U é aquele layout que mencionamos no tópico anterior, em que há integração com a sala de estar ou outros ambientes. A dica para a cozinha americana com bancada integrada é colocar banquetas do outro lado. Assim, você possuirá mais lugares para a família ou amigos se sentarem e cria uma maior interação com quem está preparando a refeição.

Uma outra opção de estilo de decoração é colocar o cooktop em cima da bancada e a mesa de jantar encostada. Dessa forma, você cria uma área gourmet dentro da sua sala. 

Cozinha em U com ilha

cozinha-em-u-com-ilha

A cozinha em U com ilha é o sonho de todo designer de interiores. Além de ser moderna e elegante, ela possui ainda mais espaço de bancada para preparações. No entanto, esse layout precisa de uma área maior, visto que a ilha pode comprometer a circulação em ambientes pequenos. 

Cozinha em U pequena

cozinha-pequena-u

Para uma cozinha em U pequena, vale a pena investir em uma decoração mais minimalista e com cores claras. Isso vai fazer com que o ambiente cresça e ainda permaneça sofisticado. 

Dicas de decoração para sua cozinha em U

A decoração da cozinha é importante para você obter um projeto esteticamente agradável e funcional. Por isso, listamos algumas dicas importantes para esse cômodo. 

Cores 

O primeiro passo é escolher uma paleta de cores para sua cozinha. Ela deve ter coerência com o resto da casa, principalmente se os ambientes forem integrados. 

Iluminação

Invista em uma iluminação agradável e que tenha possibilidade de ser indireta. Para deixar ainda mais elegante, opte por fitas de LED a fim de destacar seu revestimento.

Estilo

Escolher um estilo de decoração é fundamental para que a cozinha possua coerência. Assim que você defini-lo, é só aplicá-lo aos elementos, como revestimentos, eletrodomésticos e marcenaria. 

Utensílios 

Os utensílios também fazem parte da decoração. Principalmente, se você for deixá-los à mostra. Opte por utensílios que combinem com as cores e estilo da sua cozinha. Assim, quando você receber pessoas, será muito mais elegante.

Prateleiras

As prateleiras também são uma ótima opção para organizar as louças e ainda trazer um charme. Você pode deixar suas taças mais bonitas em cima e, ainda, colocar plantas ou livros de culinária. 

Espelhos 

O espelho é um ótimo aliado da cozinha em U pequena. Ele aumenta significativamente o espaço. Além disso, de acordo com o feng shui, acredita-se que colocar espelhos atrás do fogão duplica a riqueza e a abundância dos moradores. 

Tenha agora a sua cozinha em U

Para ter uma cozinha em U, é necessário procurar um apartamento ou casa que já tenha um projeto adequado para esse tipo de cozinha ou adquirir um imóvel novo que seja todo personalizável, por exemplo os da R. Yazbek

Como o imóvel é personalizável, você pode, inclusive, utilizar algumas das dicas e colocar bancadas grandes e diferentes, integrá-la à sala, direcioná-la a uma janela ou projetar uma ilha para que fique ainda mais elegante e funcional. 

Como já dissemos, a cozinha em U possui diversas vantagens tanto para o dia a dia dos familiares quanto para quem gosta de cozinhar e receber pessoas.

Agora que você já sabe todas as vantagens de ter uma cozinha em U, que tal dar uma olhada no portfólio da R. Yazbek? Somos uma construtora de alto padrão com mais de 25 anos de atuação. Possuímos acabamento personalizado e somos obcecados pela excelência da construção até a decoração do seu apartamento!