Saiba como fazer um planejamento financeiro pessoal para comprar seu imóvel

Comprar um imóvel de alto padrão é o sonho de muitos, para isso é necessário realizar um planejamento financeiro pessoal

Durante a pandemia do Covid-19, os imóveis de luxo tiveram alta procura, aumentando em 63% nesse período.

Através de um planejamento, será ainda mais fácil escolher o imóvel dos seus sonhos e fazer parte desse número de compradores que só cresce no país.

Continue no texto e descubra como fazer seu planejamento financeiro para realizar a compra do seu imóvel desejado. Ótima leitura!

Como fazer um planejamento financeiro pessoal na compra do imóvel

Ter um planejamento financeiro pessoal traz inúmeros benefícios a médio e longo prazo. Assim, este é o primeiro passo para se organizar para adquirir um imóvel próprio sem entrar em grandes dívidas.

Principalmente quando falamos de imóveis de alto padrão, que demandam um alto investimento, estar preparado financeiramente é fundamental para garantir que você tenha mais liberdade de escolha e de negociação.

Por isso, listamos a seguir algumas dicas básicas e eficientes para que você possa começar o seu planejamento financeiro ainda hoje e ficar cada vez mais próximo de realizar o seu sonho!

Organize suas contas mensais e anuais

Se você deseja fazer um planejamento financeiro pessoal para adquirir um imóvel de alto padrão, o primeiro passo é entender qual é a realidade da sua atual situação financeira e organizar suas contas mensais e anuais.

Para isso, é preciso saber exatamente o quanto você ganha e o quanto e como gasta seu dinheiro. Por isso, identifique e liste em uma planilha:

  • quais são os seus ganhos fixos mensais?
  • quais são os seus gastos fixos mensais?
  • quanto do seu dinheiro está comprometido em dívidas parceladas?
  • o que você faz com o restante do dinheiro?
  • quanto é necessário ter em uma reserva financeira para manter seu padrão de vida se houver algum imprevisto, como o desemprego?

Com estes dados listados de maneira visual, você poderá entender com clareza a sua situação financeira. Dessa forma, é possível cortar gastos desnecessários, quitar dívidas e identificar maneiras de fazer o seu dinheiro render mais a médio e longo prazo.

Estabeleça um objetivo

Ter objetivos bem definidos é a maior motivação que alguém pode ter para se manter firme em seu planejamento financeiro pessoal. Principalmente quando falamos de ter um imóvel próprio, já que este é um dos maiores sonhos de boa parte dos brasileiros.

Entretanto, para alcançar este objetivo é importante trazê-lo para mais perto da nossa realidade. Para isso, divida esta grande meta em pequenas tarefas claras e objetivas que te ajudarão a conquistar o resultado final.

Uma boa alternativa para isso é definir metas SMART. O termo é a abreviação em inglês para descrever um tipo de checklist que irá garantir que o seu objetivo possa ser realmente alcançado. Nesse sentido, a meta deve ser:

 

  • specific (específica): o propósito deve ser claro e objetivo;
  • measurable (mensurável): deve ser possível medir o progresso durante o caminho;
  • attainable (atingível): deve ser compatível com a sua realidade;
  • relevant (relevante): deve trazer um impacto significativo;
  • time based (temporal): deve ter um prazo para sua conclusão.

 

Assim, você pode dividir o seu objetivo final de morar bem em uma meta SMART de juntar determinado valor todos os meses para adquirir um imóvel em um condomínio de alto padrão.

Dica: lembre-se de manter lembretes visuais do seu objetivo, como colar post-its ou colocar uma imagem de referência como papel de parede do celular. Dessa forma, será mais fácil se manter firme no seu propósito.

Crie uma reserva financeira

Depois de organizar suas contas e entender qual é o principal objetivo do seu planejamento financeiro pessoal, é hora de planejar a sua reserva financeira.

Isto porque se tem uma coisa que temos certeza é que imprevistos acontecem o tempo todo. E se você não estiver preparado para lidar com estas situações, elas podem ser grandes impedimentos para alcançar o seu sonho do imóvel próprio.

No geral, esta reserva deve representar um valor de pelo menos 6 vezes os seus gastos mensais. Esta quantia deve estar investida em ativos de baixo risco e liquidez diária, como a poupança, o CDB de bancos confiáveis ou o Tesouro Selic.

Quando a reserva estiver formada, é o momento para buscar investimentos diversificados que estejam alinhados ao seu perfil de risco e que possam te ajudar a gerar mais lucros e antecipar a compra do seu imóvel.

Dicas para comprar um imóvel de alto padrão

Para garantir que a compra do seu imóvel seja um investimento financeiro e não um gasto, é preciso ter atenção a alguns pontos que vão certificar que você está fazendo um bom negócio.

Para te ajudar nesta tarefa, listamos as principais coisas para checar antes de realizar o sonho de comprar o seu imóvel. Confira!

Pesquisa sobre a construtora

A primeira dica para que o seu sonho de ter um imóvel de alto padrão seja realizado é analisar o currículo e histórico da construtora.

Afinal, hoje é comum encontrar no mercado empresas que prometem aquilo que não podem cumprir, causando dores de cabeça desnecessárias.

Portanto, antes de sair por aí atrás de um imóvel para você e sua família, procure verificar:

  • histórico e credibilidade da empresa no mercado;
  • avaliações e comentários de clientes;
  • cases e empreendimentos de sucesso;
  • benefícios que a construtora pode oferecer;
  • categorias de imóveis com que ela trabalha.

Com isso delimitado, as chances de você encontrar uma construtora séria que poderá ajudar na realização do seu sonho é muito maior. 

Atente-se a documentação

A etapa de documentação para compra de um imóvel de alto padrão é sempre muito importante, pois eles vão validar a obra e resguardar sua segurança.

Além disso, os documentos comprovam a legalidade do imóvel, bem como asseguram o terreno e as normas técnicas, além de facilitarem a fiscalização da empresa.

Portanto, sempre que possível tenha um profissional capacitado para verificar a documentação e garantir o sucesso do seu investimento.

Vale destacar que a documentação deve ser constantemente atualizada e revisitada, garantindo que você possa vender ou alugar o imóvel com facilidade e segurança no futuro. 

Analise a infraestrutura do local

Os condomínios de alto padrão oferecem diferentes benefícios para seus moradores, entregando áreas comuns que são verdadeiros paraísos.

Assim, antes de realizar uma compra de imóvel, é necessário analisar qual a infraestrutura do empreendimento, desde as áreas comuns até as privativas e se há segurança garantida por sistemas de alto padrão, portaria 24h e funcionários. 

Isso vai facilitar a sua tomada de decisão e garantir que o imóvel seja valorizado com o passar dos anos. Além de oferecer o bem-estar, conforto e praticidade que você e sua família merecem.

Mas será que vale a pena investir em um imóvel de alto padrão? Descubra agora!

Vale a pena investir em um imóvel de alto padrão?

Depois de ter um planejamento financeiro pessoal bem organizado, a última coisa que queremos é perder dinheiro no investimento errado. Mas, acredite: adquirir um imóvel de alto padrão não é só uma aposta no seu sonho, é também um ótimo investimento financeiro.

Isto porque estes empreendimentos estão localizados em áreas planejadas, privilegiadas e com boa infraestrutura. Além disso, são projetados por profissionais qualificados que utilizam materiais e acabamentos do mais alto nível de qualidade.

Tudo isto faz com que estes imóveis tenham um alto potencial de valorização no mercado imobiliário. Ou seja, caso o proprietário decida vender o imóvel no futuro, a valorização garante a possibilidade de negociá-lo com grandes margens de lucro.

Sendo assim, não restam dúvidas: ter um planejamento financeiro pessoal para adquirir um imóvel de alto padrão é um investimento no seu sonho e no seu futuro! Conheça os empreendimentos disponíveis na R. Yazbek e encontre o imóvel perfeito para você!