Onze dicas essenciais para a compra do seu primeiro imóvel!

Comprar o primeiro imóvel é uma etapa importante na vida de qualquer pessoa. No entanto, há diversos fatores a serem considerados, desde o cálculo do ITBI SP até o desconto para a documentação do primeiro imóvel.

Para garantir uma compra bem-sucedida, é fundamental que os compradores tenham uma compreensão clara do processo de venda antes de fechar o negócio. 

Conhecer as etapas envolvidas e estar ciente dos detalhes pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis e garantir que a compra seja feita com confiança e segurança.

Sabendo disso, continue a leitura para entender o que você precisa saber antes de comprar o primeiro imóvel e 11 dicas.

O que preciso saber para fazer a compra do meu primeiro imóvel?

Na hora de comprar a primeira casa/apartamento, muitas dúvidas podem aparecer, principalmente para aqueles leigos no assunto. Por isso, é interessante, antes de fechar o negócio, compreender o processo de venda que está sendo oferecido.

Dessa forma, na hora de comprar um imóvel:

  • Atente-se à reputação de quem está vendendo, seja uma imobiliária, construtora ou pessoa física. Não deixe de buscar referências;
  • Confira a regularidade do imóvel que está sendo ofertado. Em algumas situações específicas a venda é proibida. Um exemplo é a venda de imóveis com vários herdeiros sem a realização de inventário;
  • Consulte a existência de dívidas, conferindo o pagamento do IPTU, das taxas de condomínio, água, luz e certidão negativa de impostos municipais;
  • Analise bem o contrato de compra e venda. Se sentir necessidade, solicite auxílio de profissionais da área do direito;
  • Verifique se todos os seus documentos que serão necessários para a compra estão regulares. Os principais são RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de venda, extrato de FGTS, carteira de trabalho e, em alguns casos, dependendo da idade, a escritura de emancipação. 

Todos esses passos podem ser burocráticos e trabalhosos, porém, fazer tudo isso antes de comprar o imóvel evita futuros problemas. Além disso, outras dicas podem ajudar quem está prestes a comprar o primeiro imóvel. 

Veja essas 11 dicas para não errar na sua compra

Com tantos pontos de atenção fica a dúvida: o que preciso saber para comprar um imóvel? Para ajudar nesse processo, separamos 11 dicas de como adquirir sua primeira casa/apartamento. Confira:

Pesquise sobre como funciona a compra de um imóvel

O primeiro passo a ser seguido para entender como comprar o primeiro imóvel envolve adquirir conhecimento. Você deve entender, por meio de pesquisas e um pouco de paciência, como funciona todo o processo.

Esse cuidado está relacionado com as diversas burocracias e termos que podem ser encontrados, com os quais a maioria das pessoas não tem familiaridade. O ideal é conversar com amigos e familiares e fazer buscas em sites confiáveis, ouvir a opinião de alguém que entenda do assunto.

Entre as dúvidas, as mais comuns são:

  • Como é o desconto para documentação do primeiro imóvel;
  • Qual o valor da escritura;
  • O que está incluso no cálculo de ITBI e como fazê-lo.

Decida qual vai ser o seu orçamento

Quanto você deseja gastar? E qual seria a melhor forma de pagamento deste imóvel?

Imóveis são bens de valores altos, portanto defina bem quanto você pode gastar na compra do seu. Essa decisão serve para que você não se arrependa por não conseguir assumir a dívida de um financiamento ou fique sem reservas. E, feito isso, apegue-se ao seu orçamento.

Analise as formas de pagamento disponíveis, a fim de encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades e recursos, pensando sempre a longo prazo. Afinal, para alguns, pode não fazer sentido comprar um imóvel com parcelas em 30 anos e, para outros que têm urgência pela mudança, essa pode ser a melhor saída.

E, principalmente neste caso, de quem não fará a compra à vista, é muito importante analisar as taxas de juros que serão cobradas pelo banco ou outro agente financeiro. Outra situação que merece atenção é a de quem pretende utilizar o saldo do FGTS para pagamento parcial ou de entrada.

Deve-se ponderar se vale realmente a pena investir este valor na compra do imóvel. Afinal, algumas pessoas não possuem outra reserva financeira e, desempregadas, dependem do FGTS.

Vale lembrar também que, além da definição do orçamento, quem deseja comprar um imóvel precisa estar preparado financeiramente: durante e depois do processo de compra, será necessário o pagamento de algumas taxas ou então possíveis reparos e reformas.

Além disso, não deixe de considerar os novos possíveis gastos que você poderá ter na nova morada, como taxas de condomínio e de gás. Nesse contexto, desenvolver um bom planejamento financeiro e economizar bastante são fundamentais.

Escolha a construtora ideal com cuidado

Como já mencionamos, é indispensável buscar referências sobre a reputação de quem está vendendo. Assim, verifique o histórico da construtora ou da imobiliária escolhida. 

Verifique se tais empresas possuem autorização para realizar a venda, a existência de processos judiciais, se existem pessoas descontentes com o negócio e o motivo. Nessa hora, a internet pode ser a sua melhor aliada.

Em resumo, busque o site, as redes sociais da empresa e também verifique se existe alguma denúncia em sites e fóruns em geral de reclamação. 

Converse com outras pessoas e verifique, nos órgãos públicos de fiscalização, a regulamentação da empresa. 

Agora, caso você pretenda realizar a compra do imóvel com outra pessoa física, essa checagem pode ser um pouco mais trabalhosa.  Uma boa opção é começar buscando pelos cartórios e prefeitura para a regularização da venda.

Analise as características do imóvel: localização, serviços e vizinhos

Ninguém quer passar pela situação de adquirir um imóvel e depois não gostar da sua localização, da vizinhança ou do bairro, concorda?

É claro que o orçamento definido deve ser levado sempre em consideração, contudo, nem sempre vale a pena adquirir o primeiro imóvel em um local que não lhe agrada e/ou a sua família. 

Por isso, além de toda a checagem de regularização, analise bem os vizinhos e o quão seguro é o lugar em que você pretende comprar seu primeiro imóvel. Verifique também os serviços que estão disponíveis nas proximidades.

Afinal, de nada adianta você optar por pagar mais barato e, considerando as suas necessidades, ter altos gastos com deslocamento. Além do dinheiro que você gastará com transporte, o tempo a ser perdido nos trajetos também é relevante.

Conversar com os vizinhos próximos, buscar referências de outras pessoas conhecidas que já moram ou moraram no bairro a mais tempo e também ir em horários e dias diferentes podem ser alternativas para conhecer mais o ambiente.

Pesquise e compare as opções de compra

Pesquise bastante antes de comprar o primeiro imóvel e não deixe de visitar aqueles que você acredita que façam mais sentido para o seu estilo de vida e seus objetivos.

Todavia, é preciso organização e confiar que você vai lembrar de todos os detalhes do que foi visto.

Nesse sentido, faça uma planilha ou anote tudo, se preferir, mas não deixe de documentar todas as informações dos imóveis que você está visitando. Para facilitar, tenha documentado também aqueles imóveis que você pretende visitar.

Isso ajudará bastante no momento da escolha, pois dará clareza na hora de visualizar todas as opções disponíveis. 

Por fim, na hora de comprar o primeiro imóvel, não deixe a ansiedade e a pressa do momento tomarem conta. Assim, escolha com cuidado o local que você vai adquirir, bem como quem fará a venda. 

Não se arrisque. 

Embora seja um momento aguardado por muitos, lembre-se do alto custo desse investimento e que, por isso, ele deve fazer total sentido para você e/ou sua família. 

Prepare-se financeiramente para a compra

O planejamento financeiro pode ser seu grande aliado durante a compra do primeiro imóvel e indispensável para não contrair dívidas. Independentemente da forma escolhida para fazer o pagamento, existirão taxas e impostos de aquisição da casa/apartamento.

Ter uma reserva financeira também é importante para a compra de móveis, eletrodomésticos e possíveis gastos com mudança. Conhecer o quanto ganha e gasta por mês facilita para aumentar o controle e entender que quantia pode investir na compra do imóvel.

Faça visitas ao imóvel

Mesmo que os avanços tecnológicos tenham tornado as visitas mais virtuais, opte por visitas presenciais ao imóvel. Somente dessa forma você conseguirá entender como é a região, a segurança e os hábitos dos seus futuros vizinhos. 

A dica aqui é não se limitar a uma única visita, tente ir em diferentes horas do dia. Essa abordagem também lhe dará noção em relação ao trânsito e à iluminação pública do bairro.

Tenha atenção quanto às dívidas

Para que você consiga seu crédito imobiliário é indispensável que seu nome esteja limpo diante dos órgãos credores. As instituições financeiras costumam fazer pesquisas para avaliar o perfil daqueles interessados no financiamento.

Qualquer irregularidade encontrada pode significar que você não dará sequência ao processo de compra do primeiro imóvel. 

Verifique se o imóvel tem dívidas

Assim como é importante ficar de olho nas suas dívidas, verifique se o imóvel não possui pendências. E como seria feita essa análise? Simples, durante a apresentação dos documentos, certifique-se que o vendedor está apresentando:

  • O carnê do IPTU quitado;
  • A certidão negativa de impostos municipais;
  • O comprovante de pagamento da taxa de condomínio;
  • Demais documentos financeiros relacionados ao imóvel.

Leia o contrato atentamente

A leitura do contrato deve ser uma das etapas que mais demandam sua atenção, por isso procure o suporte de um advogado de confiança. É necessário que seja uma análise minuciosa cláusula por cláusula.

Esse documento possui todas as informações acerca do negócio, como:

  • Valor do bem;
  • Localização;
  • Prazos de pagamento;
  • Questões técnicas como transferência de imóvel.

Analise toda a documentação

Como já mencionamos aqui, é fundamental que a documentação do imóvel esteja em dia para a realização da compra. Organize todos os dados e avalie com calma cada documento da casa ou apartamento.

Verifique todas as informações que serão necessárias também durante o preenchimento de formulários e demais documentos legais. 

Uma dica que pode facilitar esse processo é a construção de uma planilha ou checklist de tarefas. Desse modo você terá uma visibilidade maior sobre o que precisa ser conferido.

Checklist do primeiro imóvel

  1. Decidir o orçamento máximo;
  2. Escolher uma construtora com cuidado: buscar referências;
  3. Analisar localização: distância e segurança;
  4. Verificar os principais serviços disponíveis;
  5. Conhecer vizinhos, principalmente os mais próximos;
  6. Pesquisar, comparar preços e organizar todas essas informações.

Está em busca do seu primeiro imóvel? Aproveite para baixar o nosso eBook sobre Tudo o que você precisa levar em consideração ao escolher um imóvel. Se já seguiu todos os passos, chegou o momento de comprar, conte com a R. Yazbek para encontrar o imóvel perfeito!