Decoração de varanda gourmet: se inspire com nossas ideias!

Na arquitetura, o cuidado cada vez maior com o bem-estar dos moradores demanda projetos de alta qualidade. Tanto que, em muitas residências, os espaços abertos têm sido concebidos com a mesma preocupação dedicada aos ambientes internos.

Prova disso está no aumento do interesse pela decoração da varanda gourmet. O conceito virou tendência em várias casas e apartamentos por aliar o conforto das salas e cozinhas à atmosfera agradável das áreas externas.

Esse tipo de varanda se diferencia dos demais modelos a partir do momento em que recebe equipamentos e acessórios específicos. O objetivo é deixar o local completo e adequado para a realização de uma série de atividades.

Que tal saber mais sobre a proposta e se inspirar com as nossas dicas de composição? Prossiga com a leitura e confira como aderir à novidade!

O que colocar em uma varanda gourmet?

Quando você pensa em um jardim, quintal ou área de lazer, provavelmente sente vontade de relaxar ou de se divertir na companhia de amigos e familiares. A boa notícia é que dá para encontrar um misto desses espaços em um bom projeto de varanda gourmet.

Veja alguns elementos que são fundamentais para atingir esse objetivo.

Mobiliário

Um dos melhores programas para fazer no conforto do lar é receber pessoas para um churrasco, festa ou jantar especial. Portanto, é recomendável equipar a varanda com recursos que sejam elegantes e funcionais ao mesmo tempo. Pensar no layout da área gourmet é super importante!

Em uma varanda gourmet, o ideal é que em frente ao cooktop ou à churrasqueira tenha uma mesa alta com bancos. Isso evita que a pessoa que está preparando a refeição fique isolada. 

Também é importante pensar em algum lugar que você possa guardar seus jogos de talheres, copos e pratos da área gourmet. Afinal, como é um ambiente mais descontraído, é muito elegante ter opções de louças exclusivas para esse tipo de confraternização.

Considere, ainda, que tanto os moradores quanto os convidados precisam de lugares para se sentar, apoiar copos e conversar. 

O ideal é optar por banquinhos ou pufes que não ocupem muito espaço para não trancar a circulação do apartamento, mas que sejam bonitos e tenham harmonia com o resto do espaço. Também é importante pensar em uma mesinha de centro para combinar com os assentos.

Móveis planejados funcionam melhor em áreas compactas, já que permitem tirar o máximo de proveito de cada centímetro. Independentemente da escolha quanto ao design, é crucial escolher peças duráveis e que resistam a bebidas derramadas ou pequenos acidentes que possam acontecer.

Churrasqueira

Muitos empreendimentos de alto padrão já entregam churrasqueira na varanda gourmet dos apartamentos. Isso é uma grande vantagem para o brasileiro que adora reunir os amigos, família e comer uma carne aos fins de semana. 

Se o seu empreendimento não entregar churrasqueira, também é possível investir em uma elétrica e usar os móveis planejados para criar uma área gourmet. Você pode embutir o eletrodoméstico no móvel e colocar uma linda bancada que harmonize com as cores do resto do apartamento. 

Enfeites

São os enfeites que vão dar o toque de personalidade à decoração da varanda gourmet. Se você prefere um ambiente mais minimalista e neutro, que tal colocar um toque de cor nas almofadas ou nos quadros pendurados na parede? Isso pode fazer a maior diferença e trazer a sofisticação que esse ambiente precisa.

Revestimentos

Os revestimentos são protagonistas na decoração da varanda gourmet, mas devem ser definidos com cuidado. Afinal, mesmo que o local tenha uma cobertura extensa ou algum fechamento em vidro, estará sujeito ao vento, à umidade, à poeira e ao sol intenso.

Em imóveis de alto padrão, a seleção dos revestimentos é feita de modo a embelezar os ambientes e facilitar a vida dos proprietários. Portanto, priorize produtos resistentes, minimamente porosos e que demandem pouca manutenção, mas que trazem sofisticação e beleza ao ambiente.

Se você gosta de cor, opte pelos ladrilhos hidráulicos. Eles agregam muito à decoração da varanda gourmet, já que eles possuem essa cara de handmade. Escolha algum que tenha tons que combinem com o resto do espaço. Trazer essa ligação de cores de uma almofada amarela, por exemplo, combinando com o ladrilho também amarelo traz muita personalidade ao ambiente.

Pisos

Pisos de porcelanato que imitam mármore, cimento queimado e outras pedras naturais estão super em alta e são ótimas opções por terem longa durabilidade. Eles trazem um ar de sofisticação para o seu apartamento.

Apenas procure se certificar de que as placas utilizadas nos pisos apresentam alguma rugosidade, de modo a evitar acidentes em dias chuvosos.

Plantas

As plantas também atuam como acessórios na decoração da varanda gourmet. Elas trazem aquele toque de natureza e agregam cores ao ambiente. Isso porque existem espécies com diversos tipos de flores e tonalidades de verde. 

Fazer um jardim vertical também pode refinar ainda mais a sua varanda. Além de você poder colocar temperos que vão dar mais sabor às suas refeições, é possível criar combinações de plantas que ficam extremamente chiques e elegantes. 

As plantas trazem alegria e vida ao seu dia a dia. Afinal, a parte externa do apartamento remete a um quintal de casa. Por isso, colocá-las na área gourmet traz mais ainda essa sensação de jardim. 

Porém, antes de selecionar as espécies, considere as horas totais de luz solar. Assim, poderá investir em mudas que se adaptem às condições de ventilação e de luminosidade do local.

Opções como jasmim, variedades de suculentas e algumas plantas frutíferas se desenvolvem bem em varandas ensolaradas. Já as folhagens grandes e escuras costumam preferir ambientes sombreados ou que garantam meia-sombra.

Além de pensar nas flores e arbustos, é interessante buscar vasos e cachepôs que valorizem a composição. Recipientes feitos com materiais rústicos (concreto e cerâmica) ou que apresentam acabamentos naturais (sisal ou bambu) são perfeitos para destacar o verde.

Como deve ser o projeto de iluminação?

A luz natural é um ponto a favor da decoração varanda gourmet, já que facilita o desenvolvimento da vegetação e destaca partes importantes do ambiente. Uma boa forma de controlar sua intensidade é fazer uso de persianas ou instalar elementos vazados no recinto.

Uma parede de cobogós, um biombo de tecido ou um painel em ripado de madeira são ótimos recursos para delimitar áreas na varanda. Enquanto ajudam a organizar o layout do ambiente, eles permitem bloquear parte da luz que vem de fora, mantendo o espaço mais aconchegante.

O planejamento da luz artificial também é necessário para aproveitar a varanda gourmet à noite. Como muitos espaços ao ar livre, ela precisa de luminárias específicas para proporcionar claridade suficiente e facilitar a rotina das pessoas.

Assim, em vez de manter apenas uma lâmpada no teto, procure adicionar recursos extras em vários pontos do ambiente. Podem ser pendentes sobre a bancada ou mesa de refeições, conjuntos de spots embutidos no forro, fitas de LED contornando os armários, arandelas nas paredes, entre outras possibilidades.

Por que um apartamento personalizado é mais vantajoso?

Há muitas formas de obter espaços exclusivos e pensados com base no perfil, comportamento e preferência da família. Uma delas é adquirir um imóvel e, posteriormente, adequar seus espaços e estilos a partir de um projeto de reforma.

O problema dessa alternativa é que você precisa repensar toda a composição e aguardar o tempo necessário para a finalização da obra. Tal situação pode gerar frustrações, dores de cabeça e até arrependimentos.

Portanto, se o seu objetivo é ter uma varanda gourmet decorada, considere a compra de um apartamento personalizado. Esse serviço é oferecido por algumas incorporadoras aos clientes que investem em imóveis na planta — portanto, ocorre desde as etapas iniciais do empreendimento.

O negócio permite adaptar a unidade conforme os pedidos do comprador, de modo a deixar cada ambiente com o visual e a configuração desejados. Entre as vantagens, podemos citar melhor aproveitamento do espaço, adequação ao gosto dos proprietários e valorização do imóvel.

Gostou de entender o potencial de uma área externa planejada nos mínimos detalhes e as formas de trabalhar a decoração da varanda gourmet? Esperamos ter inspirado você a buscar mais esse diferencial para transformar o lar em um verdadeiro refúgio de lazer e conforto.

Se quer ter acesso a outros conteúdos como este, assine a nossa newsletter e acompanhe as próximas publicações!