Decoração de varanda gourmet: se inspire com nossas ideias!

Na arquitetura, o cuidado cada vez maior com o bem-estar dos moradores demanda projetos de alta qualidade. Tanto que, em muitas residências, os espaços abertos têm sido concebidos com a mesma preocupação dedicada aos ambientes internos.

Prova disso está no aumento do interesse pela decoração da varanda gourmet. O conceito virou tendência em várias casas e apartamentos por aliar o conforto das salas e cozinhas à atmosfera agradável das áreas externas.

Esse tipo de varanda se diferencia dos demais modelos a partir do momento em que recebe equipamentos e acessórios específicos. O objetivo é deixar o local completo e adequado para a realização de uma série de atividades.

Que tal saber mais sobre a proposta e se inspirar com as nossas dicas de composição? Prossiga com a leitura e confira como aderir à novidade!

O que colocar em uma varanda gourmet?

Quando você pensa em um jardim, quintal ou área de lazer, provavelmente sente vontade de relaxar ou de se divertir na companhia de amigos e familiares. A boa notícia é que dá para encontrar um misto desses espaços em um bom projeto de varanda gourmet.

Veja alguns elementos que são fundamentais para atingir esse objetivo.

Mobiliário e eletrodomésticos

Um dos melhores programas para fazer no conforto do lar é receber pessoas para um churrasco, festa ou jantar especial. Portanto, é interessante equipar a varanda com recursos básicos, como pia, fogão (ou cooktop), armário e bancada.

Diferenciais podem ser incluídos se houver espaço suficiente, a exemplo de forno, churrasqueira, frigobar, adega e até mesa de refeições. Muitas pessoas também adicionam buffets ou aparadores, de modo a obter superfícies extras para apoiar os pratos e as bebidas.

Considere, ainda, que tanto os moradores quanto os convidados precisam permanecer no local com o mínimo de conforto. Assim, providencie assentos na quantidade adequada para acomodar o grupo todo. Pode ser um conjunto de cadeiras, uma dupla de bancos ou vários pufes.

Móveis planejados funcionam melhor em áreas compactas, já que permitem tirar proveito máximo de cada centímetro. Independentemente da escolha quanto ao design, é crucial escolher peças duráveis e que resistam à ação das intempéries.

Revestimentos de qualidade

Os acabamentos são protagonistas na decoração da varanda gourmet, mas devem ser definidos com cuidado. Afinal, mesmo que o local tenha uma cobertura extensa ou algum fechamento em vidro, estará sujeito ao vento, à umidade, à poeira e ao sol intenso.

Em imóveis de alto padrão a seleção dos revestimentos é feita de modo a embelezar os ambientes e facilitar a vida dos proprietários. Portanto, priorize produtos resistentes, minimamente porosos e que demandem pouca manutenção.

Placas de cerâmica e porcelanato são ótimas opções por terem longa durabilidade. Apenas procure se certificar de que as placas utilizadas nos pisos apresentam alguma rugosidade, de modo a evitar acidentes em dias chuvosos.

Ao procurar revestimentos, siga um estilo decorativo para deixar sua varanda harmônica. É importante combinar as cores, estampas e texturas de cada peça, desde as pastilhas da churrasqueira até as madeiras aplicadas em móveis ou rodapés.

Plantas e acessórios

Assim como faria nas áreas internas, você pode incluir artigos específicos para deixar o projeto com a cara dos donos. Quadros, objetos artesanais, obras de arte e itens colecionáveis ajudam a dar um toque de personalidade ao ambiente.

As plantas também atuam como acessórios na hora de decorar a varanda gourmet. Antes de selecionar as espécies, no entanto, considere as horas totais de luz solar. Assim, poderá investir em mudas que se adaptem às condições de ventilação e de luminosidade do local.

Opções como jasmim, variedades de suculentas e algumas plantas frutíferas se desenvolvem bem em varandas ensolaradas. Já as folhagens grandes e escuras costumam preferir ambientes sombreados ou que garantam meia-sombra.

Além de pensar nas flores e arbustos, é interessante buscar vasos e cachepôs que valorizem a composição. Recipientes feitos com materiais rústicos (concreto e cerâmica) ou que apresentam acabamentos naturais (sisal ou bambu) são perfeitos para destacar o verde.

Como deve ser o projeto de iluminação?

A luz natural é um ponto a favor da decoração varanda gourmet, já que facilita o desenvolvimento da vegetação e destaca partes importantes do ambiente. Uma boa forma de controlar sua intensidade é fazer uso de persianas ou instalar elementos vazados no recinto.

Uma parede de cobogós, um biombo de tecido ou um painel em ripado de madeira são ótimos recursos para delimitar áreas na varanda. Enquanto ajudam a organizar o layout do ambiente, eles permitem bloquear parte da luz que vem de fora, mantendo o espaço mais aconchegante.

O planejamento da luz artificial também é necessário para aproveitar a varanda gourmet à noite. Como muitos espaços ao ar livre, ela precisa de luminárias específicas para proporcionar claridade suficiente e facilitar a rotina das pessoas.

Assim, em vez de manter apenas uma lâmpada no teto, procure adicionar recursos extras em vários pontos do ambiente. Podem ser pendentes sobre a bancada ou mesa de refeições, conjuntos de spots embutidos no forro, fitas de LED contornando os armários, arandelas nas paredes, entre outras possibilidades.

Por que um apartamento personalizado é mais vantajoso?

Há muitas formas de obter espaços exclusivos e pensados com base no perfil, comportamento e preferência da família. Uma delas é adquirir um imóvel e, posteriormente, adequar seus espaços e estilos a partir de um projeto de reforma.

O problema dessa alternativa é que você precisa repensar toda a composição e aguardar o tempo necessário para a finalização da obra. Tal situação pode gerar frustrações, dores de cabeça e até arrependimentos.

Portanto, se o seu objetivo é ter uma varanda gourmet decorada, considere a compra de um apartamento personalizado. Esse serviço é oferecido por algumas incorporadoras aos clientes que investem em imóveis na planta — portanto, ocorre desde as etapas iniciais do empreendimento.

O negócio permite adaptar a unidade conforme os pedidos do comprador, de modo a deixar cada ambiente com o visual e a configuração desejados. Entre as vantagens, podemos citar melhor aproveitamento do espaço, adequação ao gosto dos proprietários e valorização do imóvel.

Gostou de entender o potencial de uma área externa planejada nos mínimos detalhes e as formas de trabalhar a decoração da varanda gourmet? Esperamos ter inspirado você a buscar mais esse diferencial para transformar o lar em um verdadeiro refúgio de lazer e conforto.

Se quer ter acesso a outros conteúdos como este, assine a nossa newsletter e acompanhe as próximas publicações!

Logo