Como calcular a metragem de um imóvel?

Calcular a metragem de um apartamento é importante para todas as fases de compra e venda de imóveis.

Hoje, muitas pessoas adquirem apartamentos ou casas apenas por fotos de sites na internet. Porém, o tamanho é essencial para saber se a sua família vai conseguir se acomodar confortavelmente

Além disso, existem incorporadoras que não são de confiança e não deixam claro o tamanho exato do imóvel. Dessa forma, neste conteúdo, vamos ensinar a calcular a metragem de um imóvel apenas com uma trena e a fórmula. Leia até o final e entenda!

Por que é importante calcular a metragem de um apartamento? 

É de suma importância calcular a metragem do imóvel que você está pensando em comprar, porque, dependendo do tamanho, não será possível comportar sua família e pets. 

O mercado imobiliário tem sido muito digitalizado e as pessoas optam por comprar apartamentos online apenas pela quantidade de quartos. Isso pode ser um erro, porque as fotos, geralmente, dão a impressão de parecer maior do que na realidade. 

Além disso, quando pensamos em nos mudar, muitas vezes possuímos diversos móveis para levar, e, se você não sabe a metragem do seu novo apartamento, pode ser que o mobiliário não caiba. 

Existe, por fim, a possibilidade de a construtora ou corretora de imóveis mentir a metragem quadrada do imóvel. Dessa forma, é essencial medi-lo para que você não pague por um tamanho irreal e o seu apartamento desvalorize. 

Como calcular a metragem do seu apartamento? 

Calcular a metragem de um apartamento é uma tarefa simples. Porém, você deve ficar de olho porque, na grande maioria das construtoras e corretoras de imóveis, as áreas comuns e garagem também contam no tamanho final. 

Mas, se você quiser calcular a área do apartamento apenas, é necessário pedir a planta para a empresa que está construindo, multiplicar o comprimento X largura dos cômodos e depois somar todas as metragens.  

O primeiro passo é medir todos os cômodos do apartamento e anotar. Por exemplo:

  • sala 4,12 x 3,07; 
  • varanda 1,20 x 3,0 
  • lavabo 1,18 x 2,53;
  • circulação 1,05 x 2,07
  • quarto (suíte) 3,54 x 2,86
  • banheiro da suíte 1,18 x 2,49

Agora, para calcular a metragem quadrada de cada cômodo, é necessário aplicar a fórmula m² = comprimento x largura. Ou seja, multiplicar as metragens anotadas de cada aposento. Muito simples, certo? 

Então, no nosso apartamento de exemplo, teríamos:

  • sala 4,12 x 3,07 = 12,64 m²;
  • varanda 1,20 x 3,0 = 3,60 m²;
  • lavabo 1,18 x 2,53 = 2,98 m²;
  • circulação 1,05 x 2,07 = 2,17 m²;
  • quarto (suíte) 3,54 x 2,86 = 10,12 m²;
  • banheiro da suíte 1,18 x 2,49 = 2,93 m².

Depois, é só somar tudo:

12,64 + 3,60 + 2,98 + 2,17 + 10,12 + 2,93 = 34,37 m²

Pronto! A metragem quadrada do apartamento de exemplo seria de 34,37 m², o que seria muito bom para um imóvel de um quarto. 

Especificidades para o cálculo de metragem de apartamento

Quando falamos em medidas de um apartamento, é normal ver nas fichas técnicas algumas nomenclaturas, como “área privativa”, “área comum” e “área útil”. Vamos entender o que cada um significa:

  • área privativa: nessa área conta o espaço de tudo aquilo que for privativo do seu apartamento, como as paredes, varandas, depósitos e vagas na garagem;
  • área comum: esse é compartilhado pelos moradores do residencial, como salão de festa, salão de jogos, piscina, entre outros;
  • área útil: o espaço interno da casa.  Se você quiser calculá-lo, deve-se medir o espaço sem levar em conta as paredes, contando somente o piso do imóvel.

Como confirmar se a metragem está correta?

Para ter certeza de que a área constatada no laudo está correta, é necessário realizar uma auditoria. Ou seja, uma inspeção realizada por um técnico a fim de confirmar a metragem real do apartamento e extrair qual será a precificação adequada para este Imóvel.

Se houver divergências nas medidas, o imóvel sofrerá uma nova precificação, podendo ser um valor maior ou menor. Se as medidas estiverem muito diferentes, é possível rescindir o contrato sem prejuízo para nenhuma das partes.

Agora que você já sabe como calcular a metragem quadrada de um apartamento, que tal dar uma olhada no portfólio da R. Yazbek

Possuímos diversos imóveis de alto padrão nos melhores bairros de São Paulo. Somos uma incorporadora com mais de 25 anos de atuação, entregando o melhor para os nossos clientes!