Como escolher o apartamento na planta ideal para o seu estilo de vida?

Adquirir um imóvel requer planejamento. Se o tempo está a seu favor, você pode avaliar com tranquilidade as opções até encontrar um apartamento na planta com as melhores condições para ser personalizado, de modo que atenda às suas necessidades e preferências.

Adquirir um imóvel requer planejamento. Se o tempo está a seu favor, você pode avaliar com tranquilidade as opções até encontrar um apartamento na planta com as melhores condições para ser personalizado, de modo que atenda às suas necessidades e preferências.

São muitos aspectos que precisam ser analisados, o que faz da escolha um processo bastante particular. Ainda assim, existem fatores que atraem a maioria dos compradores – como regiões em desenvolvimento, que influenciam diretamente na valorização futura do empreendimento.

Como investimento de longo prazo, a decisão de comprar um apartamento na planta deve ser ponderada com base no estilo de vida de cada família. Quem opta por seguir esse caminho dificilmente se arrepende. Siga com a leitura e você vai entender o porquê!

Como escolher apartamento na planta?

Um apartamento na planta está em fase de construção. Nas etapas iniciais, o terreno é preparado para receber a obra, e nas mais avançadas, já é possível visualizar a estrutura do empreendimento.

Ainda que o prédio não esteja pronto, a aquisição dos imóveis já pode acontecer em total segurança. É possível ter uma noção geral de como serão os imóveis por meio da planta baixa – uma representação visual do espaço visto de cima.

As dimensões da planta baixa são proporcionais ao do apartamento real, por isso, você consegue visualizar o tamanho dos cômodos, além da disposição e integração dos ambientes. Posição de paredes, portas e janelas também estão especificadas.

Além das plantas que mostram os apartamentos, também há projeções dos espaços comuns do empreendimento. Você pode conferir como serão as áreas de lazer, espaço gourmet, sala fitness e piscina.

Mas é importante ter clareza sobre o que você busca antes de ter as plantas em mãos. Entenda quais são as características mais importantes do seu estilo de vida atual e faça uma projeção do seu futuro, imaginando o que você planeja ou deseja que aconteça.

Por exemplo, daqui a 5 ou 10 anos, você pretende ter filhos? Acredita que a família vai crescer de alguma forma? Quer conviver com animais de estimação? Nesse período, você pode se aposentar ou ter uma mudança significativa no rumo da sua carreira profissional?

Como se trata de um apartamento na planta, estamos considerando que o imóvel começará a ser habitado em alguns meses ou anos. Por isso, é importante refletir sobre os seus planos de vida e buscar um empreendimento que ofereça uma proposta coerente com essas intenções.

A localização conta muito para o seu estilo de vida!

Entre todos os pontos que devem estar contemplados na avaliação de um apartamento na planta, a localização se destaca como um dos essenciais. Afinal, o seu novo endereço terá grande influência sobre o seu estilo de vida.

Primeiro, tenha em mente as atividades do seu dia a dia e tudo que você aprecia fazer com certa frequência. Ou seja, leve em conta desde onde fica o seu trabalho e a escola das crianças até o seu hábito de selecionar bons vinhos ou de reservar um tempo para serviços semanais de beleza.

A região em que está situado o seu empreendimento deve atender com facilidade às demandas do seu cotidiano, garantindo que você possa ter acesso ao padrão de produtos e serviços que valoriza. Lembre-se de que, além do próprio apartamento, a localização também contribuirá para a sua qualidade de vida.  

Outro aspecto interessante a ser observado é o potencial de desenvolvimento presente no entorno do empreendimento. Atente-se para os estabelecimentos comerciais, a estrutura de prestação de serviços, os parques e a urbanização.

Pesquise tendências associadas a bairros em ascensão e escolha um local que impulsione a valorização do seu imóvel.   

Preste atenção no tamanho, posição e iluminação!

No momento de avaliar a planta do apartamento, certifique-se de que os pontos principais estão de acordo com o que você e a sua família procuram, especialmente a parte estrutural que não é passível de personalização.

Como primeiro aspecto, analise o tamanho do imóvel. A metragem total do apartamento oferece espaço suficiente para que todos os moradores se sintam confortáveis? As dimensões dos cômodos estão funcionais e facilitam a circulação, ou precisam de adequação?

A posição do apartamento também merece atenção. Isso terá impacto na incidência de luz solar e na ventilação, por exemplo. Apartamentos com sol da manhã tendem a esquentar menos do que aqueles com sol da tarde.

Não há uma regra – tudo depende do que você mais se identifica. De modo geral, a iluminação solar é importante para reduzir a umidade do imóvel. Os quartos são locais onde essa questão tem maior relevância, já que temos mais coisas guardadas.

O conforto térmico está relacionado não apenas à luz solar, mas também à ventilação. Imóveis com pé direito alto, corredores bem posicionados e ambientes integrados favorecem a passagem do ar. Assim como, é claro, o número e amplitude das janelas.

Quais as vantagens de comprar um imóvel na planta?

Muitas pessoas se perguntam quais são as vantagens de comprar um apartamento na planta, já que o imóvel ainda não está pronto para ser habitado. Como vamos mostrar a seguir, existem diversos pontos positivos que tornam essa opção atraente. Veja quais são!

Empreendimento moderno

Comprar um apartamento de alto padrão na planta significa receber um imóvel novo, com design moderno e tecnologias inovadoras. Isso vale para o empreendimento como um todo – desde as áreas privadas até os espaços comuns.

Além do resultado estético, há benefícios ainda mais relevantes, como funcionalidade e segurança. Uma infraestrutura completa para o seu bem-estar, sem que sejam necessárias reformas adicionais e com mínima necessidade de manutenção.

Imagine que um apartamento adquirido na planta terá toda a parte estrutural nova, incluindo elétrica e hidráulica. Essa é uma garantia de que você poderá aproveitar a sua casa e não se preocupar com reparos significativos durante anos.

Oportunidade de personalização

Empreendimentos de alto padrão que ainda estão nas etapas iniciais de construção têm um grande diferencial – a possibilidade de personalização das unidades.

Em alguns casos, o cliente tem a chance de fazer alterações na planta e escolhas que tornam o projeto único. O imóvel é construído com base nessas adequações, de modo que permita a entrega das chaves quando tudo estiver pronto para a mudança, seguindo as preferências do cliente.

A personalização de imóveis segue normas técnicas e pode contemplar desde a definição dos acabamentos, até mudanças no tamanho dos cômodos e nos pontos das instalações elétricas e hidráulicas.

Ao invés de reformar um apartamento pronto, você e seu arquiteto têm flexibilidade para fazer diversos ajustes ainda na fase construtiva, o que economiza tempo e recursos.

O investimento em personalização se reflete em um nível de satisfação muito mais elevado. Cada detalhe pode ser pensado para atender o seu gosto pessoal. Integração de ambientes, disposição dos quartos, revestimentos de pisos e paredes: você é quem escolhe.

Valorização do imóvel

Se você faz uma boa negociação por um apartamento na planta, certamente está realizando um investimento de alto valor agregado. No momento em que você receber as chaves, o imóvel já estará valorizado.

Como falamos anteriormente, o endereço do empreendimento influencia na valorização. A escolha de um apartamento na planta localizado em área próspera da cidade terá efeitos positivos sobre o capital que o imóvel representa.

A personalização também vale o investimento. Um apartamento original, com acabamentos e móveis planejados de alta qualidade, oferece adicionais que chamam a atenção de possíveis compradores.

Ou seja, além de poder usufruir de um lar confortável, um apartamento na planta assegura que você terá um retorno considerável se resolver vender o imóvel no futuro.

Apartamentos na planta na zona sul de São Paulo!

Por falar em investimento, há poucas escolhas mais certeiras do que adquirir um apartamento na planta na zona sul de São Paulo. A infraestrutura da região conta com ampla rede de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, atendendo a demandas variadas.

Especialista em projetos de alto padrão, a R. Yazbek investe em imóveis que aproveitem o melhor que a zona sul de São Paulo tem para oferecer.

Os apartamentos na planta assinados pela R. Yazbek podem ser completamente personalizados, deixando a configuração e o visual do imóvel mais próximos do que o cliente deseja. Exclusividade que só uma incorporadora com tradição em excelência pode disponibilizar.

Se você sonha com um apartamento personalizado, conheça o portfólio da R. Yazbek. Você vai encontrar imóveis na planta de diferentes metragens, que recebem pessoas e famílias com estilos de vida variados.

Empreendimentos com vasta área de descanso e lazer, com estrutura de serviços e localização estratégica. E quem se encanta por áreas verdes pode aproveitar a chance de morar muito perto do Parque Ibirapuera.

Escolha o seu apartamento na planta com atenção e não se deixe levar pela ansiedade. Você vai encontrar o que precisa no momento certo, basta se preparar para fazer uma avaliação assertiva das opções.

A R.Yazbek ajuda você nesse processo! Confira o e-book com dicas sobre tudo o que você precisa considerar ao tomar a decisão de comprar um imóvel.