4 dicas para decoração de varanda de apartamento

Foi-se o tempo em que as varandas eram espaços esquecidos na hora de investir na decoração. Hoje, apostar na decoração de varanda de apartamento é tão importante quanto de qualquer outro cômodo.

Isto porque estes ambientes podem se tornar um espaço de relaxamento, meditação e até mesmo contato com a natureza. O que é fundamental principalmente para quem mora nas grandes cidades.

Quer saber como transformar a decoração da sua varanda de apartamento? Então continue a leitura! No artigo de hoje, listamos 4 dicas para tornar este cômodo mais aconchegante e funcional!

Como aproveitar varanda de apartamento?

Não é exagero dizer que a decoração tem total influência com a forma como nos sentimos nos ambientes. E, com o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19, garantir a melhor estadia possível dentro de casa nunca foi tão importante.

Neste sentido, a decoração de varanda de apartamento vai muito além de um projeto para design de interiores. É um projeto de bem-estar para os moradores da casa.

Dessa forma, as varandas não precisam ser mais espaços externos à área da casa. É possível aproveitar ao máximo o apartamento e transformar este espaço em ambientes de convívio.

Para isso, as melhores opções são transformar o cômodo em um pequeno jardim ou em uma varanda gourmet, que são aquelas planejadas para receber toda a família em momentos como as refeições. Nestes casos, elas se tornam importantes espaços da casa.

Além disso, também é possível conjugar a sala de estar com a varanda para criar a sensação de um ambiente mais amplo ou até mesmo adaptá-la para se tornar um local agradável para o home office.

Em todas as hipóteses, o mais importante é atender o desejo do proprietário e tornar o espaço mais aconchegante para todos os moradores.

O que colocar na varanda para se tornar um ambiente útil?

Como vimos, a decoração de varanda de apartamento não precisa ser simplesmente figurativa. Ela pode compor o ambiente onde escolhemos morar para torná-lo tanto agradável aos olhos quanto útil para os afazeres do dia a dia.

Por isso, listamos 4 dicas para tornar a sua varanda mais aconchegante e útil. Confira!

Área multifuncional

Em primeiro lugar, é preciso entender que a varanda não precisa ser especificamente uma coisa ou outra. Ela pode ser uma área multifuncional de e se transformar de acordo com a necessidade de cada dia.

Para isso, a dica é investir em móveis funcionais para a decoração da varanda de apartamento. Como mesas e cadeiras dobráveis, por exemplo, que podem ser utilizadas e recolhidas com facilidade. 

Espaço para relaxamento

Outro fator importante é garantir um espaço para relaxamento neste espaço. Afinal, mesmo que a varanda seja integrada com outro cômodo, ela ainda é o nosso maior ponto de contato com o ar livre quando estamos em casa. 

Dessa forma, posicionar almofadas ou redes neste ambiente pode ajudar a torná-lo um espaço de acolhimento e de conforto onde é possível descansar depois de um dia agitado.

Boa Iluminação

Independente de qual seja o seu objetivo com a decoração de varanda de apartamento, é importante ficar atento e garantir uma boa iluminação para o ambiente. 

Caso o objetivo principal do espaço seja realizar tarefas, opte pela luz branca, que mantém o estado de alerta. Mas, se o maior propósito da varanda for ser uma área de descanso, escolha luzes amarelas, que são mais aconchegantes.

Apostar em abajures e luminárias também pode ser uma boa alternativa. Tanto para garantir a iluminação, quanto para compor a decoração com aparadores ou mesas laterais.

Invista em plantas e outras opções “verdes” para integrar a decoração

As plantas trazem mais vida e energia para qualquer espaço dentro de casa. Por isso, não poderiam ficar de fora desta lista.

E, ao contrário do que dizem, elas também são muito bem-vindas para decoração de varanda de apartamento — mesmo aquelas que não têm muito espaço.

Para isso, basta escolher tipos de plantas que não cresçam tanto e apostar em vasos suspensos, ornamentos ou até  mesmo uma parede verde para trazer a sensação de jardim e tornar o ambiente mais agradável.

Depois destas dicas, você com certeza está pronto para montar a varanda dos seus sonhos, certo? Então, clique aqui para conhecer os empreendimentos da Yazbek e encontrar o apartamento ideal para os seus planos!