Apartamento vazio: como torná-lo mais seguro durante as férias?

O imóvel é um dos bens mais valiosos que uma pessoa pode ter, tanto por seu valor financeiro, quanto emocional. Por isso, muitas pessoas deixam de viajar por medo de deixar seu apartamento vazio. Mas a verdade é que não precisa ser assim!

 

Imóveis vazios realmente são mais propensos a crimes. Entretanto, existem algumas medidas simples que podem deixar a sua casa mais segura e contribuir para que você possa tirar férias sem preocupações.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura! No blog de hoje, vamos dar dicas de segurança para apartamentos vazios e revelar a melhor escolha para ter um imóvel mais seguro.

Apartamento vazio: Quais cuidados tomar?

Não é segredo que casa vazia atrai a atenção de ladrões e deixa a residência mais vulnerável a crimes. 

 

Por isso, além de manter a descrição e evitar contar a outras pessoas que ficará ausente durante um longo período, como durante uma viagem de férias, é fundamental tomar alguns cuidados extras.

 

A seguir, listamos 5 dicas que podem contribuir para deixar o seu apartamento mais seguro na sua ausência. Confira!

 

Segurança Interna

Algumas atitudes simples podem ser muito eficientes para garantir a segurança interna da casa durante uma viagem. As dicas mais básicas são conferir se todas as portas e janelas estão bem trancadas, mas vai muito além disso.

 

Lembre-se, por exemplo, de retirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada antes de sair. Isso evita que eles sejam danificados em caso de sobrecarga de energia e, principalmente, reduz os riscos de incêndio.

 

Além disso, não deixe luzes acesas, pois elas podem chamar a atenção durante o dia e indicar apartamento vazio. Se possível, invista em um temporizador para programar um horário para que elas acendam e apaguem de forma automática. Mas, se não for possível, prefira deixá-las apagadas.

 

Por fim, caso tenha objetos de valor e não tenha um cofre em casa, espalhe-os pela casa. Fazer isso poderá dificultar que todos sejam encontrados em caso de roubo.

 

Correspondência

Outro ponto de atenção quando for deixar o apartamento vazio são as correspondências. Caso seja uma viagem curta, não há problema em deixar na caixa de correio se não houver um grande volume.

 

Entretanto, caso vá ficar mais tempo fora ou costume receber edições diárias de jornais e revistas, lembre-se de pedir uma pessoa de confiança para recolher esta correspondência ou cancele a assinatura pelo período da viagem.

 

O mais importante é que estes itens não fiquem visivelmente acumulados. Geralmente, este é um dos principais sinais para outras pessoas de que a residência está vazia.

 

Lembre-se dos animais

Se não puder levar o seu animal de estimação na viagem, também não deixe-o no apartamento vazio. Além de ser uma crueldade com o seu pet, deixar animais sozinhos é considerado crime.

 

Mesmo que o animal tenha comida à disposição, a prática é considerada como maus tratos. Nestes casos, a Lei determina prisão de três meses a um ano para o tutor e multa.

 

Por isso, prefira sempre deixar o seu pet com um amigo ou familiar. Caso não seja possível, existem hotéis específicos para hospedar animais de estimação quando seus tutores precisam passar algum tempo.

 

Câmeras

As câmeras de segurança também são um ótimo recurso para garantir a segurança dos moradores em todas as ocasiões, inclusive para apartamentos vazios.

 

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade Carolina do Norte, cerca de 80% dos assaltantes desistem de praticar o crime caso percebam que existe um sistema de segurança.

 

Além disso, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), 94% das tentativas de roubo em ambientes monitorados não têm sucesso.

 

Peça ajuda de amigos ou vizinhos

Por fim, escolha uma pessoa que seja da sua confiança para ficar atenta a qualquer situação suspeita durante a sua ausência.

 

De maneira geral, o ideal é que essa pessoa seja um vizinho para não levantar nenhuma suspeita. Mas, caso você não tenha um vizinho de confiança, peça a um amigo próximo para fazer visitas esporádicas ao apartamento vazio

 

Em ambos os casos, peça também para que a pessoa não comente com outros sobre o que está fazendo ou faça de maneira que qualquer pessoa perceba. Lembre-se que qualquer indício de casa vazia pode aumentar as chances de roubo.

Casa ou apartamento? Qual mais seguro?

É fato: a segurança é um dos fatores mais importantes na hora de investir em um imóvel. Por isso, as dúvidas sobre os possíveis riscos em casas e apartamentos estão entre as mais comuns.

 

Geralmente, as casas saem em desvantagem neste sentido. Isto porque, apesar de oferecerem mais privacidade para os moradores, costumam ser um espaços mais aberto e menos monitorados, o que as tornam mais propensas a invasões.

 

Por outro lado, os apartamentos costumam estar dentro de espaços fechados, como os condomínios, o que dificulta a ação de assaltantes.

 

Além disso, a cobrança da taxa de condomínio contribui para o investimento em segurança eletrônica e acesso controlado por porteiros ou outros sistemas de vigilância que possam restringir o acesso de pessoas desconhecidas.

Priorize sua segurança!

Em caso de apartamento vazio ou não, o mais importante é garantir o máximo de segurança possível para a sua família e para os seus pertences. 

 

Por isso, se você vai comprar o seu primeiro imóvel ou pretende se mudar, dê preferência por empreendimentos que estejam em condomínio fechados, tenham sistemas de segurança mais robustos e contem com portaria 24h para restringir a entrada de quem não for morador.

 

Na R. Yazbek, você encontra apartamentos de alto padrão com níveis de segurança acima da média prontos para receber você e sua família. Conheça nossos empreendimentos e adquira o imóvel dos seus sonhos!