Como começar a investir no mercado imobiliário

Muitas pessoas estão buscando formas de investimento para viver apenas de renda. O mercado imobiliário é uma opção para essas pessoas, já que muitos possuem sua fonte de renda a partir de imóveis. Então, se você está se perguntando se vale a pena investir no mercado imobiliário e quais as maneiras de investir, nós vamos tirar todas as suas dúvidas logo abaixo. Continue a leitura!

Vale a pena investir no mercado imobiliário? 

A resposta a se vale a pena investir no mercado imobiliário é: sim! Porém, investimentos, de modo geral, vão ser bons dependendo do perfil e do conhecimento do investidor. Antes de tomar qualquer decisão, estude muito sobre a área do investimento. 

Algo que não pode ser negado é que o mercado imobiliário tem um enorme potencial de valorização. Além disso, esse setor nunca fica em baixa, visto que a procura por moradia é algo que nunca cessa. Sempre existirão pessoas em busca da casa própria. 

Vamos listar abaixo os 5 motivos para investir no mercado imobiliário. Confira!

5 motivos para investir no mercado imobiliário

Os benefícios em investir em imóveis são muitos. No entanto, é sempre necessário estudar e ver se esse tipo de investimento combina com o seu perfil e se faz sentido para você. 

Mercado sempre em relevância

O mercado imobiliário nunca perde a relevância. Moradias são necessidades básicas da nossa sociedade. Mesmo que a economia esteja em baixa, as pessoas ainda estão procurando por um lar para a família, ao contrário de muitos outros tipos de investimento. 

Potencial de valorização

O setor imobiliário tem um alto potencial de valorização, e existem duas formas de investir nesse setor: com investimentos em imóveis físicos ou a partir de aplicações financeiras. Os imóveis físicos tendem sempre a valorizar com melhorias internas ou com o crescimento do bairro em que ele está inserido. 

Já nas aplicações financeiras, o ganho é por meio dos dividendos ou dos títulos. Isso porque você pode vender por um preço mais alto do que você comprou.

Renda extra

O investimento no setor imobiliário muitas vezes produz uma renda extra mensal. Hoje, muitas pessoas optam por comprar imóveis na planta ou já construídos para colocá-los para alugar mensalmente ou por temporada

Com os aplicativos e plataformas de aluguel de temporada em alta, você pode colocar seu imóvel para alugar e fazer uma renda extra significativa. Principalmente, se seu imóvel está localizado em uma área turística. 

Outra forma de fazer renda extra é com as aplicações financeiras. Elas geram, mensalmente, um dividendo que pode ser reaplicado ou usado para interesses pessoais. 

Investimento de alta liquidez

A procura por imóveis novos e modernos só cresce. Se você optar por comprar um imóvel na planta  e em um bom bairro, por exemplo, é provável que você consiga vendê-lo muito rápido e ainda ganhar um lucro em cima do valor investido. 

Segurança

Investir no mercado imobiliário não traz vantagens apenas financeiras, mas também de qualidade de vida. 

Quando se investe em um imóvel de alto padrão, eles possuem segurança máxima para você ficar mais tranquilo no seu dia a dia. Já que eles dispõem de portaria 24 horas, câmeras, sensores e leituras de digitais.

Você nunca mais precisa se preocupar com roubos e assaltos no seu lar. Isso é uma garantia de qualidade de vida que nenhum outro investimento pode proporcionar. 

Tipos de investimento imobiliário

O investimento no setor imobiliário não é apenas a partir de imóveis físicos, existem também os fundos imobiliários para aplicar. Vamos citar abaixo quais são os tipos de investimento imobiliário.

Fundos Imobiliários (FIIs)

Os fundos imobiliários ou FIIs são fundos de investimento compostos por títulos de um imóvel. Ou seja, uma instituição financeira cria o fundo e realiza o processo para captar dinheiro, por meio da venda de cotas aos investidores.

Assim, quando o investidor compra uma dessas cotas, ele se torna dono de uma pequena parte do imóvel. Esse tipo de investimento é ótimo para quem ainda não tem o valor necessário para comprar um imóvel inteiro.

Certificado de Recebíveis Imobiliários

Muitas vezes, o segmento de construção de empreendimentos imobiliários precisa de dinheiro em caixa para a construção do imóvel. Dessa forma, os Certificados de Recebíveis Imobiliários são uma forma de empréstimo que o investidor faz às securitizadoras que emprestam para as construtoras. 

Ao final da construção, o investidor recebe mais do que investiu.

Compra de imóvel na planta

Comprar o imóvel na planta é um dos tipos mais falados por investidores. O investidor paga um valor quando o imóvel ainda não está pronto e o vende posteriormente mais caro. Porém, esse investimento possui riscos, visto que a construtora pode atrasar a entrega ou simplesmente não entregar.

Por isso, estude muito bem sobre a construtora e veja se ela já tem imóveis entregues e uma boa reputação no mercado imobiliário, como a R. Yazbek, por exemplo. 

Ações

Investimentos em ações também podem ser do setor imobiliário. Basicamente, são papéis comercializados na bolsa de valores por empresas de capital aberto. Porém, o risco desse investimento é que o lucro fica suscetível à economia do país ou do mundo. 

Como começar a investir? 

Agora que já sabemos todos os tipos de investimento do mercado imobiliário, você precisa aprender como começar a investir. Confira abaixo o passo a passo:

Escolha uma corretora

O primeiro passo é escolher uma corretora de valores de sua preferência para intermediar as suas aplicações. Antes de tudo, tente pesquisar sobre a reputação e o histórico da empresa. 

Lembre-se também que promessas milagrosas, muitas vezes, podem não atender às suas expectativas. Por isso, não espere ficar milionário em pouco tempo. Ganhar dinheiro com ações leva tempo e estudo. Aos poucos, você vai conseguir o resultado desejado.

Decida o melhor tipo de investimento para você

Não existe o melhor investimento para se aplicar. Existem investimentos que combinam com o seu perfil. Então, antes de aplicar, faça testes para descobrir quais ações vão combinar com o seu estilo de vida. Se você é mais arrojado, opte por ações com riscos maiores. Já se você é conservador, escolha aquelas que praticamente não possuem riscos.

Uma boa opção para investir em imóveis é escolher construtoras que já têm uma boa reputação no mercado e constroem empreendimentos de alto padrão, como a R. Yazbek. Esse será um investimento de baixíssimo risco, já que a empresa é referência no mercado.

Diversifique a carteira de investimentos

Diversificar a carteira é uma das principais lições para o investidor. Isso porque, se uma ação cair, você não perderá todo o seu dinheiro. Já que terá investido em outros fundos, reduzindo os riscos financeiros. 

Faça um planejamento financeiro

Ter saúde financeira é o primeiro passo para começar a investir. Se o investidor estiver imerso em dívidas, como ele vai ficar tranquilo se uma ação cair? Então tenha uma planilha financeira e organize todos os seus gastos e ganhos. Assim, você poderá saber exatamente a quantia que poderá ser destinada para os investimentos.

Agora que você já sabe como investir no mercado imobiliário, por que não conhecer empreendimentos de alto padrão construídos pela melhor construtora do mercado? Acesse o nosso site e conheça o Sintonia Ibirapuera, o apartamento ideal para você e sua família viver com tranquilidade e qualidade de vida.