Como começar a investir no mercado imobiliário

Muitas pessoas estão buscando formas de viver apenas de renda. E uma das alternativas mais populares, atualmente, consiste em investir no mercado imobiliário.

O setor – que tende a permanecer aquecido mesmo em momentos de crise política e econômica no país – oferece múltiplas oportunidades. E nós recomendamos que você considere a alternativa para construir a sua fonte de renda a partir do investimento em imóveis.

Então, se você está se perguntando se vale a pena investir no mercado imobiliário, nós já adiantamos: sem dúvidas! Ao longo dos próximos tópicos vamos explicar também como fazer isso e tirar todas as suas dúvidas. Continue a leitura!

Vale a pena investir no mercado imobiliário? 

A resposta a se vale a pena investir no mercado imobiliário é: sim! Porém, investimentos, de modo geral, vão ser bons dependendo do perfil e do conhecimento do investidor. Antes de tomar qualquer decisão, estude muito sobre a área do investimento. 

Algo que não pode ser negado é que o mercado imobiliário tem um enorme potencial de valorização. Além disso, esse setor nunca fica em baixa, visto que a procura por moradia é algo que nunca cessa. Sempre existirão pessoas em busca da casa própria. 

Vamos listar abaixo os 7 motivos para investir no mercado imobiliário. Confira!

7 motivos para investir no mercado imobiliário

Os benefícios em investir em imóveis são muitos. No entanto, é sempre necessário estudar e ver se esse tipo de investimento combina com o seu perfil e se faz sentido para você. 

1. Mercado sempre em relevância

O mercado imobiliário nunca perde a relevância. Moradias são necessidades básicas da nossa sociedade. Mesmo que a economia esteja em baixa, as pessoas ainda estão procurando por um lar para a família, ao contrário de muitos outros tipos de investimento. 

2. Potencial de valorização

O setor imobiliário tem um alto potencial de valorização, e existem duas formas de investir nesse setor: com investimentos em imóveis físicos ou a partir de aplicações financeiras. Os imóveis físicos tendem sempre a valorizar com melhorias internas ou com o crescimento do bairro em que ele está inserido. 

Já nas aplicações financeiras, o ganho é por meio dos dividendos ou dos títulos. Isso porque você pode vender por um preço mais alto do que você comprou.

3. Renda extra

O investimento no setor imobiliário muitas vezes produz uma renda extra mensal. Hoje, muitas pessoas optam por comprar imóveis na planta ou já construídos para colocá-los para alugar mensalmente ou por temporada

Com os aplicativos e plataformas de aluguel de temporada em alta, você pode colocar seu imóvel para alugar e fazer uma renda extra significativa. Principalmente, se seu imóvel está localizado em uma área turística. 

Outra forma de fazer renda extra é com as aplicações financeiras. Elas geram, mensalmente, um dividendo que pode ser reaplicado ou usado para interesses pessoais.

4. Investimento de alta liquidez

A procura por imóveis novos e modernos só cresce. Se você optar por comprar um imóvel na planta  e em um bom bairro, por exemplo, é provável que você consiga vendê-lo muito rápido e ainda ganhar um lucro em cima do valor investido. 

5. Segurança

Investir no mercado imobiliário não traz vantagens apenas financeiras, mas também de qualidade de vida. 

Quando se investe em um imóvel de alto padrão, eles possuem segurança máxima para você ficar mais tranquilo no seu dia a dia. Já que eles dispõem de portaria 24 horas, câmeras, sensores e leituras de digitais.

Você nunca mais precisa se preocupar com roubos e assaltos no seu lar. Isso é uma garantia de qualidade de vida que nenhum outro investimento pode proporcionar. 

6. Preços mais acessíveis

Uma boa forma de investir no mercado imobiliário é a compra de imóveis ainda na planta. Afinal, o custo é inferior ao valor praticado pelo projeto já finalizado, e isso pode render boas oportunidades de lucros com a revenda da propriedade.

Essa não é uma matemática exata, mas um imóvel na planta pode ser cerca de 20% mais barato do que um imóvel finalizado. Com isso, seu lucro pode ser ainda maior com boa dose de negociação e a identificação de boas propriedades que podem se valorizar naturalmente com o tempo.

7. Boas condições de pagamento

Ao investir no mercado imobiliário, você tem mais poder de barganha e ganha condições diferenciadas de pagamento. Isso, aliado a um bom planejamento financeiro, permite que suas ações tenham menores riscos e imprevistos, e as chances de sucesso estejam sempre de acordo com as suas expectativas e projeções.

Tipos de investimento imobiliário

Existem muitas opções para investir no setor imobiliário. Não se trata, apenas, da compra de propriedades. A seguir, vamos citar quais são os principais tipos de investimento imobiliário.

Fundos imobiliários 

Os fundos imobiliários — ou FIIs — são fundos de investimento compostos por títulos de um imóvel. O capital inicial mínimo de investimento é baixo e uma instituição cria o fundo e realiza o processo para captar dinheiro. E isso acontece por meio da venda de cotas aos investidores.

Assim, quando o investidor compra uma dessas cotas, ele se torna dono de uma pequena parte do imóvel. Esse tipo de investimento é ótimo para quem ainda não tem o valor necessário para comprar um imóvel inteiro.

Importante destacar, ainda, que eles geram rendimentos mensais de acordo com o tipo de FII. Mas atenção: assim como as ações, os fundos imobiliários são investimentos de renda variável.

E o que isso significa? Que tanto os rendimentos quanto o preço de cada cota variam constantemente. Às vezes para mais, às vezes para menos.

Certificado de Recebíveis Imobiliários

Muitas vezes, o segmento de construção de empreendimentos imobiliários precisa de dinheiro em caixa para a construção do imóvel. Dessa forma, os Certificados de Recebíveis Imobiliários são uma forma de empréstimo que o investidor faz às securitizadoras que emprestam para as construtoras.

Ao final da construção, o investidor recebe mais do que investiu.

Essa opção também tende a ter boas oportunidades a um preço inicial baixo. Mas todo risco deve ser avaliado para garantir que o dinheiro retorne para você, com os devidos lucros, no prazo. Lembrando que, aqui, a liquidez é baixíssima. Afinal, você só vai reaver o investimento ao final desse período.

Compra de imóvel na planta

Comprar o imóvel na planta é um dos tipos mais falados por investidores. O investidor paga um valor quando o imóvel ainda não está pronto e o vende posteriormente mais caro. Porém, esse investimento possui riscos, visto que a construtora pode atrasar a entrega ou simplesmente não entregar.

Por isso, estude muito bem sobre a construtora e veja se ela já tem imóveis entregues e uma boa reputação no mercado imobiliário, como a R. Yazbek, por exemplo. E, como adiantamos, a liquidez é também baixa. Mas os riscos são menores porque empresas de referência no mercado entregam projetos diferenciados.

Como resultado, o risco é reduzido e as chances de lucratividade crescem, paralelamente.

Ações

Deve-se tomar cuidado com o investimento em ações. Afinal de contas, são papéis cujos preços oscilam constantemente. Contudo, a liquidez é baixa e muitos papéis oferecem rendimentos periódicos ao longo do ano (a tal da renda passiva).

Atenção, apenas, para o fato de que o risco desse tipo de investimento está atrelado à suscetibilidade da economia. E isso pode afetar o seu patrimônio, sem dúvidas.

Terrenos

A liquidez da compra de terrenos é média e o risco, por outro lado, é muito baixo. Afinal, você está adquirindo um espaço que ainda não é imóvel. Assim, dá para se planejar para construir ou revender em um momento oportuno.

Compra e revenda de imóveis prontos

Em vez de comprar imóveis na planta, você pode investir no mercado imobiliário com a compra e revenda de propriedades (ou mesmo alugar o imóvel). Aí, basta deixar o imóvel novinho em folha para aumentar seu poder de revenda e, assim, lucrar mais.

Você pode, inclusive, usar a tecnologia para ter bons insights e investir no mercado imobiliário.

Imóveis comerciais

Mais uma opção para investir no mercado imobiliário em que o capital mínimo inicial é alto e a liquidez, baixa. Só que o risco também é menor, considerando que esse tipo de propriedade tende a ter alta procura. Especialmente em áreas estratégicas da sua cidade que são verdadeiras vantagens competitivas para uma empresa.

Saiba mais: quais são os melhores bairros nobres de São Paulo

Como começar a investir?

Agora que já sabemos todos os tipos de investimento do mercado imobiliário, você precisa aprender como começar a investir. Confira abaixo o passo a passo:

Escolha uma corretora

O primeiro passo é escolher uma corretora de valores de sua preferência para intermediar as suas aplicações. Antes de tudo, tente pesquisar sobre a reputação e o histórico da empresa. 

Lembre-se também que promessas milagrosas, muitas vezes, podem não atender às suas expectativas. Por isso, não espere ficar milionário em pouco tempo. Ganhar dinheiro com ações leva tempo e estudo. Aos poucos, você vai conseguir o resultado desejado.

Decida o melhor tipo de investimento para você

Não existe o melhor investimento para se aplicar. Existem investimentos que combinam com o seu perfil. Então, antes de aplicar, faça testes para descobrir quais ações vão combinar com o seu estilo de vida. Se você é mais arrojado, opte por ações com riscos maiores. Já se você é conservador, escolha aquelas que praticamente não possuem riscos.

Uma boa opção para investir em imóveis é escolher construtoras que já têm uma boa reputação no mercado e constroem empreendimentos de alto padrão, como a R. Yazbek. Esse será um investimento de baixíssimo risco, já que a empresa é referência no mercado.

Estude sobre investimentos

Nada de aventuras! Estude, e muito, sobre as opções de investimento do mercado imobiliário que mais atraem o seu perfil. Assim, os riscos são calculados, os imprevistos são menores (ou menos graves) e você compreende como alcançar seus objetivos propostos.

Diversifique a carteira de investimentos

Diversificar a carteira é uma das principais lições para o investidor. Isso porque, se uma ação cair, você não perderá todo o seu dinheiro. Já que terá investido em outros fundos, reduzindo os riscos financeiros. 

Faça um planejamento financeiro

Ter saúde financeira é o primeiro passo para começar a investir. Se o investidor estiver imerso em dívidas, como ele vai ficar tranquilo se uma ação cair? Então tenha uma planilha financeira e organize todos os seus gastos e ganhos. Assim, você poderá saber exatamente a quantia que poderá ser destinada para os investimentos.

Analise taxas e tributações

Foque em entender quais são as taxas e tributações de cada opção de investimento no mercado imobiliário. É isso que pode reduzir sua lucratividade, se não houver o devido conhecimento.

Diversifique e invista focando em resultados, mas saiba exatamente o que você está pagando para evitar qualquer surpresa desagradável.

Agora que você já sabe como investir no mercado imobiliário, por que não conhecer empreendimentos de alto padrão construídos pela melhor construtora do mercado? Acesse o nosso site e conheça o Sintonia Ibirapuera, o apartamento ideal para você e sua família viver com tranquilidade e qualidade de vida.