Confira como fazer um enriquecimento ambiental para cães e gatos

Investir no enriquecimento ambiental para cães e gatos é uma maneira de deixar os bichinhos confortáveis e felizes em casa, com opções para brincar e descansar bastante. Isso ajuda a diminuir os níveis de estresse e a melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos nossos pets.

Como estamos em um período em que o recomendado é não sair de casa, o ideal é encontrar formas de fazer o enriquecimento ambiental no apartamento, de forma que os animais consigam gastar energia e brincar bastante.

Neste artigo, vamos oferecer algumas ideias bem valiosas de como tornar o ambiente ainda mais rico e interessante. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e conheça algumas ótimas opções!

Entenda o que é o enriquecimento ambiental

Podemos resumir o enriquecimento ambiental como todas as estratégias que você adota para oferecer mais qualidade de vida aos seus animais. Isso inclui socialização, brincadeiras, estímulos e até mesmo alimentação diversificada.

Entre as principais vantagens de apostar nesse enriquecimento, estão:

  • diminuição da agressividade e do medo;
  • aumento no gasto de energia;
  • maior quantidade de estímulos mentais e sensoriais;
  • desenvolvimento da inteligência;
  • melhora na saúde (já que os animais se mantêm mais ativos);
  • melhora na sensação de bem-estar.

Além disso, não podemos deixar de citar que uma das vantagens do enriquecimento é a possibilidade de fazê-lo mesmo em apartamentos. Ou seja, você não precisa de uma casa grande para isso.

Um pouco de criatividade já é o suficiente para deixar o ambiente ainda mais interessante e agradável para os nossos companheiros.

Enriquecimento ambiental para gatos: 4 ideias para os bichanos

Quem tem gato sabe muito bem como ele pode ter bastante energia em determinados momentos do dia (apesar de passar a maior parte dele dormindo). Aqui, vão algumas ideias bem legais de enriquecimento ambiental para gatos.

1. Prateleiras

Por natureza, gatos gostam bastante de escalar coisas. Colocar prateleiras em algumas partes da casa, formando um caminho, é uma excelente forma de mantê-los felizes e distraídos. Assim, eles podem pular bastante sem correr o risco de estragar seus objetos.

2. Arranhadores

Os bichanos precisam de arranhadores para manter as unhas aparadas e, ao mesmo tempo, bem afiadas. Se eles não tiverem um lugar específico para isso, pode ter certeza de que alguns móveis servirão a esse objetivo (principalmente o sofá).

Existem algumas opções DIY (faça você mesmo) de arranhadores para criar em casa de maneira simples. Para isso, a corda de sisal vai ajudar bastante. Basta ter onde inseri-la, como em uma madeira que pode ser colocada na parede.

3. Caixas

Você pode comprar uma cama para pet daquelas bem caras e elaboradas, mas o bichano vai gostar mesmo é da caixa de papelão na qual ela veio embalada. Parece piada, mas é assim que funciona para a maioria deles.

Então, por que não aproveitar algumas caixas e fazer casinhas ou tocas? Algumas opções DIY são tão simples que envolvem apenas a embalagem de papelão e alguma camisa velha de que você não precisa mais.

4. Brinquedos com petiscos

O instinto dos gatos tem uma parte bem caçadora. Para ajudar a estimulá-los, você pode adquirir ou fazer brinquedos com petiscos dentro. Assim, eles têm que interagir até obter uma porção.

Biscoitos para evitar bolas de pelos podem ser colocados em um rolo de papel higiênico que iria para o lixo, por exemplo. Nesse caso, basta colocar o petisco dentro, fechar as laterais e abrir um buraco pequeno, mas suficiente para liberar os pedacinhos, no meio.

Isso já é o bastante para manter os gatos entretidos por um bom tempo, ainda mais que a recompensa é bem saborosa.

Enriquecimento ambiental para cães: 4 opções incríveis

Cães costumam ser ainda mais agitados que os gatos e têm uma necessidade grande de brincar, interagir e gastar energia. A seguir, oferecemos 4 opções muito boas de enriquecimento ambiental para cachorro.

1. Brinquedos

Em um pet shop, você tem diversas opções de brinquedos para cães, com todas as faixas de preços. É melhor que você opte pelos itens resistentes, uma vez que cachorros gostam bastante de morder, rasgar e destruir os objetos. Os de borracha são ótimos.

Também é importante tomar cuidado com aqueles que podem soltar partes. É possível que eles machuquem e até provoquem obstruções, o que causaria uma ida ao veterinário — além da preocupação e do estresse, existe o gasto financeiro inesperado.

2. Comidas pela casa

Em vez de oferecer a comida somente no pote de ração, que tal colocá-la em diferentes objetos espalhados pela casa? Por meio do olfato, eles vão começar uma verdadeira caça para encontrar a recompensa saborosa, além de se manterem entretidos por um tempinho.

Você também pode optar por colocar um pouco de ração dentro de uma garrafa pet com furos. À medida que ela é movimentada, alguns pedaços caem.

3. Brincadeiras interativas

Além de brinquedos que podem ser adquiridos, já pensou em apostar em ideias mais interativas? Uma bem comum e que não precisa de gasto é o esconde-esconde. Alguns minutos por dia já são suficientes para deixar seu amiguinho bem feliz.

Já que estamos falando em socialização, outra boa ideia é permitir que o cão tenha uma convivência próxima com outros cachorros. Eles brincam entre si, treinam força e estimulam o gasto de energia. Então, se você já tinha planos de ter mais um pet, essa é a hora de arrumar uma companhia para o seu bichinho.

4. Petiscos

O adestramento também pode ser uma forma de você socializar com os cães e mantê-los ocupados por um tempo — além de fazê-los aprender truques ou a se comportar adequadamente. Para ficar mais fácil, você pode acompanhar vídeos no YouTube que mostram como ensinar e condicionar o sue pet.

Porém, é importante recompensá-los pelo empenho e tempo dedicados nessa fase de aprendizado. Para isso, vale a pena apostar nos petiscos. Sempre que o cachorro fizer algo de acordo com o que era esperado, ofereça uma guloseima. Isso também vai ajudar a mantê-lo motivado com as tarefas.

Investir no enriquecimento ambiental para cães e gatos é uma maneira de oferecer a esses companheiros um local que atende às suas necessidades, ao mesmo tempo em que proporciona conforto e diversão. Esse momento de isolamento social é o ideal para adotar essas mudanças, principalmente para os cães, visto que a recomendação é evitar ir às ruas.

O que achou das opções que oferecemos aqui? Quer continuar por dentro de outras dicas legais para aplicar em casa? Então, assine a nossa newsletter e se mantenha por dentro das novas publicações!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Logo