Vale a pena investir em salas comerciais?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o aluguel de salas comerciais teve uma alta de 2,62% em 2021. O mesmo aumento foi percebido também no preço médio de venda – com alta de 0,10%. Esse cenário positivo tem levado muitas pessoas a investir em salas comerciais.

Porém, alguns questionam se, na prática, vale a pena injetar capital nesse tipo de investimento. Neste artigo, mostraremos se é ou não uma boa opção. Além disso, apontaremos as vantagens e como escolher a melhor sala comercial. Avance para os próximos tópicos!

Investir em salas comerciais ainda é uma boa opção?

A pesquisa citada na introdução é chamada de Índice FipeZAP que monitora os preços praticados no mercado imobiliário. Ainda segundo esses números, no cenário atual, quem decide alugar um imóvel comercial obtém um retorno médio de 5,55% ao ano. Enquanto a média de rentabilidade dos imóveis residenciais fica em torno de 4,66% ao ano.

Outro aspecto positivo das salas comerciais é a valorização – que eleva o preço médio da venda. Por exemplo, o valor do metro quadrado de imóveis comerciais no Rio de Janeiro é de R$ 9.050. Já em São Paulo, o preço atinge a quantia de R$ 9.719.

Quando ampliamos o recorte do aluguel e venda de imóveis comerciais para outras cidades brasileiras, notamos os mesmos números positivos. Alguns destaques do Índice FipeZAP são:

  • Brasília – alta de 4,98% na venda e de 3,14% na locação;
  • Curitiba – alta de 6,30% na venda e de 8,68% na locação;
  • Campinas – alta de 3,27% na venda e de 2,99% na locação.

Resumindo, os indicadores mostram que esse é o momento ideal para investir em salas comerciais. Uma vez que, ainda é possível comprá-los para um preço mais em conta e esperar uma futura valorização – com base no crescimento atual.

Quais são as vantagens da sala comercial?

Sim, ficou bem claro que investir em salas comerciais é um bom negócio. Mas quais são os reais benefícios sentidos pelos investidores? A seguir, elencamos os principais.

Contratos mais longos

No geral, os contratos de aluguel dos imóveis comerciais duram mais tempo do que os residenciais. Por que isso acontece? Os locadores de casas ou apartamentos tendem a mudar com maior facilidade por uma série de fatores, como transferência de trabalho.

Por outro lado, permanecer em um endereço comercial é vantajoso para os locadores. Visto que, a empresa pode ser localizada facilmente e ficar conhecida por clientes, parceiros de negócios e fornecedores. Sendo assim, se o imóvel comercial está bem cuidado, o dono pode esperar inquilinos de longa data.

Maior lucratividade

Como indicado pelo Índice FipeZAP, o aluguel de uma sala comercial é mais rentável do que o de um imóvel residencial. Caso a sala seja localizada em um importante centro urbano, os lucros serão ainda maiores. A razão é que o preço da locação pode ficar acima da média devido a grande procura de pessoas interessadas.

Quando a área de localização recebe eventos, melhorias por meio de obras públicas ou a construções de novos empreendimentos comerciais, também costuma subir o preço do aluguel. Sendo assim, no setor de locação de salas comerciais, o investidor tem boas perspectivas de lucratividade em curto, médio e longo prazo.

Facilidade nas negociações

Os imóveis comerciais são fáceis de comprar e também de vender, ou seja, tem uma boa liquidez. No caso da compra, no geral, a oferta é grande em áreas urbanas. Uma vez que, um só empreendimento pode abrigar muitas salas. Outra vantagem é que, proporcionalmente, o preço do imóvel comercial é mais barato do que o residencial. Como assim?

Vale lembrar que a metragem das salas tradicionais (que costuma ser de 30 metros quadrados) é menor do que a dos imóveis residenciais (que, em média, ultrapassam os 100 metros quadrados). Em outras palavras, menos metros, menor o valor investido.

Outra facilidade é a negociação na venda. Como dito no tópico anterior, uma boa localização e, portanto, um bom ponto comercial, torna o imóvel fácil de vender. Por isso, muitos investidores chegam à conclusão de que comprar salas comerciais gera um bom retorno sobre o investimento (ROI).

Como escolher a melhor sala comercial?

Entender que investir em salas comerciais vale a pena é uma coisa, mas escolher a melhor é outra história. O que torna mais difícil essa escolha são os vários fatores a serem levados em consideração. Quais são eles? Mostramos a seguir.

Localização

Como ressaltado, a localização é um aspecto importante para o imóvel comercial. E o que determina se a sala é bem localizada? Uma das evidências é a proximidade com um forte polo comercial ou empresarial. Outra é ser endereçada em avenidas, ruas e outras áreas de grande movimentação de pessoas.

Espaço disponível

Quanto maior o espaço melhor, certo? Nem sempre. As salas comerciais com metragens menores podem ser facilmente alugadas dependendo do apelo comercial da região. Por exemplo, existem lugares que fervilham de pequenos e médios empreendedores ou empresas. Esses não precisam de muito espaço para trabalhar.

Há também as empresas que adotam o modelo de trabalho híbrido no qual os colaboradores revezam entre dias de serviço no escritório e dias no home office. Sendo assim, é uma raridade toda a equipe estar ao mesmo tempo na sala comercial. Quem deseja investir nesse tipo de imóvel, precisa dar atenção a esses aspectos.

Condições do imóvel

Outro ponto que pesa na hora da escolha da sala comercial são as condições internas. Se o imóvel estiver mal conservado, com vazamentos, rachaduras ou pintura envelhecida, o gasto com reformas será grande. Por isso, prefira as salas que exibem uma boa manutenção e conservação.

Algo importante é solicitar o laudo de vistoria da sala comercial. Esse documento atesta as condições do local e da mobília (se tiver) quando foi posto em locação ou venda. Caso a realidade seja diferente da que está no laudo, é possível exigir que seja cumprido o que foi registrado no documento.

Enfim, o cenário econômico nacional está se recuperando aos poucos. Isso indica que o poder de compra dos consumidores também segue em crescimento. Sendo assim, nos anos à frente, novos negócios estarão à procura de salas comerciais para realizar as suas atividades. Cabe aos investidores aproveitarem esses bons ventos que sopram no mercado imobiliário.

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